O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8602Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Alternativas FormativasResumo
Este artigo tem como objetivo refletir acerca do estágio supervisionado de formação docente em contexto de ensino remoto, assim, delimitamos como objetivos específicos: problematizar o estágio a partir dessa relação com as atividades remotas e analisar algumas alternativas formativas desenvolvidas durante o estágio docente. Nesse sentido, nos respaldamos em uma pesquisa qualitativa, a partir de estudos bibliográficos e do diário formativo, escrita utilizada para a elaboração dos relatórios finais de estudantes do curso de pedagogia da UERN. Destarte, podemos sinalizar inquietações no que refere a formação, uma vez que, o ensino remoto apesar de deixa lacunas no processo formativo, se coloca como uma alternativa necessária para esse contexto de pandemia e que a utilização de caminhos formativos críticos, que permitam pensar o chão da escola, são proposições que não substituem o presencial, mas propiciam uma aproximação com a realidade e portanto, com a perspectiva de constituir ações pedagógicas críticas, que apreendam a totalidade das determinações sociais e com isso possam desenvolver ações pedagógicas críticas e reflexivas.
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