CARTOGRAFIA DAS PRODUÇÕES SOBRE PROFISSÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8099Palavras-chave:
Cartografia, Diversidade, Profissão DocenteResumo
O presente estudo investigativo rastreia as produções sobre profissão docente em contextos de diversidade na Bahia, objetivando analisar as principais contribuições dos estudos realizados em nível de mestrado e doutorado em instituições do Ensino Superior no estado da Bahia. O estudo se efetivou pelo acesso ao repositório de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no qual se mapeou trabalhos da área de Educação em Programas de Educação, no recorte temporal entre os anos 2007 e 2018. Tratou-se de um estudo de base qualitativa, inspirado na cartografia conforme preconiza Deleuze e Guattari (2011). O procedimento de pesquisa adotado foi a revisão sistemática, a partir dos descritores “Diversidade” e “Profissão Docente”, realizando o mapeamento dos trabalhos pelos títulos, resumos e palavras-chave. O estudo evidencia o cenário da produção de pesquisas no âmbito da Pós-Graduação na Bahia, em que a Diversidade e a Profissão Docente têm sido tomadas como elementos para se pensar estudos sobre a docência no contexto das discussões de gênero, sexualidade, raça/etnia, identidade, geração entre outros que compõem a base das discussões interculturais sobre as diferenças no campo educativo. Aponta ainda compreensões que se fazem em torno das categorias da diversidade e seus efeitos de sentidos, constituindo uma temática relevante e necessária na atuação profissional, sobretudo pelo viés de se pensar criticamente as compreensões que os pesquisadores têm desenvolvido em torno da diversidade e da própria profissão que exercem.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T.C.; CRUZ, A.C.J. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, São Carlos, n. 2, p. 85-97, ago-dez. 2011.
ANDRÉ, Marli E. D. A. A Pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Caderno de gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Brasília, 2007.
CASTELLS, Manoel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2018.
COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo Costa da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 4 ed rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos a gênero. In: BAIRROS, Luíza (org.). Dossiê III Conferência Mundial Contra o Racismo. Florianópolis/SC: Revista Estudos Feministas, CFH/CCE/UFSC, Vol. 10, N. 1/2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad: Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Professoras negras: trajetória escolar e identidade. Caderno CESPUC de Pesquisa. Belo Horizonte, n.5, p.55-62, abril, 1999.
IVENICKI, Ana. Políticas educacionais e diversidade na escola: desafios da/na contemporaneidade. In: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 129-135.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marluce Alves (orgs). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2 ed. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DELANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
MOURA, M. L. S; FERREIRA, M. C; PAINE, P. A. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
NUNES, Cleiton Santos. Temáticas emergentes das práticas curriculares do ensino fundamental da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, 2016.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios; DA SILVA, Fabrício Oliveira; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Formação docente no ensino fundamental: interfaces com a diversidade. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 109-124, jan./mar. 2020.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
SANTOS NETO, Mário Lopes dos. As ressonâncias de uma reparação tardia: um estudo sobre as experiências docentes diante do ensino de história e cultura afro e das relações étnico-raciais na comunidade do Curuzu, Salvador (BA). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença, In: _______; HALL, Stuart; Woodward, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SILVA E, L; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. rev. atual, Florianópolis; Laboratório de ensino à distância da UFSC, 2001.
SOUZA, Edilma de; TRINDADE, Dionéia; JESUS, Eliane Maria de. Cartografia das produções acadêmicas em dissertações e teses do grupo estudos de filosofia e formação (eff) do programa de pós-graduação em educação da universidade federal de mato grosso (2007-2017). In: Anais do ENDIPE. Para onde vai a didática? Bianual, Volume 1, Número 40. Salvador: UFBA, 2018. ISSN 2595-8852.
XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação. v. 19 n. 59 out.-dez. 2014.
POCAHY, Altair. F. Interseccionalidade e educação: cartografias de uma prática conceito feminista. Textura, Canoas, n.23, p.18-30, jan./jun. 2011.