Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED: Notícias https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed <div align="justify">A Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED (ISSN 2675-6889), visa dialogar com várias áreas do conhecimento pela sua temática e aspecto interdisciplinar. Ainda, a revista tem a intenção de colaborar com a ciência e seu o crescimento, com a produção, difusão e compartilhamento de informações (saberes/conhecimentos), buscando fortalecer e fomentar o conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento do país.</div> pt-BR dom, 29 nov 2020 18:27:14 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Recebimento de E-mail vazio com codificação: Recebimento de E-mail vazio com codificação https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/79 https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/79 dom, 29 nov 2020 18:27:14 +0000 Chamada: Chamada para submissão de artigos em dossiê: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXTREMA-DIREITA https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/78 <p>As políticas neoliberais aplicadas à educação nos últimos anos têm provocado no campo educacional uma série de entraves à democratização do ensino, à participação cidadã e ao reconhecimento de que só se enfrentará a desigualdade econômica se for enfrentada de perto a desigualdade educacional. Os impactos são evidentes, pois além do desmonte da diversidade, através dos decretos e resoluções que visam aniquilar as possibilidades de educação escolar e não escolar, as práticas e ideológicas da extrema direita estão buscando cada vez mais espaço no âmbito estatal. A compreensão sobre o desmonte das políticas públicas se constituiu como projeto do capital, sobretudo após o golpe de 2016, quando a disputa por hegemonia alçou ao poder grupos representando o empresariado brasileiro, os fundamentalistas religiosos, os militares e negacionistas, portadores de um discurso sobre a educação meritocrática e pensado a partir dos exames de larga escala. Contudo, isso implica em uma série de perdas principalmente para as modalidades da educação que estão inseridas no contexto da diversidade, impactando diretamente na negação de direitos e no desrespeito às diferenças. Então, é objeto desse Dossiê, a compreensão desses impactos, principalmente, nesse contexto de pandemia da Covid-19.</p> <p>Na atualidade, as políticas educacionais voltadas para a diversidade, subjacentes às reformas educacionais refletem diretamente no planejamento escolar, de modo que os agentes educacionais precisam repensar a própria prática no seu contexto (micro), para dar conta da implementação de uma nova política educacional que se conforma ao projeto histórico de sociedade pensado pelas grandes agências do capitalismo global.</p> <p>Partimos do pressuposto de que o modelo educacional preconizado pelo capital, pautado na proposição de competências operacionais, não leva em consideração a diversidade humana, em direção à mudança de compreensão de mundo, de modo que isso reverbere no desenvolvimento de práticas condizentes com a vocação ontológica do ser humano, que é superar sua condição desumanizadora que lhe impõem o atual modo de produção capitalista. Isso só será possível a partir de uma formação humana capaz de impulsionar a transformação social. É nesse sentido que convidamos os pesquisadores da área para submeter os textos a este Dossiê.</p> <p>Lembramos que os artigos submetidos devem estar de acordo com as normas da Revista Estudos em Educação e Diversidade- REED disponíveis em: <a href="https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/about/submissions#authorGuidelines">https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/about/submissions#authorGuidelines</a></p> https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/78 dom, 29 nov 2020 13:28:23 +0000 Chamada: Chamada para submissão de artigos em dossiê: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/75 <p>O dossiê temático: “<strong>O estágio supervisionado nos cursos de formação docente: panorama e possibilidades no contexto do ensino remoto”, </strong>tem sua origem em um contexto marcado pela crise sanitária provocada pelo coronavírus (COVID-19). Nesse novo cenário mundial, dimensões econômicas e socioculturais são, consideravelmente, impactadas pelas ações estabelecidas para controle do contágio viral. Protocolos de isolamento e distanciamento social, priorizados como estratégias para preservação da vida, têm ameaçado o direito à educação e formação de milhares de estudantes.&nbsp; As medidas adotadas por meio de decretos e portarias, relativas à suspensão de aulas presenciais e sua substituição por aulas remotas, demandam dos segmentos públicos e privados de ensino estratégias para a superação dos problemas causados pela necessidade de se estabelecer, por tempo indeterminado, aulas não presenciais.</p> <p>Na educação superior, a retomada das atividades na graduação, por meio do ensino remoto, gera preocupações e questionamentos junto à comunidade acadêmica.&nbsp; No âmbito da formação para a docência, as singularidades pertinentes aos componentes curriculares nem sempre encontram um repouso confortável no seio das configurações emergenciais de ensino remoto.</p> <p>No que concerne à realização do estágio supervisionado em diferentes modelos, realizados no modo emergencial remoto, pensar em alternativas para materializá-lo demanda das Instituições a reorganização dos documentos normativos, dos projetos curriculares e estratégias que possam garantir a formação dos futuros professores neste campo de conhecimento. Por outro lado, fomenta alguns questionamentos junto aos professores/pesquisadores dessa área de estudo/atuação. Diante da impossibilidade de realizar o estágio presencialmente, quais poderão ser as soluções viáveis para a sua efetivação de forma remota? Considerando que as escolas, na sua maioria, não estão realizando atividades remotas e, aquelas que realizam, enfrentam muitos desafios, como promover estágios nestes contextos de ensino-aprendizagem? Quais alterações poderiam ser feitas nas configurações curriculares dos cursos de formação docente para efetivarem a realização do estágio não-presencial?</p> <p>Diante do quadro exposto, ponderando essas problemáticas e observando a importância do estágio para os cursos de formação de professores, a Revista de Estudos em Educação e Diversidade – REED convida professores e pesquisadores a enviarem artigos para o número dedicado ao tema “<strong>O estágio supervisionado nos cursos de formação docente: panorama e possibilidades no contexto do ensino remoto”.</strong></p> <p>Este dossiê tem por objetivo reunir estudos voltados para a organização dos estágios curriculares obrigatórios dos cursos de formação num cenário de prevalência do ensino à distância. As contribuições devem trazer discussões sobre os limites e desafios a serem enfrentados, as possibilidades de realização do estágio e suas interfaces, analisando como são planejados, implementados e avaliados.</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><strong>Organizadores</strong></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Roselane Duarte Ferraz – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Osmar Hélio Araújo – Universidade Federal da Paraíba – Brasil</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Teresa Sarmento – Universidade do Minho – Portugal</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Carlos Silva - Universidade do Minho - Portugal</p> <p><strong>Cronograma de Submissão/Publicação<br></strong>Prazo para submissão: <strong>30 de abril de 2021</strong>.<br>Publicação: <strong>Junho de 2021.</strong></p> https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/75 sáb, 14 nov 2020 14:36:19 +0000 Chamada para Publicação https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/73 <p><strong>A Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED</strong>, de responsabilidade do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos - CEPEP e do Observatório de Docência e Diversidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB abre chamada de trabalhos para o terceiro número, nas categorias: artigos científicos de pesquisas, de revisão e/ou relato de experiência; ensaio e resenhas.</p> <p>A <strong>REED</strong>, com periodicidade trimestral, objetiva divulgar trabalhos originais, que contribuam para o desenvolvimento científico sobre temáticas pertinentes ao campo da educação, assim como temas que tratam da diversidade vinculada às questões educacionais.</p> <p>Serão aceitas contribuições em português, inglês, francês e espanhol, as quais deverão seguir na integra as normas da Revista. Convidamos os autores a darem uma olhada na seguinte seção: <a title="Submissão" href="https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/about/submissions">https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/about/submissions</a></p> <p><strong>Data limite</strong> <strong>para submissão do terceiro número será até 30 de janeiro de 2021.</strong></p> <p>Equipe Editorial</p> https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/announcement/view/73 sex, 13 nov 2020 20:15:05 +0000