LIVROS DE IMAGENS: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

Palavras-chave:

Livro de imagem, Ensino e aprendizagem, Criança

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre o livro de imagem como um instrumento norteador no ensino e aprendizagem de crianças, em uma perspectiva de literatura infantil fluente no aprendizado, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança. Tratamos também do livro literário infantil como instrumento metodológico que favorece o desenvolvimento do trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem, se for utilizado com significado para a criança. A pesquisa também contemplou a análise do livro de Ruth Rocha, “O menino que aprendeu a ver”, e do livro de Elias José, “As histórias e os lugares”. Esses livros foram escolhidos por terem imagens que envolvem o cotidiano e por serem utilizados em escolas da rede pública de ensino. A fundamentação teórica utilizada pauta-se em autores como Bom-Fim (2009), Freire (1989), José (2002) e demais autores do campo da educação que nos permitem falar da escrita ilustrada como um meio norteador para o desenvolvimento da linguagem e da leitura da criança com base nas visualizações de imagens. Com base nas análises realizadas, percebemos que o uso adequado das ilustrações no âmbito escolar pode ser um passaporte para o mundo da leitura de palavras, da produção de textos e de narrativas diferenciadas.

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Biografia do Autor

Auricelia Aguiar Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledora e transcritora de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente, exerce a função da Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenação de Pedagogia do Programa de Ações Articuladas para a Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas as áreas de violência doméstica infantil, sociologia da infância e teoria Histórico-Cultural. Como autora, tem trabalhos publicados em capítulo de livros e resumos publicados em encontros regionais.

Viviane Silva dos Santos Lucena, Universidade Federal do Maranhão

                      

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Especialização em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (cursando). Atualmente é professora no município de Bom Jardim/MA, na Escola Municipal Leal Cruz, trabalhando com o ensino multisseriado, em escola do campo.  Atua na coordenação pedagógica do Complexo Educacional Hassan Sabry no município de Bom Jesus das Selvas/MA. Pesquisadora da área da infância, com ênfase em alfabetização e letramento e literatura infantil.

Welingthon Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Pedagogia (2021) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledor e transcritor de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente é lotado na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) na função de Técnico em Assuntos Educacionais no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz/MA. Atuando em pesquisas nas áreas de saúde pública, educação em saúde, sexualidade, psicologia da educação com foque na Teoria Histórico-Cultural, história da educação, educação especial e inclusiva, gestão educacional e formação de professores. Como autor, tem trabalhos publicados em capítulos de livros, artigos e anais de encontros regionais e nacionais.

Francisco de Assis Carvalho de Almada, Universidade Federal do Maranhão

 

Pedagogo pela Universidade Federal do Mato Grosso (1990). Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Latinoamericano e Caribeño – Havana – República de Cuba (1999). Mestre em Desenvolvimento Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2005). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz e também professor permanente do Programa de Pós-graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) do Campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa Educacional. Pesquisador da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas à teoria Histórico-Cultural. Líder do grupo de estudos e pesquisas “Estudos Marxistas em Educação e Psicologia”. Como autor, tem trabalhos publicados em livros, capítulos de livros e anais de encontros nacionais.

Referências

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Silva, A. A. ., Lucena, V. S. dos S., Silva, W. S., & Almada, F. de A. C. de. (2021). LIVROS DE IMAGENS: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

Edição

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Artigos