GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE LIBERDADE EM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9227Palavras-chave:
Escola, Gestão Democrática, Prática de LiberdadeResumo
Neste artigo trata-se do conceito de gestão democrática da escola e suas relações com o conceito de prática de liberdade em Paulo Freire, considerando-se a seguinte indagação: Em que medida a concepção e os princípios subjacentes às proposições de gestão democrática na “Proposta de gestão escolar para o trato com a diversidade” para uma escola pública no interior do Estado da Bahia-Brasil dialogam com a perspectiva da prática de liberdade em Paulo Freire? Propõe-se refletir sobre os processos de gestão escolar de perspectiva crítica, relacionando os princípios apresentados na proposta de gestão de uma escola pública na Bahia-Brasil com a concepção de educação em Freire. O caminho metodológico pauta-se pela pesquisa bibliográfica e documental articulada à análise de um plano de gestão escolar de perspectiva democrática, crítico-libertadora. Os resultados apontam características da gestão e suas relações com prática de liberdade. Conclui-se que a administração/gestão escolar, desde que seja assumida nos termos apresentados, quais sejam, de respeito aos sujeitos partícipes do cotidiano escolar, assumindo os princípios e práticas de descentralização de poder na escola, concorre para a desconstrução de práticas pedagógico-administrativas alienantes e, por isso, desumanizadoras.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Sanado Federal, 2015.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 10ª Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2014.
BRZEZINSKI, Iria. Princípios da Carta de Goiânia/IVCBE na Constituição Federal “cidadã” (CF/1988): participação da sociedade civil nas políticas educacionais. Revista brasileira de política e administração da educação. v. 29, n. 2, p. 223-241, mai-ago. 2013.
DIAS, Pedro Neves. Calendário comemorativo celebra 100 anos de nascimento de Paulo Freire. In: Jornal Brasil de Fato, Porto Alegre (RS), 12 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/01/12/calendario-comemorativo-celebra-100-anos-de-nascimento-de-paulo-freire. Acesso em: 14 mar. 2021.
FERREIRA, Maria Jucilene Lima. Ensino, pesquisa e práxis na formação docente. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 21, n. 68, p. 370-392, jan./mar. 2021. Disponível: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/issue/view/2021. Acesso em: 18=9 mar. 2021.
FERREIRA, Maria Jucilene Lima; SANTOS JÚNIOR, Paulo. Gestão democrática na escola: uma perspectiva ontológica para o trato com a diversidade. Revista Cenas Educacionais: política educacional e trabalho docente. Caetité, Bahia, v. 3, n. e9926, p. 1-29, 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 38 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 6 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 9ª. Ed. São Paulo: Papirus, 2008.
KAY, Márcia; CARRARA, Maurício; KAY, Patrícia. Paulo Freire e a gestão democrática: uma leitura da experiência de participação na secretaria de educação do município do Santo André/SP. Administração Educacional., v. 3, n. 9, p. 1-161, jan-jun, 2013.
MOEHLECKE, Sabrina. As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cadernos de pesquisa, v. 30, n. 137, p. 461-487, maio-ago, 2009.
MENEZES, Marília Gabriela; SANTIAGO, Eliete. As contribuições do pensamento de Paulo freire para a construção da gestão democrática na secretaria de Educação de Pernambuco nos anos de 1980 e 1990. Espaço do currículo. v. 6. n. 3. p. 415-427, set-dez, 2013.
SANTOS JUNIOR, Paulo A. A organização do trabalho pedagógico e o trato com a diversidade na escola pública: uma proposta de Gestão escolar. 2019, Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade). Orientadora: Maria Jucilene Lima Ferreira. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Universidade do Estado da Bahia. 2019. Disponível em: www.mped.uneb.br. Acesso em: 26 fev. 2021.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013 (Coleção memória da educação).
SILVA, Maria Vieira; PERONI, Vera Maria. As mutações na oferta da educação pública no período pós-Constituição Federal e suas implicações na consolidação da gestão democrática. Revista brasileira de política e administração da educação. v. 29, n. 2, p. 243-262, mai-ago. 2013.
WEFFORT, Francisco C. Educação e Política (Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade). In: FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967, p. 2-26.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas-SP: Papirus, 1995, p. 11-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.