A OBRA DE PAULO FREIRE SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9171Palavras-chave:
Paulo Freire, Escola sem partido, Educação, Doutrinação, MarxismoResumo
O presente texto discorre acerca da visão que o Movimento Escola Sem Partido (MESP) propaga da obra de Paulo Freire. Propõe, mediante a análise de suas publicações em redes sociais, que o MESP apresenta uma compreensão imprecisa sobre o pensamento de Freire, realizando uma associação inadequada entre suas ideias e o marxismo, pressupondo, sem base científica robusta ou elementos comprobatórios consistentes, que a educação brasileira encontra-se dominada por um ideário de esquerda marxista-gramsciano, consequência de um processo de doutrinação política empreendido nas escolas, metodologicamente orientado pelo trabalho de Freire, fato que estaria entre as razões de seu insucesso. Propomos que a obra do pensador pernambucano personifica, sob a perspectiva do MESP, um conjunto de transformações na educação brasileira às quais o referido Movimento se opõe e reage, o que nos permite classificá-lo como reacionário.
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