IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9832

Palavras-chave:

Imaginação, Criação, Teoria Histórico-Cultural, L.S. Vigotski

Resumo

As teorizações sobre a gênese do processo de organização da atividade consciente do ser humano são uma marca nos escritos de L. S. Vigotski (1896-1934). No curso do desenvolvimento da consciência, a imaginação – entendida como atividade complexa – caracteriza-se como um sistema psicológico de relações interfuncionais que ocupa centralidade e ganha contornos específicos ao longo da ontogênese. Neste artigo revistamos a obra vigotskiana com o objetivo de analisar o desenvolvimento e os contornos dos processos imaginativos ao longo da infância e da adolescência (períodos ontogenéticos estudados pelo autor).  Defendemos que condição humana, essencialmente e ontologicamente, se vincula aos processos imaginativos, pois ao criar estratégias intencionais de sobrevivência e ação sobre a natureza o indivíduo torna-se capaz de operar psiquicamente por meio da produção, reprodução e criação de imagens.

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB), pedagogo e doutorando em Educação pela mesma instituição. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Centro Universitário Estácio de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE) e coordenador do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. E-mail: fabra201@gmail.com.

Patrícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), musicista pela mesma instituição, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE)

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Abreu, F. S. D. de ., & Pederiva, P. L. M. . (2021). IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9832

Edição

Seção

Dossiê Temático