MÚSICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9824

Palavras-chave:

Educação Musical, Brincadeiras, Música, Desenvolvimento Infantil

Resumo

O objetivo deste texto é abordar o ensino de música na infância trazendo discussões acerca das relações entre música e brincadeira no desenvolvimento musical e da criança. O ensino de música na educação básica transpassa questões epistemológicas do ensino de música na infância, das concepções de infância construídas historicamente, contribuições da psicologia do desenvolvimento, pedagogias ativas em música e as relações entre o neurodesenvolvimento infantil a partir da interação brincadeiras e aprendizagem musical. O estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC na etapa da educação infantil traz novas possibilidades de planejamento e execução de aulas de música pautadas nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e outros aspectos preconizados pela Base. Neste caminho, são apresentadas algumas sugestões de aulas, que podem ser ampliadas a partir da revisão de autores que apontam caminhos para a criação de um repertório de atividades pedagógico-musicais com um viés lúdico. No cotidiano da sala de aula, música e brincadeira não se dissociam, o brincar representa, na maioria das vezes o meio pelo qual a aprendizagem musical se efetiva. Neste sentido, Este texto propõe a articulação de reflexões sobre a forma como música e brincadeira interagem, contribuindo para um pleno desenvolvimento musical na educação infantil. 

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Biografia do Autor

Tais Dantas da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014), mestre em educação Musical (2010) e Bacharel em Instrumento violoncelo (2004) pela mesma universidade. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pelos componentes Educação Musical, Prática de Conjunto e Estágio Supervisionado. É lider do Sonoridades - Grupo de Pesquisa em Música, onde desenvolve o projeto de pesquisa “Propostas Pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais”. Coordena o Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais da UEFS e a Orquestra Sinfônica da UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação musical e execução musical, atuando nos seguintes temas: formação de professores, cognição musical, performance musical, ensino coletivo de instrumentos musicais, ensino de violoncelo, formação e criação de grupos musicais.

 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Silva, T. D. da . (2021). MÚSICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9824

Edição

Seção

Dossiê Temático