O ENSINO REMOTO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAMINHO POSSÍVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8589

Palavras-chave:

Estágio, Gestão Educacional e Escolar, Formação Inicial, Curso de Pedagogia

Resumo

O estágio é um componente curricular necessário para a formação inicial de professores, compreendido enquanto articulação teoria-prática, que envolve um processo de pesquisa e contribui para a formação crítica e reflexiva do estudante. A partir da atuação das autoras na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Básica, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, este estudo tem como objetivo problematizar as práticas de estágio desenvolvidas de forma remota e elencar suas limitações e possibilidades, articuladas com a concepção do Estágio com Pesquisa. Por meio do relato de experiência das professoras atuantes na referida disciplina e do levantamento bibliográfico do referencial teórico de Pimenta e Lima (2017) e Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), apresentam-se as abordagens utilizadas em adequação às práticas de estágio durante o ensino remoto emergencial. Conclui-se que a realização do estágio remoto enfrentou limitações no que se refere à inserção na cultura e cotidiano escolar e no acompanhamento dos processos educativos referente às práticas com alunos, professores e comunidade. No entanto, por meio de novas abordagens, oportunizou o reconhecimento da organização pedagógica do espaço escolar, e sobretudo do papel do diretor e coordenador pedagógico frente às suas demandas e os desafios impostos pela pandemia.

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Biografia do Autor

Karine Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pelo ESAP (2010) e em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020).Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, educação bilíngue, estágio supervisionado e gestão educacional. Atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia. Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG, na modalidade EAD. É integrante da equipe gestora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Docência no Ensino Superior" (DES); e Supervisora do Projeto de Extensão "Laboratório Multidisciplinar de Ensino do Curso de Pedagogia" (LAMPE) / UEPG.

Victoria Mottim Gaio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação ( PPGE/UEPG). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia ( PPGECT/UTFPR). Bolsista CAPES. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Monteiro, K. F., Gaio, V. M., & Souza, G. F. de. (2021). O ENSINO REMOTO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAMINHO POSSÍVEL? . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8589

Edição

Seção

Dossiê Temático