PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8119Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem na EJAResumo
Este texto pretende analisar de que maneira as práticas pedagógicas contribuem para a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das percepções de educadores e educandos. Ressalta-se que o artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de campo, com o uso da observação participante e de entrevistas semiestruturadas. O trabalho teve como respaldo as ideias de teóricos como Oliveira (2007), Freire (1997) e Carvalho (2005). A partir dos resultados do estudo, foi possível perceber uma ambivalência nas práticas pedagógicas no contexto pesquisado. De um lado, puderam-se observar atividades que contemplassem os saberes dos educandos (debate sobre filme) e, por outro, constatou-se que as práticas tradicionais, como fazer cópias e aprender letras isoladas, são utilizadas e admiradas no atual cenário da EJA. Assim, este trabalho pretende ampliar discussões sobre a importância da formação docente, bem como um constante repensar sobre o fazer pedagógico dessa modalidade de ensino. Desse modo, espera-se que este estudo possa trazer algumas reflexões sobre metodologias e aprendizagens nas classes da EJA, considerando as especificidades que integram o perfil desse público.
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