EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE BARBÁRIE: QUESTÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8134

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Inclusiva, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Discutir sobre os impactos do ensino remoto é um grande desafio, maior ainda perante a especificidade do público-alvo da Educação Especial, que por intermédio das lentes da Teoria Crítica, foi usada como suporte teórico para estabelecer um panorama crítico sobre a realidade. Buscou caracterizar as discussões através das leis atuais, em vista a proposta do ensino remoto com relação ao atendimento das demandas educacionais e pedagógicas e refletir acerca de sua implicação na inclusão desses estudantes no atual contexto de perdas, sobremaneira sobre o direito à educação formal. Como procedimentos/instrumentos metodológicos, foram utilizados a análise documental referente às políticas públicas inerentes aos ambientes virtuais de aprendizagem, além de sua concepção, implementação e refletir acerca da formação de professores e sua implicação na inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Os resultados desta investigação revelam que a escola está caminhando para uma proposta tecnológica de inclusão digital, mas com muitas fragilidades, fazendo com que a luta constante por uma escola inclusiva/democrática, seja real contra a exclusão e a barbárie.

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Biografia do Autor

Rosangela Costa Soares Cabral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), UFRRJ. Seropédica –RJ. Atua na Educação Básica nos Municípios de Belford Roxo/RJ e Duque de Caxias/RJ.

Joana da Rocha Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), UFRRJ. Seropédica – RJ. Atua na Educação Básica no Município de Duque de Caxias/RJ.

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação pela UFF. Atua no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD), Instituto de Educação, UFRRJ. Seropédica - RJ

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Cabral, R. C. S., Moreira, J. da R., & Damasceno, A. R. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE BARBÁRIE: QUESTÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 360-374. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8134

Edição

Seção

Artigos