DIALOGICIDADE EM TEMPOS DIGITAIS: O LEGADO DE PAULO FREIRE À CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE (RE)EXISTENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9191

Palavras-chave:

Mídias na educação, Paulo Freire, Práxis docente (re)existente.

Resumo

A presente investigação buscou identificar o legado de Paulo Freire à constituição da práxis docente (re)existente diante da inserção das mídias na educação em uma perspectiva dialógica. Realizou-se uma pesquisa teórica, direcionada às obras de Paulo Freire sobre o tema. Partindo da dialogicidade e da criticidade, estabelece relações que podem ser potencializadas pela mídia e propõe uma reflexão política acerca do seu protagonismo na educação dialógica, considerando suas intencionalidades. Salienta-se que a inserção das mídias na práxis docente não ofusca a presença do professor no processo, mas o potencializa sinalizando para uma nova forma de nele existir. O texto aponta contribuições de Freire para uma educação dialógica permeada pelas mídias para o século XXI. Desafia para novas percepções de educação, escola, professor, politicidade, mídias, e alerta sobre o protagonismo estudantil e a rigorosidade nos espaços escolares, além da necessidade de (re)existir por meio da consolidação do diálogo, como princípio fundante da práxis docente.

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Biografia do Autor

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando, pesquisador e bolsista UNIEDU, Mestre em Educação e Licenciado em Biologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente da educação básica na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Rita Buzzi Rausch, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na Universidade Regional de Joinville (UNIVILLE).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Tomelin, N. B., & Rausch, R. B. (2021). DIALOGICIDADE EM TEMPOS DIGITAIS: O LEGADO DE PAULO FREIRE À CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE (RE)EXISTENTE. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9191

Edição

Seção

Dossiê Temático