CONTRIBUTOS EMER(UR)GENTES PARA A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES/PROFESSORES – REFLEXÕES EM TEMPOS PANDÉMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8960

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio, Redes Colaborativa

Resumo

A formação de professores obriga à mobilização e articulação de diferentes tipos de saberes, de ordem pessoal e profissional. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que exige a simbiose interna da ação, da experiência e da emoção, no sentido de se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. O presente texto parte de uma abordagem sobre princípios basilares da formação de professores, de índole humanista/reconstrutivista, assim como de uma detalhada reflexão em torno do que consideramos por princípios curriculares para a formação, com base em propostas ou ideias inspiradoras (inovadoras) de sentido disruptivo com o estabelecido. O estágio é um núcleo central no processo formativo, pelo que é aqui especialmente mencionado. Este é desenvolvido com o suporte de uma rede colaborativa constituída pelo(s) estagiário(s), o professor cooperante e o professor supervisor, num processo de colaboração, ação e reflexão, em que a investigação pedagógica aporta um significado muito relevante. Terminamos o texto com um sentido de emer(ur)engência relativa à formação, com uma reflexão induzida pela auscultação sobre algumas perceções de estudantes candidatos a educadores e professores no contexto pandémico, que se repercutem em lógicas já consolidadas da premência de redes colaborativas para a construção profissional, que nos levam a uma última ponderação, em jeito de síntese, sobre contributos de como podemos caminhar no sentido da formação de professores.

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Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Doutorada em Estudos Socioeducativos da Criança, Professora Auxiliar, membro do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto da Educação – Universidade do Minho

Carlos Silva, Universidade do Minho

Doutorado em Currículo e Supervisão da Educação Básica, Professor Auxiliar, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e investigador no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto da Educação – Universidade do Minho.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Sarmento, T., & Silva, C. (2021). CONTRIBUTOS EMER(UR)GENTES PARA A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES/PROFESSORES – REFLEXÕES EM TEMPOS PANDÉMICOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-28. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8960

Edição

Seção

Dossiê Temático