PESQUISA COM CRIANÇAS: AUTORES E ATORES DA SUA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9584Palavras-chave:
Infância, Pesquisa, MetodologiaResumo
Esta investigação propôs uma reflexão teórica da participação da criança em pesquisas a partir de concepções que a consideram como autora desse processo, bem como a apresentação de um estudo do olhar desse participante em relação a sua condição de não aprendente de conteúdos escolares. A abordagem qualitativa descritiva, na forma de estudo de caso, teve como participantes quatro crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal e sua respectiva professora. Os instrumentos utilizados foram a autoscopia com registro de videogravação e a entrevista semiestruturada. Os dados indicaram que a visão de si das crianças refletiram insegurança, sentimentos de vergonha, de raiva e de tristeza em relação às ameaças de punição e de expulsão à violência psicológica e até mesmo física que sofreram; à desconsideração ao seu saber e ao seu conhecimento, às faltas de acolhimento e de reconhecimento e à ausência de escuta que as acompanharam cotidianamente nessa relação. Certamente, elas incorporaram a noção de que não aprendem a partir de experiências onde outros dizem sobre ela. Por fim, percebemos nesse processo que a visão sobre ela não atenta para a própria fala sobre si e sua condição de autoria na produção dessa significação.
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