EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROJETO DE VIDA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8470

Palavras-chave:

Educação, Projeto de Vida, Aluno, Pandemia

Resumo

Desde o início da pandemia de COVID-19, verificou-se uma mudança nas rotinas diárias. Profissionais de diversas áreas começaram a atuar em home office, aulas foram suspensas e o distanciamento social foi implantado como regra e no ambiente educacional isso não foi diferente. O artigo tem por objetivo analisar as ações adotadas pela escola diante do afastamento social, provocada pela COVID-19 e discutir fatores que impactam o projeto de vida dos jovens cursantes do ensino médio. Este artigo traz um recorte da pesquisa realizada em um município na Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista, em que participaram 291 estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio. Foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, seguindo os preceitos da abordagem quantitativa e qualitativa, com jovens entre 14 e 18 anos. Conclui-se que a escola tem uma responsabilidade que vai muito além do ensino de um conteúdo pedagógico programado e ações isoladas, sendo que a dinâmica se constrói para além dos muros da escola. Destaca-se que 69% do alunado pesquisado veem nas atividades da escola uma contribuição essencial para seu projeto de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Eliza de Godoi Santos, Universidade de Taubaté

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Direito Educacional e em Educação Especial.

 

Adriana Leonidas de Oliveira, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC/São Paulo, Pós-doutorado em Administração pela FGV/EAESP, docente do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau) e do Departamento de Psicologia da Unitau.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Corona vírus Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em 12 de agosto de 2020.

______. Medida Provisória 927 de 22/03/2020, Presidência da República. Brasília, DF, 2020.

______.Ministério da Saúde. Corona vírus Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em 12 de agosto de 2020.

¬¬¬______. Ministério da Saúde.Portaria nº 188/GM/MS: Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV): 03 de fevereiro de 2020.

______. Ministério da Saúde. Portaria nº 188/GM/MS, de 04/02/2020. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2020. Acesso em 11 de agosto de 2020 BRASIL.

CANÇADO, Vera; SANTOS, Teresa Mônica Costa. Reação à Mudança Organizacional: A implantação do Lean Thinking na Empresa Beta. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 14, n. 1, p. 100- 125, abril 2014. ISSN 2177-6652.

DAMON, Willian. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. (J. Valpassos, Trans.) São Paulo: Summus. 2009.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia Global, 2010

KANE, Gerald; PALMER,Doug; PHILIPS, Anh Ngyen; Kiron,David; BUCKLEY,Natash. Achieving Digital Maturity: Adapting Your Company to a Changing World. MIT Sloan Management Review and Deloitte University Press, July 2017.

KLEIN, Ana Maria. Projetos de Vida e Escola: a percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

LIMA, Manolita Correia. A engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva,2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista educação. v. 22. n. 37. Porto Alegre, 1999.

MORAN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. São Paulo: Coleção Mídias contemporâneas, 2015.

MORIN, Edgar. Os saberes necessários à educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira. Sentimentos, emoções e projeto vitais da Juventude: um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. Tese. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, são Paulo, 2011.

RIBEIRO, Denize Ferreira. Representação Sociais sobre Projeto de Vida de adolescentes em medias socioeducativas. Recife: Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

RODRIGUES, Zita Ana Lago. Ideário Pedagógico. Para Educação em Escolas em tempo Integral. Curitiba: Camões, 2011.

______. Ética, Cidadania e Responsabilidade social na Instituições Educacionais. Curitiba: Camões, 2008.

SPARTA, Mônica; GOMES, Willian. G. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de Orientação Profissional, v.6, n.2, p.45-53. 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Santos, M. E. de G., & Oliveira, A. L. de. (2021). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROJETO DE VIDA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8470

Edição

Seção

Artigos