https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/issue/feedRevista de Estudos em Educação e Diversidade - REED2024-10-01T20:03:28-03:00Lúcia Gracia Ferreira Trindadereed@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED (ISSN 2675-6889)</strong>, visa dialogar com várias áreas do conhecimento pela sua temática e aspecto interdisciplinar. Ainda, a revista tem a intenção de colaborar com a ciência e seu o crescimento, com a produção, difusão e compartilhamento de informações (saberes/conhecimentos), buscando fortalecer e fomentar o conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento do país.</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12870Investigação da demanda para a implantação de uma creche noturna no instituto federal goiano - campus Ceres2023-06-20T12:50:35-03:00Vanessa Maria Marques Salomãovanessa.salomao@ifgoiano.edu.brLéia Aquillauane Alves da Silvaleia.aquillauane@estudante.ifgoiano.edu.br<p>O projeto intitulado <em>Investigação sobre a demanda para a implantação de uma creche noturna no IF Goiano - Campus Ceres</em> teve como objetivo realizar um levantamento da relevância da implantação de uma creche noturna no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, para estudantes e servidoras mães. Nesse sentido, foi desenvolvida e realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o objeto de pesquisa. A abordagem qualitativa se desenvolveu por meio de uma revisão de literatura sobre a temática, enquanto a quantitativa ocorreu por meio de pesquisa descritiva, na qual dados foram levantados e analisados, para compor o estudo em questão. Como resultado da pesquisa, foi observado que a demanda pelo índice de servidoras e estudantes-mães do período noturno é baixa, no entanto há uma necessidade devido a situação das estudantes-mães. Além disso, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para permanência e êxito das estudantes-mães, bem como para a formação de um espaço fecundo para práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14837A titulação na faculdade de artes da real e pontifícia universidade do México2024-05-09T01:51:41-03:00Zaira Navarrete-Cazalesznavarretec@gmail.com<p>Analisar o processo de titulação na Faculdade de Artes da Real e Pontifícia Universidade do México durante o período compreendido entre 1583 e 1630. Busca-se compreender as diretrizes, estratégias e requisitos para obter o grau de bacharel, mestre e doutor na primeira universidade da Nova Espanha, bem como seu impacto na formação dos alunos e no desenvolvimento do ensino superior na época. Emprega-se uma metodologia qualitativa de corte documental. Analisam-se fontes primárias como atas de exames, processos de titulação e estatutos universitários, assim como estudos historiográficos sobre a Real e Pontifícia Universidade do México. A genealogia de Foucault foi utilizada como ferramenta teórica para compreender as dinâmicas e influências por trás da formação dos critérios de titulação neste contexto histórico específico. Os resultados deste estudo destacam a importância do processo de titulação no desenvolvimento do ensino superior no México, evidenciando como os critérios estabelecidos nesta época influenciaram os futuros padrões de titulação nas universidades.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14968Abordagens de ensino eficiente para o desenvolvimento do pensamento matemático crítico: o caso da sala de aula invertida2024-07-30T23:27:46-03:00Adriano Alves de Rezendeadriano.rezende01@gmail.comEduardo Carrascoecarrasc@gmail.comÁngela Silva-Salseangelasilvasalse@hotmail.com<p>Este artigo busca demonstrar que a abordagem didática conhecida como Sala de Sula Invertida (SAI ou <em>Flipped Classroom</em>) tende a ser um instrumento potente para o ensino da matemática sob uma perspectiva crítica. Para tanto empregou-se uma ampla revisão de literatura com autores e obras que implementaram a SAI como abordagem didática no ensino da Matemática. Após isso, percebeu-se com a análise dos resultados que ao tornar o estudante um agente ativo de seu processo de aprendizagem, a grande maioria dos relatos demonstram que houve melhoria nas relações interpessoais, ganho de confiança e, principalmente, desenvolvimento do pensamento e da análise crítica frente aos problemas não apenas envolvendo questões matemáticas, mas também questões do seu cotidiano. Assim pode-se considerar que a Sala de Aula Invertida, mesmo não sendo método construído especificamente para o ensino da Matemática, pode contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Reforça-se também que seu possibilita o desenvolvimento das habilidades e competências de um pensamento superior, o pensamento crítico.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/15400Processos cognitivos e pós-estruturalismo: algumas reflexões a partir de Gilles Deleuze e Felix Guatarri2024-10-01T20:03:28-03:00Cinthia Nolácio de Almeida Maiacinthianolacio@yahoo.com.br<p>O Pós-estruturalismo pode ser definido como um movimento complexo e interdisciplinar de pensamentos que buscou repensar muitos princípios das teorias estruturalistas. Seus principais objetivos foram o questionamento da crença na razão e progresso da Ciência, a crítica ao sujeito oriundo do Iluminismo, o afastamento das metanarrativas e dos essencialismos e a recusa ao pensamento da representação da realidade que antecede à linguagem e é exterior aos indivíduos. Comumente, o Movimento Pós-estruturalista é atrelado a um grupo diverso de pensadores, dentre eles: Michel Foucault, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Jean-François Lyotard, Felix Guatarri, Gilles Deleuze. Especificamente, Guatarri e Deleuze, objeto de interesse do presente texto, trazem importantes reflexões no que tange a algumas dimensões imersas nos processos cognitivos, tais como: a estrutura do conhecimento, que segundo esses autores não deve se pautar numa visão positivista e hierarquizada, mas sim, numa visão rizomática e “desterritorializada”; o pensamento e o aprendizado, que devem ser concebidos de forma descentrada, individual e atrelados às experiências dos sujeitos; e a linguagem, que precisa ser entendida como um “produto” histórico-cultural. No bojo dessas asserções, o presente artigo, que se baseia em revisão de bibliografia específica, objetiva apresentar discussões sobre algumas dessas dimensões imbricadas nos processos cognitivos, numa perspectiva pós-estruturalista, a partir de estudos de Guatarri e Deleuze.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/13969Transtorno do Espectro Autista e as estratégias pedagógicas para assegurar a inclusão: um estudo das produções científicas2023-11-23T11:40:47-03:00Queilânia Silva Lô Almeidaqslalmeida.pdg@uesc.brVaneide Souza de Oliveiragsoliveira.pdg@uesc.brLilian Moreira Cruzlmcruz@uesc.br<p>O presente artigo, de abordagem qualitativa e que se caracteriza como “Estado da Arte”, objetivou analisar teses e dissertações no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo inicialmente como base os seguintes descritores: “Transtorno do Espectro Autista” e “Estratégias Pedagógicas”. Essa busca implicou no encontro de duas (02) pesquisas, sendo todas dissertações, publicadas em 2020. Pelo pequeno quantitativo, modificamos os descritores para “Transtorno do Espectro Autista” e “Atendimento Educacional Especializado”, a busca apontou três (03) dissertações, todas publicadas em 2022. Ao cruzar os dados, selecionamos quatro (04) pesquisas para leitura em sua integralidade, visto que uma se repetia. As pesquisas revelam que apesar de serem pouco conhecidas e/ou utilizadas, as estratégias pedagógicas podem colaborar para o processo de ensino e aprendizagem das crianças com TEA. Dentre essas, destacamos, o Plano de Ensino Educacional Individualizado (PEI), o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que são consideradas como possibilidades para contribuir na inclusão educacional. Destarte, destacamos como relevante neste estudo, o aprimoramento dos saberes e conhecimentos dos/as professores/as, para que possam proporcionar aos/às estudantes uma educação equitativa.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14349Docência universitária nos Cursos de Artes: percepções discentes sobre o fazer docente2024-02-06T11:56:57-03:00Paloma Oliveira Bezerrapalomaoliveira7@hotmail.comNarciso Larangeira Telles da Silvanarcisotelles@demac.ufu.br<p>O presente artigo apresenta uma análise da docência universitária no contexto dos cursos de Artes no que diz respeito à percepção discente sobre o fazer docente. Essa discussão tem como finalidade ampliar o conhecimento acerca da docência universitária, contribuindo com os debates a respeito da docência na educação superior. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa, dado o seu caráter interpretativo. A construção dos dados tornou-se possível por meio de questionários. Entre os resultados mais significativos estão: ao justificar suas escolhas quanto aos docentes que contribuíram para sua formação, os discentes participantes da pesquisa não elencaram elementos relacionados a uma produção artística reconhecida. Sobressaiu para os estudantes o fato de os docentes terem domínio do conteúdo, boa didática para ensinar, conhecimento na área e o planejamento das aulas. Sobretudo, destacamos o entrelaçamento das práticas docentes e artísticas no contexto universitário. Ainda, emergiu o conceito de professor bem-sucedido.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14609Investigação científica na educação infantil: contribuição para a inserção da criança pequena no universo científico2024-04-10T00:01:34-03:00Andreia Cristina Freitas Barretoacfbarreto@uneb.brViviane Bricciaviviane@uesc.br<p>Este estudo buscou analisar possibilidades de processos de investigação científica na Educação Infantil a partir de atividades investigativas e do referencial direcionado para o ensino de Ciências na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação. Foi realizado uma pesquisa qualitativa com um grupo de crianças de 05 anos de idade que participaram de atividades envolvidas em uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o desenvolvimento de sementes de alpiste em três tipos de solo: areia, terra e argila. Utilizamos como instrumentos de análise, as falas e os registros (escritos e pictóricos) realizados pelas crianças. Constatamos que é possível que as crianças se engajem desde pequenas em investigações científicas e que a abordagem metodológica adotada pelas professoras foi um agente potencializador para a introdução de conceitos científicos nessa fase escolar, uma vez que suas etapas contribuem à inserção da criança no universo científico.</p>2024-04-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14613O tornar-se professora e a ação pioneira na implantação do ensino superior no interior do sul da Bahia/Brasil na segunda metade do século XX: memória e história de Waldir Pinto Montenegro Matos2024-04-01T16:30:59-03:00Daisy Laraine Moraes de Assisdaisylassis@gmail.com<p>O interesse pela memória e trajetória de vida da professora Waldir Pinto Montenegro Matos decorreu do processo inicial de investigação sobre a presença da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no sul da Bahia, na primeira metade da década de 1950, objeto do trabalho de pesquisa, cujo foco principal encontrava-se voltado para o movimento de criação dos ginásios “gratuitos” na região cacaueira, durante o período. E, de maneira mais específica, a criação do ginásio da CNEG no município de Ibicaraí. Nesse processo, o nome da professora é destacado. Assim, a partir da memória da formação docente e trajetória profissional de Waldir Pinto Montenegro Matos, busca-se na composição da narrativa histórica, presente neste trabalho, estabelecer uma relação entre a história de vida de Waldir Montenegro e o protagonismo atribuído à docente na implantação do ensino superior no interior da Bahia na segunda metade do século XX, tendo em vista uma maior compreensão sobre como ocorreu esse processo e o papel educacional exercido pela docente na região.</p>2024-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14334A base e o plano: tensões e distanciamentos na política educacional brasileira2024-01-23T21:02:27-03:00Fábio Viana Santosfabio.dirpe@yahoo.com.brFlávia Viana Santosfvianna.santos@hotmail.comMariana Aguiar Manentimarianaamanenti@gmail.com<p>Resenha da obra <em>“A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”</em>, organizada pela professora Márcia Angela da S. Aguiar e pelo professor Luiz Fernandes Dourado, ambos vinculados a Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14396Editorial2024-02-15T09:48:01-03:00Roselane Duarte Ferrazrduarte@uesb.edu.br<p>o</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/15135Apresentação do dossiê temático: “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais”2024-07-30T21:16:06-03:00Marta Loula Dourado Vianamarta.viana@uesb.edu.brCláudio Eduardo Félix dos Santosclaudio.felix@uesb.edu.brWilson da Silva Santoswisanvc@yahoo.com.brGenilson Ferreira da Silvagensil.uneb@gmail.com<p>O dossiê temático intitulado “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais, buscou reunir artigos inéditos, oriundos de investigações de pesquisadores que apresentam reflexões históricas, críticas e dialógicas sobre a luta pela democratização da educação pública no Brasil nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior. Propomos (re)pensar criticamente os interstícios da política neoconservadora e liberal de modo a colaborar com a construção de um projeto de educação democrática para o país.</p>2024-07-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12186Caminhos para uma educação infantil do campo decolonial2023-03-02T09:05:10-03:00Euza Souza Sampaio Silva euza.sampaio@hotmail.comJaqueline Braga Morais Cajaibajaqueline.braga.psi@gmail.comArlete Ramos dos Santosarlerp@hotmail.comTatyanne Gomes Marquestmarques@uneb.br<p><strong> </strong>Este estudo apresenta uma discussão sobre as marcas deixadas pela educação colonizadora na educação brasileira, tendo como foco Educação Infantil do Campo. Para tanto, faz um movimento teórico investigativo que apresenta reflexões sobre a Educação Infantil do Campo à medida que articula com o processo histórico de contradições e negação de direitos às infâncias, e especialmente aquelas que vivem no campo. O estudo é amparado na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, uma vez que identifica as contradições históricas nos movimentos de consolidação da educação enquanto um direito constitucional. Desse modo, amparado nos autores como Freire (1991, 1997 e 1999), Quijano (2013), Mota Neto (2016,2019), Barbosa (2014), entre outros que discutem a educação decolonial. O estudo propõe um fazer decolonial voltado para a Educação Infantil do Campo. A conclusão aponta a possibilidade de mudanças e transformações, além de admitir avanços significativos, e movimentos que ganham forças no campo teórico e prático no sentido de construir uma Educação Infantil do Campo que reconheça a criança a partir de sua realidade social, sua cultura e, também, que seja respeitado e assegurado o seu direito à educação, no lugar onde possam vivenciar sua infância em uma perspectiva emancipatória</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12795Gestão democrática da educação no governo do PT (2003-2016): avanços, limites e possibilidades crítico-superadoras2023-06-13T14:32:44-03:00 Jasmym Alves Françajasmymfranca8@gmail.comMarta Loula Dourado Vianamldviana@yahoo.com.br<p>Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise acerca da concepção de gestão democrática, divulgada nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), durante as gestões de Lula e Dilma (2003-2016) no Governo Federal. Trata-se de entender os avanços e limites teórico-políticos da gestão democrática sob a preponderância dos ideais liberal-capitalistas, bem como a necessidade e possibilidade de construção de uma gestão educacional democrática contra- hegemônica no atual contexto, que supere o período antidemocrático pós-golpe de 2016. A pesquisa se caracteriza documental e bibliográfica. Por conta do volume de documentos oficiais publicados pelo MEC, foram analisados documentos que tiveram o objetivo de uma gestão democrática na educação. O texto divide-se em dois momentos: o primeiro aborda uma sistematização histórica e reflexão teórica acerca do desenvolvimento da concepção de gestão democrática no âmbito dos documentos oficiais de diretrizes educacionais publicados pelo Ministério da Educação. O segundo momento, discute os fundamentos da concepção de gestão democrática, que, a nosso ver, oscilou entre o reformismo- democrático e a contra- hegemonia.</p>2024-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12936Democratização da educação pública: gênero e inclusão na educação2023-06-30T18:29:02-03:00Auricelia de Aguiar Silvaauricelia.aguiar@discente.ufma.brWelingthon dos Santos Silvawelingthon.santos@discente.ufma.brSimone Regina Omizzolosimone.omizzolo@ufma.brFrancisco de Assis Carvalho de Almadafrancisco.almada@ufma.br<p>O presente artigo traz uma abordagem sobre a democratização na educação pública a partir das discussões acerca de gênero e inclusão na educação. Em que objetivamos refletir a democratização da escola pública como norteador das discussões de gênero e inclusão educacional. Assim, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde apresentamos elementos históricos que envolvem a trajetória do conceito de gênero, inclusão e o processo de democratização da educação no Brasil. Trazemos também sobre as mudanças sociais, perspectivas e desafios que abarcam a escola pública nos aspectos de uma gestão democrática e inclusão de gênero. A fundamentação teórica utilizada pauta-se em autores como Candau (2020), Hooks (2019), Louro (2002; 2004; 2014), e demais autores do campo da educação que nos permitem compreender a gestão democrática e a inclusão de gênero no meio escolar, refletindo a escola como um espaço de construção da inclusão e diversidade. Com base na discussão sobre gênero e inclusão educacional, percebemos que a democratização da educação pública no viés da inclusão segue uma trilha em que os passos são vagarosos, mas muito tem sido feito, esforços conjuntos para vencer os desafios que se apresentam no desenvolvimento das relações humanas presentes dentro e fora da escola.</p>2024-07-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/13716Educação e Neoliberalismo no Brasil nos anos de 1990: o desmonte da educação pública2023-10-03T17:00:45-03:00Wilson da Silva Santoswisanvc@yahoo.com.brWagnervalter Dutra Júniorwdutra@uneb.brGenilson Ferreira da Silvagensil.uneb@gmail.com<p>No Brasil, a década de 1990 é marcada, sobretudo, pela aplicação das políticas neoliberais que impuseram, dentre outros aspectos, a redução do papel do Estado na economia, o controle dos gastos públicos, a realização das privatizações e a compreensão de que saúde e educação são mercadorias a serem negociadas dentro da lógica do capital. Tomando como referência as políticas neoliberais iniciadas no Governo de Fernando Collor de Mello, continuadas no Governo Itamar Franco, logo após o processo impeachment que recaiu sobre o referido presidente Collor de Mello, assim como intensificadas nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, buscamos compreender como a educação pública brasileira é gestada por esses governos, destacando a lógica de descentralização que propõe uma organização financeira alicerçada em níveis subnacionais.</p>2024-07-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED