RELAÇÃO ENTRE A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NAS ESCOLAS DO CAMPO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7687

Palavras-chave:

Distorção Idade-Série. Educação do Campo. Políticas de Avaliação.

Resumo

O artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz, objetiva discutir as relações entre as políticas de avaliação e a questão da Distorção Idade-Série (DIS) no contexto atual da Educação do Campo do município de Nazaré-Ba. A problemática se dá, sobretudo, pela influência da taxa de Aprovação/Reprovação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para análise dos dados utilizamos o suporte do materialismo histórico-dialético numa abordagem quanti-qualitativa. Ressaltamos dos resultados o caráter generalista e distante dos valores preconizados na Educação do campo por parte das políticas de avaliação, conquanto que pode até ser possível a diminuição dos índices de DIS, temporariamente, mas não necessariamente, isso significa um aumento na aprendizagem e na estrutura escolar como um todo (formação de professores, estrutura física das escolas, recursos pedagógicos, acesso e permanência escolar), sendo necessário da parte dos educadores uma análise crítica dessas políticas e uma ressignificação na prática da escola.

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Biografia do Autor

Valéria Prazeres dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

Mestra em Educação, linha de políticas educacionais, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Pedagogia; Especialista em Coordenação Pedagógica; Atualmente Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual da Bahia. 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Pós-doutorado em Educação e movimentos sociais do campo pela UNESP, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação e pós-graduação. 

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, V. P. dos, & Santos, A. R. dos. (2020). RELAÇÃO ENTRE A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NAS ESCOLAS DO CAMPO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 166-184. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7687

Edição

Seção

Artigos