UNIVERSIDADE MULTICAMPI EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Palavras-chave:

Universidade, Pandemia, COVID 19, ENSINO REMOTO

Resumo

Discute-se, neste artigo, os desafios do ensino remoto em uma Universidade multicampi, em tempos de pandemia, mediados pelos resultados de uma pesquisa realizada durante os meses de maio e junho de 2020. A amostra do estudo constituiu-se de respostas de docentes, técnicos administrativos em educação e discentes de uma Universidade Federal da região norte do Brasil sobre “Aulas não presenciais fora da universidade durante a Pandemia de COVID-19”. Para fins de análise, as respostas foram agrupadas em quatro categorias: Infraestrutura da Universidade Acesso à internet; Qualidade do processo ensino-aprendizagem realizado exclusivamente por via remota; Garantia dos direitos de aprendizagem de todos os alunos e aprofundamento das desigualdades. Conclui-se que é preciso ter clareza sobre a impossibilidade de garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos em um cenário de profundas diferenças. O ensino remoto, sem um esforço do governo federal em propiciar aos estudantes vulneráveis condições de acessibilidade, pode aprofundar as desigualdades sociais e educacionais. Logo, é preciso pensar agora no pós-pandemia, e nas medidas que serão adotadas para solucionar as possíveis defasagens na formação dos estudantes universitários.

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Biografia do Autor

Nayana Teles, ICET/UFAM

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM. Atualmente desenvolve o Projeto de "Mentoria de Professores de Ciências" aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Ensino de Ciências na Educação Básica e o projeto de pesquisa "Uma Agenda de Pesquisa para a EJA: Análise da Formação, Metodologias e Estratégias dos professores que atuam nessa modalidade no Município de Itacoatiara/Amazonas", aprovado no Edital 03/2020 PAINTER/Fapeam.

Tiago Pereira Gomes, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação (UFPI). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo.

Fabrício Valentim, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Doutor em Educação - Université de Montréal (2019), Professor Adjunto III no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM) , atuando principalmente nas questões de História da Educação, Educação e Cidadania, Análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos, Educação de Jovens e Adultos e Educação Patrimonial. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED/ICET/UFAM). Atualmente desenvolve o projeto Mentoria de Professores de Ciências Iniciantes aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, Ensino de Ciências na Educação Básica com o número de Processo: 441001/2019-0. Coordenador do Projeto de Pesquisa Edital N. 003/2020 - PAINTER-FAPEAM, Uma agenda de pesquisa para a EJA: Análise de conteúdo de livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos em Itacoatiara-AM.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Teles, N., Gomes, T., & Valentim, F. (2021). UNIVERSIDADE MULTICAMPI EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Edição

Seção

Artigos