ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFJF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8532Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Matemática, SociologiaResumo
A pandemia e o isolamento causado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) provocou o fechamento das escolas no início de 2020. Com isso, professores e formadores de professores tiveram que repensar suas práticas para atuar em um novo ambiente em aulas remotas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar desafios e aprendizagens de professores, licenciandos e docentes da universidade, para a realização do estágio supervisionado em Matemática e Sociologia durante o ensino remoto na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que se apresentou o que propuseram o Conselho Nacional de Educação e os órgãos da UFJF para a realização dos estágios nesse período. Além disso, apresentam-se alguns aspectos levantados pelos orientadores de estágio, pelos supervisores de estágio e pelos licenciandos de Matemática e de Sociologia. Realizar os estágios nesse novo formato foi um grande desafio para todos os envolvidos e sugiram dúvidas, inseguranças e medos, mas também foram momentos de muitas aprendizagens, pois compôs-se um espaço formativo para os licenciandos, que poderão ter que atuar nessa modalidade de ensino depois de formados.
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