https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/issue/feedRevista de Estudos em Educação e Diversidade - REED2023-12-10T16:44:57-03:00Lúcia Gracia Ferreira Trindadereed@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED (ISSN 2675-6889)</strong>, visa dialogar com várias áreas do conhecimento pela sua temática e aspecto interdisciplinar. Ainda, a revista tem a intenção de colaborar com a ciência e seu o crescimento, com a produção, difusão e compartilhamento de informações (saberes/conhecimentos), buscando fortalecer e fomentar o conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento do país.</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/11618DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA2023-08-30T08:35:05-03:00Igor de Souza Pereiraigorsouza.1196@gmail.comFernanda Andréa Fernandes Silvafernanda.silva@ifpb.edu.br<p>O presente estudo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor deste artigo que teve o objetivo de analisar os desafios e as contribuições dos Estágios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba, <em>campus</em> Cajazeiras. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, sendo descritivo-exploratório quanto aos objetivos. A coleta de dados aconteceu através de um questionário e uma entrevista semiestruturada, e os resultados obtidos foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, foi constatado que os desafios foram em relação à gestão de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodológica e a transposição didática; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnológico e utilização de <em>softwares</em> educacionais. Por outro lado, esse componente curricular contribuiu com a articulação entre teoria e prática, na experiência profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa temática abordada dispõe de uma dimensão ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Estágio Supervisionado configura-se sendo importante na formação docente inicial.</p>2023-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/11654MULHERES CIENTISTAS: DISCUTINDO SEXISMO E RACISMO NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO2022-12-12T11:38:14-03:00Maria Fabiana Costa Evangelistafabicostaevangelista@gmail.comWanderson Diogo Andrade da Silvawandersondiogo@hotmail.com<p>Este estudo buscou discutir sexismo e racismo na Ciência/Química através de uma sequência didática com estudantes de uma escola pública de Ensino Médio localizada em Juazeiro do Norte/CE, para evidenciar o papel das mulheres nesse espaço, fomentando um ensino de Química menos racista, machista e sexista. A sequência didática foi organizada em três momentos, com duração de 50 minutos cada, envolvendo a participação de 27 estudantes. Para a geração dos dados foram utilizados dois questionários com a turma, no início e no final da atividade, além do diário de campo. A atividade revelou que os(as) estudantes possuíam uma concepção caricata e reducionista da figura de cientista, não considerando a possibilidade de mulheres, sobretudo negras, na produção do conhecimento científico e tecnológico. Aliado à experimentação, a sequência didática buscou promover um ensino de Química socialmente contextualizado, possibilitando uma outra visão entre os(as) estudantes sobre ser cientista.</p>2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12136A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS-BA2023-02-23T16:37:44-03:00Crislane Santos Silvacrislanesantos.s@outlook.comAndreia Cristina Freitas Barretoacfbarreto@uneb.brLucimar Gracia Ferreiralucimargracia@hotmail.com<p>A educação inclusiva propõe um ensino que visa conceder as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos independente de sua condição física, mental ou social. Sendo a língua portuguesa uma das principais disciplinas do currículo escolar e que o domínio da leitura e escrita são competências essenciais para a maioria das atividades no âmbito profissional e algumas vezes social, compreende-se a importância da inclusão de todos os alunos com e sem deficiências no ensino da mesma. A relevância dessa pesquisa se propõe a analisar quais os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa ao ensinar alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE no município de Eunápolis. A abordagem escolhida para a pesquisa foi a qualitativa e para produção dos dados o questionário com perguntas dicotômicas, de múltipla escolha e abertas, enviados através do <em>Google Forms</em>, composto por questões que proporcione a reflexão do professor sobre a educação inclusiva no ensino de Língua Portuguesa. Os sujeitos da pesquisa foram 8 professores de Língua Portuguesa que atuam no município. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores enfrentam desafios constantes ao lecionar para alunos com NEE, sendo a falta de formação acadêmica específica a base da maioria deles.</p>2023-10-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12742RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTRATÉGIAS PÓS-PANDEMIA2023-06-05T14:11:53-03:00Alexandre José dos Santosstosale1@gmail.comLilian Moreira Cruzlmcruz@uesc.br<p>O presente artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas por uma escola baiana de educação pública básica para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer os desafios advindos da pandemia da covid-19 para a educação e identificar as ações promovidas pela escola pesquisada para promover a formação continuada de professores/as durante e pós-pandemia. Para tanto, ancoramos esta pesquisa em uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória e descritiva. Utilizamos o questionário virtual como instrumento para produção dos dados. Contamos com a participação de 16 docentes, sendo 05 homens e 11 mulheres. Os dados revelaram a realidade de: - docentes sobrecarregados de trabalho, sem tempo de estudos e planejamentos; - discentes com defasagem no conhecimento, o que demanda a recomposição de aprendizagens; - escola em busca de um trabalho coletivo para suprir as necessidades advindas de discentes e docentes. Face ao exposto, compreendemos que a implementação de políticas públicas educacionais direcionadas especificamente para a Recomposição de aprendizagem dos/as discentes e Formação Continuada para docentes é um caminho viável para subverter a precarização da educação brasileira e assegurar o direito fundamental social que é a educação, de forma equitativa. </p>2023-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12769O USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE CAMINHO TOMAR COM O ENSINO REMOTO, O DESAFIO ESTAVA POSTO!2023-06-10T20:03:29-03:00Mariana Winne Ferreira Pereiramwfpereira.pdg@uesc.brLívia Andrade Coelholivia@uesc.br<p><strong>Resumo: </strong>Em meio à pandemia provocada pela COVID-19,as instituições de ensino no Brasil colocaram em ação o Ensino Remoto Emergencial - ERE, solução temporária e estratégica, que possibilitou a comunidade escolar realizar, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino. Os professores, em caráter de urgência, trabalharam com conteúdos até então desenvolvidos presencialmente, em uma realidade totalmente nova, tornando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como um importante recurso durante este período pandêmico. Objetivo deste relato é analisar o uso do aplicativo <em>WhatsApp</em> como recurso pedagógico no ERE, na Educação Infantil, os desafios e aprendizados para os docentes. Optamos metodologicamente por um relato de experiência, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento para construção dos dados observações registradas durante um estágio extracurricular, numa turma de pré-escola da rede pública, no interior do Estado da Bahia, com crianças do Pré 1, da faixa etária de 04 a 05 anos. Concluímos que o uso do <em>WhatsApp</em> durante o Ensino Remoto Emergencial com crianças pequenas evidenciou dificuldades que há tempos permeiam a realidade da Educação Infantil pública e a necessidade do investimento não só na infraestrutura das escolas, mas, na formação continuada dos docentes.</p>2023-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/13477ENTRE CANTOS E CONTRAGOLPES: SUBVERSÃO RESPONSÁVEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CAPOEIRA2023-11-09T07:37:02-03:00Thais Guimarães de Oliveirathaisgoliveira10@gmail.comRodrigo Fernandes Moraisphy.arte@gmail.comAntonio Carlos Fontes dos Santostoni@if.ufrj.br<p>Este é um trabalho que se desenvolve ao questionarmos o lugar que a Matemática ocupa nas escolas: como precursora ou combatente do racismo. Refletimos sobre a proposta da etnomatemática, enquanto prática subversiva, e o importante espaço que a capoeira pode ocupar no sentido oposto ao vivenciado na educação (dita) tradicional. Realizamos entrevistas com professores de Matemática, capoeiristas e estudantes da Educação Básica, a fim de pensar em como reformular as aulas de Matemática à luz dos referenciais teóricos, que englobam decolonialidade, etnomatemática e educação Matemática crítica. A partir das entrevistas e reflexões sobre a inserção da capoeira na sala de aula, podemos criar um espaço escolar decolonial que envolva os educandos. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar as reflexões dos professores de Matemática sobre a própria prática educativa, além de instigar o debate das questões raciais nos currículos de licenciatura de forma geral.</p>2023-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14006AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “TUTORIAS COLABORATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO” NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTEXTOS E APRENDIZAGENS2023-12-01T10:20:25-03:00Alba Lúcia Gonçalvesalbagon@uesc.brLilian Moreira Cruzlmcruz@uesc.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do projeto de extensão “Tutorias colaborativas em Alfabetização” para a formação inicial docente, de modo a identificar os contextos de execução e as aprendizagens de duas licenciandas em Pedagogia, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O estudo sustenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Utilizamos como instrumento para produção de dados a entrevista semiestruturada. Os dados revelam que a extensão universitária se configurou como um veículo para aproximar os/as graduandos/as do campo profissional docente, o que contribuiu na socialização de experiências, construção de novos saberes e conhecimento, reflexão e partilha de vivências que favoreceram a constituição da identidade docente. O projeto de extensão possibilitou construir novos entrelaçamentos entre a universidade e a escola de educação, assim fortalecer a formação docente e a educação na área de inserção da UESC.</p>2023-12-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14117PLANEJAMENTO NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA2023-12-10T16:44:57-03:00Roselane Duarte Ferrazrduarte@uesb.edu.brSolange Trindade de Almeida201920622@uesb.edu.br<p>Este artigo apresenta uma discussão acerca do planejamento pedagógico no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a crise sanitária da COVID-19. O estudo concentra-se nas discussões sobre a transição do ensino presencial para a atuação dos professores no cenário da educação remota, além da adaptação, formação e desenvolvimento de estratégias de ensino adequadas. O artigo objetiva conhecer a organização do planejamento pedagógico de professores de escolas da Educação Básica, considerando a implantação das atividades não presenciais de ensino. A metodologia teve a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Como instrumento para a construção dos dados, foi utilizado o questionário aplicado on-line, via <em>Google forms</em>. Os colaborados deste estudo foram docentes da Educação Básica da região do Médio Sudoeste da Bahia. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo, especificamente a análise temática, a partir dos 24 questionários respondidos. Os dados esclarecem sobre a necessidade de se promover o suporte institucional, apoiando e orientando os profissionais de ensino na superação dos desafios impostos pelo ERE. Este estudo também revela a importância de se promover um planejamento flexível que prima pela reflexão e contextualização da realidade vivenciada pelos sujeitos de ensino-aprendizagem, evidenciando a clareza dos conteúdos, a integração das tecnologias, a adaptação às necessidades dos alunos e a promoção de abordagens colaborativas na organização do planejamento pedagógico.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/13013POLITICIDADE DA EDUCAÇÃO: PROPOSIÇÕES FREIREANAS2023-07-11T06:58:15-03:00Alexandre José dos Santosstosale1@gmail.comCláudia Celeste Lima Costa Menezescclcmenezes@uesc.br<p>Trata-se da resenhao do livro "Política e Educação" de autoria do educador Paulo Freire que é fruto de apresentações e discussões em seminários realizados no Brasil e no exterior e de textos escritos em 1992.</p>2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/13572Editorial2023-09-11T23:20:21-03:00Rita de Cássia Souza Nascimento Ferrazritasouza@uesb.edu.br2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REEDhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14004O analfabetismo científico como problema social no Brasil2023-12-01T18:06:24-03:00Taís da Silva Meirataismeira.quimica@gmail.comAlcione Torres Ribeiroatribeiro@gmail.com<p>Esta pesquisa aborda o analfabetismo científico existente na sociedade brasileira por meio de um estudo elaborado através de uma revisão bibliográfica que apontou os fatores culminantes e decorrentes deste fenômeno, bem como meios para tentar suprimi-lo. O objetivo foi identificar até que ponto o analfabetismo científico se coloca como implicador no desenvolvimento da nação brasileira e ficou entendido que este fenômeno é ocasionado por três fatores principais. A pesquisa mostrou que o analfabetismo científico da população pode acarretar impactos preocupantes como a crença e adesão a movimentos anticientíficos e obscurantistas, que resultam na perpetuação da pobreza, aumento das desigualdades sociais, e implicações ao meio ambiente. Também foi evidenciado que os mesmos fatores causadores do analfabetismo científico podem ser amenizados e utilizados no seu enfrentamento num processo de ensino-aprendizagem mais significativo, numa perspectiva emancipatória e uma formação docente inicial e continuada atualizada com as demandas sociais e uma divulgação científica mais acessível.</p>2023-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14025O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais2023-12-02T16:28:34-03:00Paloma Ribeiro Bezerrapaloma.b8890@ufob.edu.brMayara Soares de Melomayara.melo@ufob.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho visa promover a análise e discussão acerca da utilização do podcast Farmei! cuja produção objetiva divulgar as ciências da natureza e suas relações com direitos humanos a partir de jogos e atividades lúdicas, especialmente, de jogos de videogame. Para tanto, foram realizados levantamentos em anais de dois eventos científicos, o Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, entre os anos de 2010 e 2020, a fim de identificar as produções teóricas que abordam a utilização de podcasts como ferramentas formativas para professoras e professores de ciências da natureza. A partir da análise realizada, foi percebida uma lacuna em relação a pesquisas que abordem o uso de podcasts como ferramentas didáticas e, ainda mais incipientes, quanto ao uso delas na formação docente. Visando contribuir para a superação deste quadro, são apresentados encaminhamentos para identificar as potencialidades e limitações de um podcast, o Farmei!, como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem de futuros docentes, na abordagem de temáticas inovadoras para o ensino, no caso em questão, os espaços não-formais e suas contribuições para a educação em ciências.</span></p>2023-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14028Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões2023-12-03T02:16:19-03:00Márcio Matos Limamarciolimatos@yahoo.com.br<p>Dentre os conceitos ensinados na química, o conceito de orbital atômico é um dos mais importantes, pois ajuda a compreender as teorias quânticas da ligação química. Porém, este conceito surge nos livros de Química do nível superior de formas diferentes, como função de onda ou como região do espaço, causando confusão e dúvidas nos estudantes. Uma explicação para essas definições tão diferentes para o Orbital talvez esteja no fato de alguns cientistas o considerarem real e isso tem suscitado muitas discussões. Um número crescente de educadores tem se posicionado contrários a utilização do conceito de orbital em cursos básicos de química por considerarem este conceito altamente abstrato e fora do alcance de muitos estudantes. Existem também os que defendem o ensino do conceito de orbital, pois é científica e pedagogicamente incorreto ensinar teorias superadas. Esse trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino do conceito de orbital atômico com base na literatura. Um dos problemas apontados para o ensino do conceito de orbital atômico está relacionado com o fato de nem sempre a disciplina de química ser lecionada por professores formados em química e a variedade de livros didáticos apresenta esse conceito de forma muito insuficiente.</p>2023-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14038O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor2023-12-03T16:13:57-03:00Rafael Rocha Teixeirarafaeluesc2019@gmail.comRosilene Ventura de Souzarvsouza@uesc.brLuiza Renata Felix de Carvalho Limalrfelix@uesc.br<p><em><span style="font-weight: 400;"> </span></em><span style="font-weight: 400;">A química é uma ciência presente tanto em situações triviais quanto em contextos complexos do cotidiano. No campo da Engenharia Mecânica, essa influência se destaca, pois os engenheiros mecânicos enfrentam a crucial escolha de materiais, considerando requisitos como resistência, durabilidade, leveza e resistência à corrosão. Essas decisões impactam diretamente o desempenho de veículos e sistemas mecânicos que projetam. Diante disso, o presente trabalho visa investigar o impacto da contextualização sobre a compreensão de engenheiros mecânicos em formação acerca dos conceitos químicos e de sua importância no exercício das atividades profissionais. Para realizar esta pesquisa, uma entrevista foi conduzida com os alunos, pelo monitor da disciplina de Química Geral II Experimental. Os resultados da pesquisa mostraram que a abordagem contextual promoveu o aprendizado de forma significativa. Os alunos passaram a enxergar a química como fundamental para solucionar problemas complexos na engenharia mecânica. A integração entre teoria e prática tornou a disciplina mais relevante, envolvente e motivadora. Em conclusão, a contextualização, quando desenvolvida de maneira eficaz, não apenas aprimora o desempenho acadêmico, mas também transforma as percepções sobre a relevância da química, desenvolvendo habilidades práticas e preparando abrangentemente os alunos para os desafios da Engenharia Mecânica.</span></p>2023-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14045Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos2023-12-03T18:16:13-03:00Juliana Vilas Bôas Costa Diasjulianavb.quimica@gmail.comHellen Christina Araujo Douradohellenchrisd@gmail.comRafael Moreira Siqueirarafael.siqueira@ufba.br<p>A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento oficial de orientação para o currículo da educação básica brasileira e, como documento normativo, seus fundamentos pedagógicos também influenciam nos materiais didáticos. Compreendendo os livros didáticos como importantes instrumentos de acesso aos saberes sistematizados, o objetivo da pesquisa foi analisar o conteúdo de termoquímica nas coleções Ser protagonista da disciplina de Química ou da área de Ciências da Natureza, para o ensino médio, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) dos anos de 2018 e de 2021. Foram identificados os conteúdos de termoquímica em cada volume das coleções a partir da busca por palavras-chave, depois os mesmos foram analisados levando em consideração: a definição adequada dos conceitos, utilização de exemplos, a importância dos cálculos termoquímicos e a Lei de Hess como um caso particular da primeira lei da termodinâmica. A análise foi realizada de forma comparativa, buscando relacionar as mudanças nos livros didáticos com as orientações curriculares da BNCC. A análise mostrou que, enquanto a coleção Ser Protagonista do PNLD de 2018 apresenta conceito inadequado de entalpia e aborda a Lei de Hess como uma discussão puramente matemática, a coleção do PNLD de 2021, apesar de um capítulo destinado à termodinâmica, com definição de conceitos importantes como calor e energia interna, ausentes na coleção anterior, há predominância da abordagem física nesse conteúdo e ausência do estudo dos efeitos térmicos associados às reações químicas. Diante dos resultados encontrados, consideramos que, na nova coleção, orientada pela BNCC, houve supressões no conteúdo de termoquímica na coleção Ser Protagonista do PNLD 2021, prejudicial ao estudante na sua formação humana.</p>2023-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c)