Retos para lograr un buen índice h5: el caso de las revistas Redufor y Revpemo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Palabras clave:

Google Académico., Índice h5, Educación, Revpemo, Redufor

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo identificar los 12 artículos principales de las dos revistas del PPGE/UECE, Educação & Formação (Redufor) y Educational Practices, Memories and Oralities (Revpemo), que pueden ser mejor difundidos conduciendo al crecimiento del índice h5 de estas revistas. Se dio prioridad al método bibliométrico, que analiza el número de citas de revistas entre el cuatrienio 2016 a 2020. Los datos de citas se recogieron en el perfil Google Scholar de las Revistas Redufor y Revpemo. De esta manera, fue posible no solo identificar el h5, sino comprender qué producciones intelectuales son más relevantes para el avance de este índice. Se encontró h5 igual a 9 y 19 respectivamente para Revpemo y Redufor, y que las estrategias de difusión de los textos son diferentes, mientras que el primero debe enfocarse en estimular la difusión de los textos más citados, el segundo necesita difundir los artículos con cantidad citación mediana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará -Brasil

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PNPD/Capes. Doutora em Educação Brasileira. Secretária executiva da Revista Educação & Formação.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades-PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

Citas

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 30 out. 2020.

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 30 nov. 2020.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, maio/ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 30 nov. 2020.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 30 nov. 2020.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 30 nov. 2020.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 30 nov. 2020.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 30 nov. 2020.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste? Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020038, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286. Acesso em: 3 dez. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. DE; NASCIMENTO, K. A. S. do. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 01-20, 2020a. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/12926/10181 Acesso em: 01 dez. 2020.

FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C. Pesquisas em história da educação publicadas por periódicos do norte e nordeste do brasil. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 382-403, 2020b. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6904. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904. Acesso em: 4 dez. 2020.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203. Acesso em: 10 out. 2020.

LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, jan./abr., p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081. Acesso em: 13 out. 2020.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 30 nov. 2020.

NASCIMENTO, K. A. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3471/3144 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, set./dez., p. e020020, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284/3551 Acesso em: 01 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, jan./abr., p. e314204, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204/3537 Acesso em: 01 dez. 2020.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 30 nov. 2020.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 30 nov. 2020.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 02 nov. 2020.

SILVA, F. Q., SANTOS, E. B. A., BRANDÃO, M. M., VILS, L. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, maio/ago., p. 246-262, 2016. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/3274/2343. Acesso em: 01 dez. 2020.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 02 nov. 2020.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, maio/ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195. Acesso em: 13 out. 2020.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130. Acesso em: 02 nov. 2020.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Nascimento, K. A. S. do, & Fialho, L. M. F. (2020). Retos para lograr un buen índice h5: el caso de las revistas Redufor y Revpemo. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 307-319. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7716

Número

Sección

Artigos