PROPOSTA DE USO DA ABORDAGEM TEAM-BASED LEARNING EM AULAS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO REMOTO: DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10269

Palavras-chave:

Alquimia, História da Química, Team-Based Learning, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática baseada na abordagem Team-Based Learning para aulas de História da Química. A intervenção proposta tem como objetivo discutir a relação entre a Alquimia e a Química, problematizando a visões ingênuas e presentistas sobre a Alquimia e a relação desta com a disciplina Química. A intervenção didática foi construída para atender as necessidades do ensino remoto, modalidade adotada pelas instituições de ensino superior em decorrência da pandemia de coronavírus. A intervenção proposta está estruturada em três etapas – Leitura dos textos selecionados e Teste de Preparo Individual; Testes de Preparo em Grupo; Teste de Aplicação – realizadas em momentos assíncronos e síncronos. Espera-se que a proposta possa contribuir com a formação de concepções de Natureza da Ciência mais adequadas pelos estudantes e no despertar de sensibilidades históricas - o que consideramos ser os objetivos principais da disciplina História da Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia dos Santos Pereira, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBAUEFS). Docente do Instituto de Química da UFBA. 

Referências

ABRANTES, Paulo. Imagens de natureza, Imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998.

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Da Alquimia à Química. São Paulo: Nova Stella, 1987.

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia Helena M.; BELTRAN, Maria Helena Roxo; PORTO, Paulo Alves. Percursos de História da Química. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

ALMERINDO, Gizelle Inácio; EHRHARDT, Anelise; COSTÓDIO, Patrícia F. Scherer; BONA, Tainara Fátima de; NALEPA, Katlyn Thaís. Mulheres na Ciência para Crianças: um Relato de Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 42, n. 4, p. 344-350, 2020. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_4/07-RSA-12-20.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.

ANDRADE, Breno Gontijo; RODRIGUES JÚNIOR, Gilmar; ARAÚJO, Alexis Nascimento; PEREIRA, Júnia Sales. Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a História. História & Ensino, v. 17, n. 2, p. 257-282, 2011. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11239. Acesso em: 10 fev. 2022.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; BRICCIA, Viviane. Ciências na Educação Infantil: O que dizem as pesquisas e documentos oficiais?. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 6, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093. Acesso em: 22 mar. 2022.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Laís dos Santos Pinto; História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, v. 1, n. 2, p. 67-77, 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/5371. Acesso em: 02 fev. 2022.

BENSAUDE-VINCENT, Bernadette; SIMON, Jonathan. Chemistry: The Impure Science. London: Imperial College Press, 2008.

BENSAUDE-VINCENT, Bernadette; STENGERS, Isabelle. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel; Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Beatriz; JUSTI, Rosária. O caso histórico Marie Curie: investigando o potencial da História da Ciência para favorecer reflexões de professores em formação sobre Natureza da Ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 351-373, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p351. Acesso em: 13 fev. 2022.

COSTA, Andressa Solane Moreira; CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Carlon. A Metodologia Ativa Team-Based Learning (TBL) e suas Contribuições para o Ensino/Aprendizagem de Matemática. Revista Ifes Ciência, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1382 Acesso em 29 jan. 2022.

DEBUS, Allen. A longa Revolução Química. Ciência Hoje, v. 76, p. 35-48, 1991.

DIAS, Diogo Lopes. Alquimia. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alquimia.htm. Acesso em 12 mar. 2021.

DUARTE, Verônica Gonçalves. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências na Educação Superior: um estudo a partir da percepção dos alunos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.

ELIADE, Mircea. The forge and the crucible: the origins and structure of alchemy. Chicago: University of Chicago Press, 1978.

FÉLIX, Carlos Marcelo Cavalheiro. Escola Pública, Formação Docente e as Tecnologias Digitais no Contexto da Pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, n. 5, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.8836. Acesso em: 20 mar. 2022.

FERNANDES, Simone Aparecida et al. Conceitos, Procedimentos e Atitudes no Ensino de Ciências: avaliando uma aula sobre fungos no Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 1, p. 69-82, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7223. Acesso em: 28 mar. 2022.

FIRMINO, Nairley Cardoso Sá; SALUSTIANO, Antônio Mateus Paiva; FIRMINO, Diego Farias; LEITE, Luciana Rodrigues. O Uso da Aprendizagem Baseada em Equipes como Ferramenta Diagnóstica no Ensino-Aprendizagem de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1227-1249, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/20427. Acesso em: 28 jan. 2022.

FREIRE JR, Olival. A relevância da filosofia e da história da ciência para o ensino de ciência. In: SILVA FILHO, W. J. (ed.), Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002. p. 13-30.

JORGE BEN JOR. Os Alquimistas Estão Chegando. Rio de Janeiro: Universal Music: 1974. (3:14 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RZWl7CMRmMc. Acesso em: 12 fev. 2021.

JORGE BEN JOR. Hermes Trismegisto e a Celeste Tábua de Esmeralda. Rio de Janeiro: Universal Music: 1974. (5:30 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DBQD31zO43o. Acesso em: 12 fev. 2021.

KRUG, Rodrigo de Rosso; VIEIRA, Maria Salete Medeiros; MACIEL, Marcus Vinícius de Andrade e; ERDMANN, Thomas Rolf; VIEIRA, Fábio Cavalcanti de Faria; KOCH, Milene Caroline; GROSSEMAN, Suely. O “Bê-a-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 602-610, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/w5Tg86RL75mkjX7yZhmnQ6F/?lang=pt. Acesso em: 01 fev. 2022.

LEE, Peter. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, Isabel (org.). Educação histórica e museus: Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2003, p. 19-35.

MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 04 fev. 2022.

MESSEDER NETO, Hélio da Silva; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Abordagem contextual lúdica e o ensino e aprendizagem do conceito de equilíbrio químico: o que há atrás dessa cortina?. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/745. Acesso em: 13 fev. 2022.

MICHAELSEN, Larry K.; WATSON, Warren; CRAGIN, John P.; DEE FINK, L. Team Learning: a Potential Solution To the Problems of Large Classes. Exchange: The Organizational Behavior Teaching Journal, v. 7, n. 1, p. 13–22, 1982. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/105256298200700103. Acesso em: 27 jan. 2022.

MOCELLIN, Ronei Clécio. A Química Newtoniana. Química Nova, v. 29, n. 2, p. 388-396, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/P4z4BYWZwjjFssQXBtgTSyp/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2022.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237. Acesso em: 04 fev. 2022.

MOURA, Cristiano B. Para que história da ciência no ensino? Algumas direções a partir de uma perspectiva sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12900. Acesso em: 12 fev. 2022.

OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MVJ3vF8LZsVwm8dpqTcWjgt/?lang=pt. Acesso em: 01 fev. 2022.

OLIVEIRA, Tobias Espinosa de; ARAÚJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 962-986, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p962. Acesso em: 09 jan. 2022.

PARTINGTON, James Riddick. A Short History of Chemistry. Londres: Macmillan, 1957.

PRINCIPE, Lawrence M. Alchemy restored. Isis, v. 102, n. 2, p. 305-312, 2011. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/660139. Acesso em: 23 jan. 2022.

RAUPP, Daniele Trajano; PROCHNOW, Tania Renata; DEL PINO, José Cláudio. História e contextualização no ensino de estereoquímica: uma proposta de abordagem para o ensino médio. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 432-455, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.432-455. Acesso em: 09 fev. 2022.

ROSÁRIO, Heleno Brodbeck do. Por uma Vida sem Treta: Experiência Social de Jovens Alunos de Periferia Urbana, Didática da História e Empatia Histórica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SANTANA, Carolina Queiroz; PEREIRA, Letícia dos Santos. O caso Alice Ball: uma proposta interseccional para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 380-389, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_4/08-EQF-55-20.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

SHEPPARD, Harry J. Alchemy: Origin or origins? Ambix, v. 17, n. 2, p. 69-84, 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1179/amb.1970.17.2.69. Acesso em: 17 jan. 2022.

SILVA, Camila Arantes da. Empatia Histórica: O uso da adaptação em quadrinhos de O Diário de Anne Frank para trabalhar a Shoah. Boletim do Tempo Presente, v. 11, n. 1, p. 55-67, 2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempopresente/article/view/17212. Acesso em: 10 fev. 2022.

SILVA, Angélica Fátima dos Santos; ANDRADE, Maria Aparecida da Silva. Validação de sequência didática a partir de uma questão sociocientífica sobre desmatamento na perspectiva CTSA para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 231-255, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7897. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves; SILVA, José Gilberto. Os limites e potencialidades de uma oficina temática como estratégia para o Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, p. 207-230, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7197. Acesso em: 2 fev. 2022.

SOUSA, Liria Alves de. Alquimia. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/alquimia.htm. Acesso em: 09 fev. 2022.

STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade Multicampi em Tempos de Pandemia e os Desafios do Ensino Remoto. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, v. 2, n. 4, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151. Acesso em: 20 mar. 2022.

VIDAL, Bernard. História da química. Lisboa: Edições 70, 1986.

VILAS BOAS, Anderson; SILVA, Marcos Rodrigues da; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. História da ciência e natureza da ciência: debates e consensos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 287-322, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p287. Acesso em: 01 fev. 2022.

WESTFALL, Richard. A vida de Isaac Newton. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Pereira, L. dos S. . (2022). PROPOSTA DE USO DA ABORDAGEM TEAM-BASED LEARNING EM AULAS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO REMOTO: DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10269

Edição

Seção

Dossiê Temático