CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DO MST: PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA PARA A COLETIVIZAÇÃO DA LUTA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8158Palavras-chave:
Formação da Consciência., Organização, Educação, LutasResumo
O propósito deste artigo é apresentar alguns elementos que consubstanciam a base da concepção de formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST. Nessa concepção, busca-se capacitar as pessoas da base social do movimento, dando-lhes as condições de formação social e política para o enfrentamento diário da luta de classes. Para o desenvolvimento das reflexões, ancoramos nas análises no documento do próprio MST (2009), bem como em autores como: Iasi (1999), Santos (2007), Bogo (2011) e Marx (1975). A discussão apreende a formação da consciência como processo do MST, discutindo as táticas e metodologias utilizadas e apresentando os desafios permanentes para que essa formação aconteça. O que ficou evidenciado é que, para o desenvolvimento da concepção de formação desse movimento, tem como ponto de partida a realidade imediata de produção e reprodução da vida dos trabalhadores (um dos princípios do MST), constituindo-se como uma das bandeiras de mobilização permanente e fundamentais para intervenção na realidade e, com isso, modificá-la. Assim, compreende-se a educação como um processo constante de transformação da prática cotidiana, na construção de outro projeto de sociedade. Essa experiência desenvolvida pelo MST aponta caminhos da formação, associados à participação, no rumo da construção dessa nova sociedade.
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