Challenges to achieving a good h5 index: the case of the journals Redufor and Revpemo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Keywords:

Google Scholar., Index h5, Education, Revpemo, Redufor

Abstract

The present study aims to identify the 12 main articles of the two PPGE/UECE journals, Educação & Formação (Redufor) and Educational Practices, Memories and Oralities (Revpemo), which can be better disseminated leading to the growth of the h5 index of these journals. Priority was given to the bibliometric method, which analyzes the number of citations of journals between the four-year period 2016 to 2020. The citation data was collected in the Google Scholar profile of the Journals Redufor and Revpemo. In this way, it was possible not only to identify the h5, but to understand which intellectual productions are most relevant to the advancement of this index. It was found h5 equal to 9 and 19 respectively for Revpemo and Redufor, and that the strategies for disseminating the texts are different, while the former should focus on stimulating the dissemination of the most cited texts, the latter needs to divulge the articles with quantity median citation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará -Brasil

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PNPD/Capes. Doutora em Educação Brasileira. Secretária executiva da Revista Educação & Formação.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades-PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

References

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 30 out. 2020.

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 30 nov. 2020.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, maio/ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 30 nov. 2020.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 30 nov. 2020.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 30 nov. 2020.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 30 nov. 2020.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 30 nov. 2020.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste? Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020038, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286. Acesso em: 3 dez. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. DE; NASCIMENTO, K. A. S. do. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 01-20, 2020a. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/12926/10181 Acesso em: 01 dez. 2020.

FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Pesquisas em história da educação publicadas por periódicos do norte e nordeste do brasil. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 382-403, 2020b. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6904. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904. Acesso em: 4 dez. 2020.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203. Acesso em: 10 out. 2020.

LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, jan./abr., p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081. Acesso em: 13 out. 2020.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 30 nov. 2020.

NASCIMENTO, K. A. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3471/3144 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, set./dez., p. e020020, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284/3551 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, jan./abr., p. e314204, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204/3537 Acesso em: 01 dez. 2020.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 30 nov. 2020.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 30 nov. 2020.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 02 nov. 2020.

SILVA, F. Q., SANTOS, E. B. A., BRANDÃO, M. M., VILS, L. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, maio/ago., p. 246-262, 2016. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/3274/2343. Acesso em: 01 dez. 2020.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 02 nov. 2020.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195. Acesso em: 13 out. 2020.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130. Acesso em: 02 nov. 2020.

Published

2020-12-31

How to Cite

Nascimento, K. A. S. do, & Fialho, L. M. F. (2020). Challenges to achieving a good h5 index: the case of the journals Redufor and Revpemo. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 307-319. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Issue

Section

Artigos