PAULO FREIRE E O TRANSCOMPLEX DECOLONIAL EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA SEGURANÇA EM UMA CHAVE LIBERADORA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.8874Palavras-chave:
Libertação Freiriana, Educação matemática, Decolonial Transcomplex, De construçãoResumo
Em meados do centenário do nascimento do errante da utopia: Paulo Freire, Transcomplex Decolonial Mathematical Education ratifica sua herança libertadora da obra do pedagogo atendendo a dois sentidos essenciais: a libertação ontoepistemológica da matemática na educação e o amor pelos atores do dito processo. Amor freiriano que é permeado por um ato de coragem. Em meio à crise da Educação Matemática, hoje se cumpre o complexo objetivo: analisar a díade: Paulo Freire - A Educação Matemática Decolonial Transcomplex como uma insurreição em chave libertadora. Realizada com a desconstrução rizomática, transmétodo onde os objetos de estudos são reconstruídos sob colaboradores execrados nas investigações tradicionais da Educação Matemática. As categorias complexas: inclusão, antropolítica, ecosofia, diatopia, entre outras na reconstrução rizomática permeiam a matemática como ciência e a Educação Matemática com suas investigações da matemática das civilizações execradas do sul. A libertação freiriana permite um processo complexo e transdisciplinar de construção e reconstrução do conhecimento matemático enquadrado na linha de investigação intitulada: Paulo Freire: o caminhante da utopia nas transmetodologias.
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