DE PONTO EM PONTO, DO B-A-BA À LEITURA DE MUNDO: VIVÊNCIAS FREIRIANAS PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9261

Palavras-chave:

Pedagogia da Autonomia, Educação Não Formal, Educação Não Escolar

Resumo

A presença de Paulo Freire na educação brasileira transcende o espaço escolar, de modo a se fazer presente nos contextos mais diversos. No caso específico de espaços não escolares, sejam eles projetos sociais, associações, organizações populares não governamentais, territórios de militância, o educador, munido de uma pedagogia da autonomia, jamais se colocará como imparcial, porém sempre em uma posição rigorosamente ética. Tendo como base a perspectiva etnográfica, a noção de Educação Não-Formal e o pensamento de Paulo Freire, esta pesquisa buscou refletir, a partir de um estudo de caso, as possibilidades de atuação do/a/e pedagogo/a/e para além do espaço escolar, no Ponto de Leitura, um projeto social em Amargosa, BA. Foram realizadas observações participantes, entrevista semiestruturada e notas em diário de campo. A partir da experiência vivida nesse projeto, foi possível perceber o quanto a presença de um/a pedagogo/a/e nos espaços de educação não-formal é importante. Observou-se que a fundadora da organização desenvolveu uma metodologia própria, ao imprimir uma identidade ao projeto popular e libertador bem diferente de um perfil tradicional. Todo o seu trabalho pedagógico entrelaça-se nas relações interpessoais das crianças dentro e fora do projeto, assim como o incentivo à leitura de textos e à leitura de mundo.

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Biografia do Autor

Daiane Lopes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federa do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente atuando como Auxiliar de turma de Integral na Escola Objetivo – Barra / RJ. 

Alice Costa Macedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora adjunta do Centro de Formação de Professores da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), no Laboratório de Etnopsicologia.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Santos, D. L. dos, & Macedo, A. C. (2021). DE PONTO EM PONTO, DO B-A-BA À LEITURA DE MUNDO: VIVÊNCIAS FREIRIANAS PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9261

Edição

Seção

Dossiê Temático