PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8961

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Estágio, Ensino Remoto, COVID-19

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal analisar as perceções dos estudantes envolvidos em estágios sobre as competências, dificuldades, oportunidades e ameaças que sentiram em contexto de ensino remoto. Seguiu-se uma linha metodológica interpretativa, usando o questionário como técnica de recolha de dados. Para a interpretação e discussão dos dados utiliza-se uma análise estatística descritiva, para o conjunto das questões fechadas, e uma análise interpretativa, tipo análise de conteúdo, para as questões abertas. A análise de conteúdo permitiu criar categorias e subcategorias que foram analisadas de forma interpretativa. Da análise emerge a ideia de que deslocalização para o online permitiu, a alguns, continuar a manter o contacto com os grupos/turmas onde realizavam as suas práticas e recriar as estratégias de ensino-aprendizagem, a partir de outras ferramentas. Esta nova realidade expôs fragilidades socioeconómicas, destacando a desigualdade no acesso aos recursos, quer para os alunos da formação inicial, quer para as crianças da educação básica. Mostra, também, que processos de aprendizagem da profissão são processos complexos que necessitam de interações face a face e experienciais, mas que se podem configurar em outras formas de formação.

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Biografia do Autor

Cristina Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e coordenadora do Centro de Investigação em Educação Básica. É Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal e Mestre em Ciências da Educação na área da Formação de Professores, pela Universidade de Lisboa.

Carlos Teixeira, Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Professor Adjunto no Departamento de Português da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É Doutorado em Estudos Literários na área de Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal e Mestre pela mesma Universidade.

Manuel Vara Pires, Instituto Politécnico de Bragança

Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Professor Coordenador no Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É Doctor em Perspectivas Didácticas en Áreas Curriculares pela Universidade de Santiago de Compostela.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Mesquita, C., Teixeira, C., & Pires, M. V. (2021). PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8961

Edição

Seção

Dossiê Temático