v. 3 n. 7 (2022): jan./mar.

					Visualizar v. 3 n. 7 (2022): jan./mar.
Publicado: 2022-03-31

Expediente

Editorial

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: “EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA NOVOS TEMPOS: PERSPECTIVAS E DEBATES CONTEMPORÂNEOS”

    Mara A. Alves da Silva, Letícia dos Santos ´Pereira, Fredy Ramon Garay Garay
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10536
  • AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

    Kelly de Santana Santana, Mara A. Alves da Silva, José Gilberto da Silva , Elisa Prestes Massena
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347
  • PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO QUÍMICO BASEADO EM MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

    Alexandra Castaño Duran , Fredy Ramon Garay Garay
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10320
  • CONVERGÊNCIA ENTRE PERSPECTIVAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL

    Rosiléia Oliveira de Almeida, Maria Aparecida da Silva Andrade
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10444
  • PROPOSTA DE USO DA ABORDAGEM TEAM-BASED LEARNING EM AULAS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO REMOTO: DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA

    Letícia dos Santos Pereira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10269
  • DESIGN DE ESTUDOS DE CASO HISTÓRICOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

    Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10382
  • O QUE É SER CIENTISTA PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?

    Felipe da Costa Negrão, Alexandra Nascimento de Andrade, Priscila Eduarda Dessimoni Morhy
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10270
  • CONSTRUINDO RAZÕES PARA A DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UM CURSINHO POPULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFBA

    Hugo Henrique David da Silva Santos, Hélio da Silva Messeder Neto, Raiana Wilsa Linhares Oliveira
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10303
  • CHÁS E INFUSÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

    Viviane Silva Santos, Rafael Moreira Siqueira
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10246
  • UMA ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA

    Maristela Cabral da Silva Piedade, Marcelo Leandro Eichler
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10297
  • ATIVIDADES STEAM MAKER: INVESTIGANDO CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EXTRACURRICULARES NO IFBA CAMPUS SEABRA

    Rafaelle da Silva Souza, Joelson Novaes Sá Teles, Laura de Araújo Rodrigues
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10184
  • EDUCA AÇÃO COM CIÊNCIA: POR UMA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO

    Antonio Luiz de Almeida
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10336
  • SUPERMERCADOS ENQUANTO ESPAÇOS DE CULTURA CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

    Manoel Henrique Estércio Farias Plácido, Rafaelle Bonzanini Romero, Adriano Lopes Romero
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10151
  • DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO VIDENTE E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM

    Diego Santos de Jesus, Simone Aparecida Fernandes Anastácio
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10281
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE UMA AULA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO

    Larissa da Fonseca Conceição, Gil Luciano Guedes dos Santos, Fabiana Rodrigues dos Santos
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10365
  • REGISTRO DE SINAIS-TERMO NA ÁREA DA BOTÂNICA

    Taise Gomes dos Santos Cá, Silvia Maria de Oliveira Pavão
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10380
  • CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

    Márcia da Silva Lima, Lucas dos Santos Fernandes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10267
  • DISCURSOS SOBRE GENES NA SALA DE AULA DE GENÉTICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL

    Leonardo Celin Patino
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10134
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

    Maria Mabelle Pereira Costa Paiva, Aluísio Marques da Fonseca, Regilany Paulo Colares
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379

Artigos

  • AS INFÂNCIAS NO “REINO GRANDE DO SUL": SCRIPTS DE GÊNERO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS

    Cristiano Rosa, Jane Felipe, Vanessa Costa
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10149
  • A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESTREITO – MARANHÃO

    Regysane Botelho C Alves, Cleonilde Aguiar de Barros
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10343
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

    Zaira Navarrete-Cazales, Héctor Manuel Manzanilla-Granados, Lorena Ocaña-Pérez
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10310
  • PEDAGOGIAS DE FAVELAS: EDUCAÇÃO POPULAR, EMANCIPAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO

    Marcelo de Jesus Arouca, Cláudia Pons Cardoso
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10289
  • PERSPECTIVAS E DEBATES CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DESAFIADORES: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA

    Luciana dos Santos Rosenau, Sandra Terezinha Urbanetz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10384
  • ENSEÑAR MATEMÁTICAS: ESTUDIO DE CASO EN UNA ESCUELA PRIMARIA URBANA MEXICANA

    Jorge Chacón Reyes, Daniela Alarcón Vega, Luz Angélica Hernández García
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10432