Chamada de publicação para o Dossiê Temático: Inteligência Artificial e Educação
A Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED) anuncia a abertura de uma chamada para submissão de trabalhos para o dossiê temático intitulado "Inteligência Artificial e Educação". Este dossiê é proposto em resposta à crescente relevância do uso da inteligência artificial no contexto educacional, especialmente a partir de 2022, com o lançamento do chatbot desenvolvido pela OpenAI, um modelo de Inteligência Artificial -IA, que interage através de um chat e possui a capacidade de escrever e reescrever textos, contos, poesias, receitas, códigos de programação e diversas outras produções, a partir de uma quantidade expressiva de dados pré-existente no seu banco de dados.
O objetivo do dossiê é discutir a inteligência artificial do ponto de vista da sua história, ética e política de regulamentação no seu desenvolvimento e usos, como por exemplo, o Projeto de Lei - PL nº 2338/2023, apresentado em 2023, pelo Senador Rodrigo Pacheco, que visa estabelecer as diretrizes para o uso ético e responsável da IA no país. Isto porque a aplicação da IA na educação já se tornou realidade, mas ainda é necessário criar mecanismos que garantam o uso responsável e ético dessa nova tecnologia.
A falta de regulamentação sobre a inteligência artificial, na maioria dos países, compromete a privacidade dos dados dos usuários, posto que as instituições de ensino não estão adequadamente preparadas para avaliar do ponto de vista ético e pedagógico os usos dessas ferramentas, em contextos educacionais. Em função disso, é de extrema relevância e necessidade, a problematização/discussão dessas ferramentas tecnológicas.
Período de submissão: até 30 de maio de 2025.
Publicação contínua