ESTÁGIO REMOTO EMERGENCIAL: REFRAÇÕES DE UM CONCEITO PARA O ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8968

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Estágio, Etnografia, Licenciatura

Resumo

Este artigo compõe-se de estudos que se desenrolam no bojo das inquietações sobre o componente de estagio supervisionado para os cursos de licenciatura no contexto da pandemia da COVID-19. Apresentam-se, por meio de levantamento bibliográfico e registros de experiências formativas, discursos produzidos no contexto das decisões para ofertar e validar atividades de ensino para a sua realização. Indicam-se interpretações acerca dos diversos enunciados que circundam os sentidos de remoto na relação com ensino e estágio. Apresentam-se problematizações sobre a constituição desse componente nos cursos de licenciatura, expondo legislação anterior até o atual ordenamento legal para a oferta. Afirma-se, a partir da interpretação desses documentos, a obrigatoriedade de cumprimento do estágio supervisionado para validar a certificação. Os fluxos dos sentidos da docência no formato de estágio remoto emergencial, apreendidos pelos estudantes, são destacados em relatos elaborados por esses para, a partir dessa representação, indicar os movimentos de aceitação ou rejeição ao formato proposto. Delimita-se o enfoque de ensino, vez que se requer a participação dos estagiários no contexto da educação básica e, para o enfrentamento dessa realidade no cenário da pandemia, aposta-se na etnografia virtual como abordagem metodológica para a realização das práticas formativas relacionadas às atividades planejadas para o estágio supervisionado remoto emergencial.

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Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado em Linguística
pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB). Docente dos cursos de Letras Vernáculas e Modernas, do Programa de Pós-graduação
em Educação (PPGED), do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGCEL) da UESB. Líder Grupo de
Pesquisa Linguagem e Educação/UESB.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Souza, E. M. de F. . (2021). ESTÁGIO REMOTO EMERGENCIAL: REFRAÇÕES DE UM CONCEITO PARA O ENSINO . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8968

Edição

Seção

Dossiê Temático