MULHERES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE A DOMINAÇÃO E O DISCURSO DEMOCRÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9226

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Gestão Democratica, Relações de gênero, Autoritarismo, Dominação

Resumo

Este artigo objetiva discutir as implicações do autoritarismo e de seus modelos de gestão na sociedade brasileira sob o trabalho, as mulheres e as instituições, na perspectiva da pedagogia crítica e da psicodinâmica do trabalho. Realizou-se revisão crítica de literatura como metodologia. Nas sociedades ocidentais há preponderância de práticas autoritárias em detrimento do discurso participativo e democrático, interditando o arbítrio e o exercício da cidadania. Mulheres e segmentos sociais são os mais silenciados e excluídos da cena política. A pedagogia crítica, por meio da conscientização, se mantém como um sopro de inspiração humana.  

 

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Biografia do Autor

Gisele Cristine da Silva Dantas, Universidade de Brasília

Professora formadora da rede educacional pública, Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Noelma Silva, Universidade de Brasília

Professora formadora da rede educacional pública, Cientista Social, Mestre.

Carla Sabrina Xavier Antloga, Universidade de Brasília

Psicóloga, Professora, Mestre e Pós-Doutora em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Dantas, G. C. da S., Silva, N., & Antloga, C. S. X. (2021). MULHERES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE A DOMINAÇÃO E O DISCURSO DEMOCRÁTICO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9226

Edição

Seção

Dossiê Temático