Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 7 (2022): jan./mar.
v. 3 n. 7 (2022): jan./mar.
Publicado:
2022-03-31
Expediente
1-6
pdf
Editorial
Editorial
Roselane Duarte Ferraz
1
pdf
Dossiê Temático
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: “EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA NOVOS TEMPOS: PERSPECTIVAS E DEBATES CONTEMPORÂNEOS”
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10536
Mara A. Alves da Silva, Letícia dos Santos ´Pereira, Fredy Ramon Garay Garay
1-5
PDF
AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347
Kelly de Santana Santana, Mara A. Alves da Silva, José Gilberto da Silva , Elisa Prestes Massena
1-25
PDF
PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO QUÍMICO BASEADO EM MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DO EQUILÍBRIO QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10320
Alexandra Castaño Duran , Fredy Ramon Garay Garay
1-15
PDF (Español (España))
CONVERGÊNCIA ENTRE PERSPECTIVAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10444
Rosiléia Oliveira de Almeida, Maria Aparecida da Silva Andrade
1-26
PDF
PROPOSTA DE USO DA ABORDAGEM TEAM-BASED LEARNING EM AULAS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO REMOTO: DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10269
Letícia dos Santos Pereira
1-22
PDF
DESIGN DE ESTUDOS DE CASO HISTÓRICOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10382
Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
1-24
PDF
O QUE É SER CIENTISTA PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10270
Felipe da Costa Negrão, Alexandra Nascimento de Andrade, Priscila Eduarda Dessimoni Morhy
1-20
PDF
CONSTRUINDO RAZÕES PARA A DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UM CURSINHO POPULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFBA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10303
Hugo Henrique David da Silva Santos, Hélio da Silva Messeder Neto, Raiana Wilsa Linhares Oliveira
1-27
PDF
CHÁS E INFUSÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10246
Viviane Silva Santos, Rafael Moreira Siqueira
1-26
PDF
UMA ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10297
Maristela Cabral da Silva Piedade, Marcelo Leandro Eichler
1-20
PDF
ATIVIDADES STEAM MAKER: INVESTIGANDO CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EXTRACURRICULARES NO IFBA CAMPUS SEABRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10184
Rafaelle da Silva Souza, Joelson Novaes Sá Teles, Laura de Araújo Rodrigues
1-23
PDF
EDUCA AÇÃO COM CIÊNCIA: POR UMA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10336
Antonio Luiz de Almeida
1-27
PDF
SUPERMERCADOS ENQUANTO ESPAÇOS DE CULTURA CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10151
Manoel Henrique Estércio Farias Plácido, Rafaelle Bonzanini Romero, Adriano Lopes Romero
1-26
PDF
DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO VIDENTE E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10281
Diego Santos de Jesus, Simone Aparecida Fernandes Anastácio
1-22
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE UMA AULA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10365
Larissa da Fonseca Conceição, Gil Luciano Guedes dos Santos, Fabiana Rodrigues dos Santos
1-26
PDF
REGISTRO DE SINAIS-TERMO NA ÁREA DA BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10380
Taise Gomes dos Santos Cá, Silvia Maria de Oliveira Pavão
1-15
PDF
CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10267
Márcia da Silva Lima, Lucas dos Santos Fernandes
1-18
PDF
DISCURSOS SOBRE GENES NA SALA DE AULA DE GENÉTICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10134
Leonardo Celin Patino
1-20
PDF
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379
Maria Mabelle Pereira Costa Paiva, Aluísio Marques da Fonseca, Regilany Paulo Colares
1-25
PDF
Artigos
AS INFÂNCIAS NO “REINO GRANDE DO SUL": SCRIPTS DE GÊNERO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10149
Cristiano Rosa, Jane Felipe, Vanessa Costa
1-23
pdf
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESTREITO – MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10343
Regysane Botelho C Alves, Cleonilde Aguiar de Barros
1-18
pdf
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10310
Zaira Navarrete-Cazales, Héctor Manuel Manzanilla-Granados, Lorena Ocaña-Pérez
1-24
pdf
PEDAGOGIAS DE FAVELAS: EDUCAÇÃO POPULAR, EMANCIPAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10289
Marcelo de Jesus Arouca, Cláudia Pons Cardoso
1-19
pdf
PERSPECTIVAS E DEBATES CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DESAFIADORES: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10384
Luciana dos Santos Rosenau, Sandra Terezinha Urbanetz
1-17
pdf
ENSEÑAR MATEMÁTICAS: ESTUDIO DE CASO EN UNA ESCUELA PRIMARIA URBANA MEXICANA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10432
Jorge Chacón Reyes, Daniela Alarcón Vega, Luz Angélica Hernández García
1-26
pdf (Español (España))
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
educação
diversidade
adaptação curricular
ensino regular
educação inclusiva
universidad
saberes
formación
pedagogia social
aspectos históricos
políticas públicas
narrativas
lutas
uneb
docência
gênero
Qualis
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual