ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8532

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Matemática, Sociologia

Resumo

A pandemia e o isolamento causado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) provocou o fechamento das escolas no início de 2020. Com isso, professores e formadores de professores tiveram que repensar suas práticas para atuar em um novo ambiente em aulas remotas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar desafios e aprendizagens de professores, licenciandos e docentes da universidade, para a realização do estágio supervisionado em Matemática e Sociologia durante o ensino remoto na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que se apresentou o que propuseram o Conselho Nacional de Educação e os órgãos da UFJF para a realização dos estágios nesse período. Além disso, apresentam-se alguns aspectos levantados pelos orientadores de estágio, pelos supervisores de estágio e pelos licenciandos de Matemática e de Sociologia. Realizar os estágios nesse novo formato foi um grande desafio para todos os envolvidos e sugiram dúvidas, inseguranças e medos, mas também foram momentos de muitas aprendizagens, pois compôs-se um espaço formativo para os licenciandos, que poderão ter que atuar nessa modalidade de ensino depois de formados.

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Biografia do Autor

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Atualmente é professora do departamento de Educação da UFJF na área de ensino de Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - FACEd/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/FACEd/UFJF. Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia a Distância UAB/FACEd/UFJF; Líder do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia - GRUPEES; Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS); Coordenadora da Unidade Regional Minas da ABECS.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado em Educação e doutorado em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi professor de matemática da rede pública de ensino e tutor virtual do curso a distância de Pedagogia da UAB-UFSCar. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) da UFJF. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no período de 2016-2019. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) gestão 2016-2019. Atualmente é da comissão editorial da Revista Brasileira de Educação da ANPED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, matemática e literatura infantil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Oliveira, R. R. A. de ., & Carneiro, R. F. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFJF. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8532

Edição

Seção

Dossiê Temático