GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE LIBERDADE EM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9227

Palavras-chave:

Escola, Gestão Democrática, Prática de Liberdade

Resumo

Neste artigo trata-se do conceito de gestão democrática da escola e suas relações com o conceito de prática de liberdade em Paulo Freire, considerando-se a seguinte indagação: Em que medida a concepção e os princípios subjacentes às proposições de gestão democrática na “Proposta de gestão escolar para o trato com a diversidade” para uma escola pública no interior do Estado da Bahia-Brasil dialogam com a perspectiva da prática de liberdade em Paulo Freire? Propõe-se refletir sobre os processos de gestão escolar de perspectiva crítica, relacionando os princípios apresentados na proposta de gestão de uma escola pública na Bahia-Brasil com a concepção de educação em Freire. O caminho metodológico pauta-se pela pesquisa bibliográfica e documental articulada à análise de um plano de gestão escolar de perspectiva democrática, crítico-libertadora. Os resultados apontam características da gestão e suas relações com prática de liberdade. Conclui-se que a administração/gestão escolar, desde que seja assumida nos termos apresentados, quais sejam, de respeito aos sujeitos partícipes do cotidiano escolar, assumindo os princípios e práticas de descentralização de poder na escola, concorre para a desconstrução de práticas pedagógico-administrativas alienantes e, por isso, desumanizadoras.

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Biografia do Autor

Maria Jucilene Lima Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia; Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (UNEB/DEDC XIV). Lider do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo: Trabalho, Contra-hegemonia e emancipação humana.

Paulo A. Santos Júnior, Secretaria de Educação da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (MPED/UNEB). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) Professor da rede estadual do estado da Bahia e da rede municipal de Salvador.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Ferreira, M. J. L., & Santos Júnior, P. A. (2021). GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE LIBERDADE EM PAULO FREIRE. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9227

Edição

Seção

Dossiê Temático