POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2003-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9893

Palavras-chave:

Política curricular, Teoria do discurso, Relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estado do conhecimento que objetivou efetuar o levantamento e a análise de trabalhos publicados em periódicos do campo do currículo e que abordassem “Política curricular e Relações étnico-raciais na educação básica”, produzidos no período de 2003 a 2018. Foram selecionados artigos que analisem as categorias citadas na perspectivas discursiva da teoria do discurso de Laclau e Mouffe. O corpora foi constituído por publicações das Revistas Currículo sem Fronteiras e E-currículum e para a organização dos dados estudo empregamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). As considerações finais apontam que os trabalhos dedicados ao estudo da política curricular para a educação étnico-racial ainda privilegiam a investigação da política no contexto da prática pedagógica e a perspectiva discursiva de análise do currículo ainda ocupa espaço incipiente nas publicações dos periódicos específicos sobre o currículo no período analisado.

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Biografia do Autor

Zelania Carmo Silva, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e Prefeitura Municipal de Itapetinga

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, 2020), possui Graduação em Pedagogia pela UESB(2005), Especialização em Direitos Humanos e Democracia pela UESB(2011). Atualmente é Professora efetiva do quadro do Magistério público do Município de Itapetinga e Coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia (SEC-BA).

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Carmo Silva, Z., & Eugenio, B. (2021). POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2003-2018. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9893

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Artigos