UNIVERSIDADE MULTICAMPI EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151Palavras-chave:
Universidade, Pandemia, COVID 19, ENSINO REMOTOResumo
Discute-se, neste artigo, os desafios do ensino remoto em uma Universidade multicampi, em tempos de pandemia, mediados pelos resultados de uma pesquisa realizada durante os meses de maio e junho de 2020. A amostra do estudo constituiu-se de respostas de docentes, técnicos administrativos em educação e discentes de uma Universidade Federal da região norte do Brasil sobre “Aulas não presenciais fora da universidade durante a Pandemia de COVID-19”. Para fins de análise, as respostas foram agrupadas em quatro categorias: Infraestrutura da Universidade Acesso à internet; Qualidade do processo ensino-aprendizagem realizado exclusivamente por via remota; Garantia dos direitos de aprendizagem de todos os alunos e aprofundamento das desigualdades. Conclui-se que é preciso ter clareza sobre a impossibilidade de garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos em um cenário de profundas diferenças. O ensino remoto, sem um esforço do governo federal em propiciar aos estudantes vulneráveis condições de acessibilidade, pode aprofundar as desigualdades sociais e educacionais. Logo, é preciso pensar agora no pós-pandemia, e nas medidas que serão adotadas para solucionar as possíveis defasagens na formação dos estudantes universitários.
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