PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8961Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Estágio, Ensino Remoto, COVID-19Resumo
Este estudo tem por objetivo principal analisar as perceções dos estudantes envolvidos em estágios sobre as competências, dificuldades, oportunidades e ameaças que sentiram em contexto de ensino remoto. Seguiu-se uma linha metodológica interpretativa, usando o questionário como técnica de recolha de dados. Para a interpretação e discussão dos dados utiliza-se uma análise estatística descritiva, para o conjunto das questões fechadas, e uma análise interpretativa, tipo análise de conteúdo, para as questões abertas. A análise de conteúdo permitiu criar categorias e subcategorias que foram analisadas de forma interpretativa. Da análise emerge a ideia de que deslocalização para o online permitiu, a alguns, continuar a manter o contacto com os grupos/turmas onde realizavam as suas práticas e recriar as estratégias de ensino-aprendizagem, a partir de outras ferramentas. Esta nova realidade expôs fragilidades socioeconómicas, destacando a desigualdade no acesso aos recursos, quer para os alunos da formação inicial, quer para as crianças da educação básica. Mostra, também, que processos de aprendizagem da profissão são processos complexos que necessitam de interações face a face e experienciais, mas que se podem configurar em outras formas de formação.
Downloads
Referências
AIRES, L. Paradigma qualitativo e práticas de Investigação educacional. 1 ed. atualizada ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. [s.l.] Edições 70, 2015.
BEHREND, T. S. et al. Gender differences in career choice influences. American Psychological Association, 2007.
DARLING-HAMMOND, L. Powerful teacher education: lessons from exemplary programs. 1st ed ed. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2006.
ESE-IPB. Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) Cursos de Mestrado que conferem habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação, IPB, 2012.
FLORES, M. A.; GAGO, M. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical. Journal of Education for Teacher, v. 46, n. 4, p. 507–516, 2020.
HASKAN AVCI, Ö.; KARABABA, A.; ZENCIR, T. Male pre-school teacher candidates in the context of gender: Perceived challenges and future concerns [Toplumsal cinsiyet bağlaminda erkek okul öncesi öğretmen adayları: Algıladıkları güçlükler ve gelecek kaygiları]. Hacettepe Egitim Dergisi, v. 34, n. 4, p. 1092–1106, 2019.
IPB. Atualização do Plano de Contingência do Instituto Politécnico de Bragança face ao COVID-19 de 13 de março. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2020.
KIDD, W.; MURRAY, J. The Covid-19 pandemic and its effects on teacher education in England: how teacher educators moved practicum learning online. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 542–558, 7 ago, 2020.
LOPES, R. P. et al. A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras. In: LOPES, R. P. et al. (Eds.). Livro de atas do V Encontro internacional de formação na docência, INCTE. [s.l: s.n.]. p. 3-6, 2020.
MCTES. Nota de Esclarecimento do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 13 março. Lisboa: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 2020.
ME. 79/2014. Decreto-Lei n.o 79/2014. 14 maio 2014, Sec. Série I de maio de 2014.
MESQUITA, C.; LOPES, R. Gender differences in higher education degree choice. In: 10TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. Palma, Spain, jul. 2018.
MESQUITA-PIRES, C. Educador de Infância - Teorias e práticas. 1.a ed. Porto: Profedições, 2007.
MORAIS, A.; NEVES, I. Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista. Revista Portuguesa de Educação, v. 20, n. 2, p. 75–104, 2007.
VALA, J. Representações sociais e percepções intergrupais. Análise Social, v. 140, n. 1, p. 7–29, 1997.
VERDASCA, J. A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores. School in times of pandemic: teacher narratives. Saber & Educar, n. 29, 20 jan. 2021.
ZEWDE, H. E. S.-W. et al. International Commission on the Futures of Education. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.