O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8602

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Alternativas Formativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do estágio supervisionado de formação docente em contexto de ensino remoto, assim, delimitamos como objetivos específicos: problematizar o estágio a partir dessa relação com as atividades remotas e analisar algumas alternativas formativas desenvolvidas durante o estágio docente. Nesse sentido, nos respaldamos em uma pesquisa qualitativa, a partir de estudos bibliográficos e do diário formativo, escrita utilizada para a elaboração dos relatórios finais de estudantes do curso de pedagogia da UERN. Destarte, podemos sinalizar inquietações no que refere a formação, uma vez que, o ensino remoto apesar de deixa lacunas no processo formativo, se coloca como uma alternativa necessária para esse contexto de pandemia e que a utilização de caminhos formativos críticos, que permitam pensar o chão da escola, são proposições que não substituem o presencial, mas propiciam uma aproximação com a realidade e portanto, com a perspectiva de constituir ações pedagógicas críticas, que apreendam a totalidade das determinações sociais e com isso possam desenvolver ações pedagógicas críticas e reflexivas.  

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Biografia do Autor

Erivania Melo de Morais, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Sociais CCHLA/UFRN. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Doutoranda em Ciências Sociais PPGCS/CCHLA/UFRN. Experiência como professora substituta do IFRN/Campus Apodi/RN. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, no Departamento de Educação/Campus Assú. Faz parte do Grupo de Estudos de Praticas Educativas em Movimento - GEPEM da UFRN. Áreas de Interesse: Educação com ênfase na Formação e profissão docente, Politicas Sociais; Educação e movimentos sociais; Sociologia e Sociologia da Educação, Ensino de sociologia; Teoria sociológica.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Morais, E. M. de. (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8602

Edição

Seção

Dossiê Temático