PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UM MAPEAMENTO DOS SUBPROJETOS NOS ANOS DE 2010-2020
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8358Palavras-chave:
Ensino, Linguagem, PIBIDResumo
Este artigo apresenta um mapeamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no portal de periódicos Scielo, aplicando-se o filtro por meio dos termos Docência e PIBID. O PIBID configura-se como uma ação de formação inicial para a docência, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), voltada para os estudantes dos cursos de licenciaturas, objetivando aproximar a Educação Superior da Básica. Foram encontrados cinquenta e dois (52) artigos e um relato de caso como resultado da pesquisa na biblioteca eletrônica da Scielo (2010 a 2020), ao digitar “PIBID e docência” em search. Realizou-se uma análise interpretativista dos achados do mapeamento, que sinalizou que o PIBID configura-se como um espaço colaborativo, híbrido de afirmação da profissão docente, como também pode acarretar na tomada de decisão de desistência do percurso formativo para a docência. Os resultados listados por anos no intervalo entre 2010-2020 compõem e expõem as alterações dos formatos dos subprojetos de formação, bem como tipificam a permanência da tríade formativa: o professor supervisor, professor-colaborador da educação básica e licenciando.
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