CONTRIBUTOS FREIRIANOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9194

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Remoto, Formação continuada, Pandemia, Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições freirianas para a Formação Continuada de professores/as da Educação Infantil, de uma universidade estadual pública baiana, em um contexto pandêmico. Para tanto, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Utilizamos o questionário virtual (Google Forms) para produzir os dados e contamos com a participação de 26 pós-graduandos/as, sendo 25 mulheres e 1 homem.  Os dados revelam que embora a pandemia tenha trazido diversos desafios para os/as professores/as em formação continuada, também possibilitou novas aprendizagens, superação de sentimentos, medos, exigiu mais dedicação etc. Além disso, os questionários nos mostram que algumas palavras geradoras das obras freirianas se fazem presentes nas respostas dos/as colaboradores/as da pesquisa, como: autonomia, dialogicidade, conscientização, libertadora, humanização, reflexão crítica, cidadão, entre outras. Posto isto, observamos que Paulo Freire contribuiu para os/as professores/as terem um olhar mais sensível, compreenderem o desenvolvimento humano, verem a educação como lugar de troca de aprendizagens entre docentes e discentes, isto é, lugar de preparação para a vida.

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Biografia do Autor

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.

Edite Marques de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Colaboradora no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - Brasil. Técnica Pedagógica e Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE e Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE. Membro da Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes. Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Cláudia Celeste Lima Costa Menezes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil/UESC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - GEPEI/UESC. Coordenadora do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Cruz, L. M., Moura, E. M. de, & Menezes, C. C. L. C. (2021). CONTRIBUTOS FREIRIANOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO DE PANDEMIA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9194

Edição

Seção

Dossiê Temático