ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O (IM)POSSÍVEL E O INÉDITO O VIÁVEL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8534

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto Emergencial, Impossível de educar, Inédito-viável

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de análises de uma pesquisa em andamento, na qual são discutidas experiências de estágio supervisionado de um curso de licenciatura de língua inglesa durante a implantação do Ensino Remoto Emergencial em uma universidade pública em Minas Gerais. Busca-se refletir sobre como instituição, professores e licenciandos construíram soluções para viabilizar a prática do estágio remoto durante a pandemia de COVID-19 à luz de um possível diálogo entre as noções freireanas de situação-limite e inédito viável e o aporte psicanalítico freudo-lacaniano com os conceitos de castração, real e impossível. O estudo sugere que a ação coletiva, com destaque para a atuação das professoras das disciplinas de estágio, viabilizou a prática remota dos estágios, mesmo com a identificação de limitações importantes, o que os remete à ideia de castração e à falha constitutiva da educação. Dessa forma, o reconhecimento da pandemia e seus efeitos enquanto marca de impossibilidade e não de impotência propiciou a emergência do inédito-viável, que se traduziu na construção de alternativas de ação para os contextos singulares de estágio.  

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Biografia do Autor

Lígia Cristina Domingos Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Graduação em Letras, modalidade Licenciatura, habilitação em Língua Inglesa (2016), pela mesma Universidade. Possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2015), Mestrado em Linguística Aplicada, na área de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG (2019) e atualmente cursa Doutorado em Linguística Aplicada na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG. Membro do NECLLE - Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (2019-2020).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Araújo, L. C. D. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O (IM)POSSÍVEL E O INÉDITO O VIÁVEL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-28. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8534

Edição

Seção

Dossiê Temático