CARTOGRAFIA DAS PRODUÇÕES SOBRE PROFISSÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE NA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8099

Palavras-chave:

Cartografia, Diversidade, Profissão Docente

Resumo

O presente estudo investigativo rastreia as produções sobre profissão docente em contextos de diversidade na Bahia, objetivando analisar as principais contribuições dos estudos realizados em nível de mestrado e doutorado em instituições do Ensino Superior no estado da Bahia. O estudo se efetivou pelo acesso ao repositório de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no qual se mapeou trabalhos da área de Educação em Programas de Educação, no recorte temporal entre os anos 2007 e 2018. Tratou-se de um estudo de base qualitativa, inspirado na cartografia conforme preconiza Deleuze e Guattari (2011). O procedimento de pesquisa adotado foi a revisão sistemática, a partir dos descritores “Diversidade” e “Profissão Docente”, realizando o mapeamento dos trabalhos pelos títulos, resumos e palavras-chave. O estudo evidencia o cenário da produção de pesquisas no âmbito da Pós-Graduação na Bahia, em que a Diversidade e a Profissão Docente têm sido tomadas como elementos para se pensar estudos sobre a docência no contexto das discussões de gênero, sexualidade, raça/etnia, identidade, geração entre outros que compõem a base das discussões interculturais sobre as diferenças no campo educativo. Aponta ainda compreensões que se fazem em torno das categorias da diversidade e seus efeitos de sentidos, constituindo uma temática relevante e necessária na atuação profissional, sobretudo pelo viés de se pensar criticamente as compreensões que os pesquisadores têm desenvolvido em torno da diversidade e da própria profissão que exercem.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Professora Titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) –UNEB –Campus IV –Jacobina edo Colegiado de Letras de Língua Portuguesa e Literaturas.Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos,Formaçãona Educação Básica e Superior -DIFEBA-UNEB. E-mail: analucias12@gmail.com  

Ádina Nunes Rios, Universidade do Estado da Bahia- Brasil

Graduanda em Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia-UNEB -Campus IV –Jacobina. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos,Formaçãona Educação Básica e Superior-DIFEBA. E-mail:adina-nunes@hotmail.com.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE. E-mail:fosilva@uefs.br.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Silva, A. L. G. da, Rios, Ádina . N., & Silva, F. O. da. (2021). CARTOGRAFIA DAS PRODUÇÕES SOBRE PROFISSÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE NA BAHIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 318-342. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8099

Edição

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Artigos