É PRECISO MAIS PAULO FREIRE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E UMA CONVERSA DE UM JOVEM PROFESSOR GAY COM O PATRONO DA EDUCAÇÃO, AMBOS ANTIFASCISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9486

Palavras-chave:

Paulo Freire, Conversa como Pesquisa, Narrativas autobiográficas, Políticas Educacionais

Resumo

Em tempos de ascensão do neofascismo brasileiro, do autoritarismo instalado desde que a extrema direita assumiu a presidência desse país, da negação da vida, obra e ensinamentos de Paulo Freire, esse texto assume dentro de um arcabouço pós-crítico como um ato de resistência, ao tecer conversas para refletir, a partir de narrativas de cunho autobiográfico, sobre as contribuições das obras freirianas para e na mudança da prática de um professor de Química. O texto apresenta a conversa como metodologia de pesquisa, trazendo como contorno músicas brasileiras que eram ouvidas enquanto escrevia o artigo. Assim, as conversas científicas inserem-se como atos de resistência às políticas neoliberais que têm regulado a Educação no Brasil. Por isso, consideramos que as narrativas, as músicas, as análises freirianas e o arcabouço teórico pós-crítico que fundamentam este artigo, foram necessários para finalizar apresentando pistas para a mudança e transformação do e no mundo, como convida os dois professores antifascistas.

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Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Curriculista das Ciências. Licenciado em Química (CES/UFCG) e um dos doutores mais jovens do país em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Amante por entender as entrelinhas das narrativas [(auto)biográficas] e práticas pedagógicas na Licenciatura em Química, enquanto professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa/BA. Líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares (GEPPC/UFRB). ANTIFASCISTA. Defende a democracia, a escola e a diversidade. Destitui os mitos, os cloroquiners e ivermectiners com conhecimento científico.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Dutra-Pereira, F. K. (2021). É PRECISO MAIS PAULO FREIRE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E UMA CONVERSA DE UM JOVEM PROFESSOR GAY COM O PATRONO DA EDUCAÇÃO, AMBOS ANTIFASCISTAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9486

Edição

Seção

Dossiê Temático