LITERATURA NA COR DA PELE: DISCUTINDO O RECONTO COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9525

Palavras-chave:

Reconto., Literatura infantil negra., Criança., Identidade.

Resumo

O objetivo do artigo é de indicar o reconto a partir da Literatura Infantil Negra (LIN) como instrumento pedagógico favorável para o trabalho de (re)construção da identidade da criança negra. Fazendo-se uso de estudo bibliográfico, buscou-se evidenciar as características que o reconto e a LIN possuem e verificar de que maneira as características daquele não somente atendem às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, como de fato pode contribuir para a (re)construção da identidade dos alunos/crianças negros. Por fim, tem-se que ao relacionar o reconto à LIN, o primeiro pode tanto proporcionar o contato direto desses alunos/crianças com as temáticas e os assuntos subordinados a esta quanto permitir que o público em questão se sinta representado em vários contextos de maneira positiva, o que pode resvalar no reconhecimento e autoafirmação de suas identidades.

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Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor efetivo da Universidade Federal do Amapá em Filosofia da Educação.

Fabiana Pereira Marques, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá UNIFAP (2019). Áreas de interesse para estudo e pesquisa: educação inclusiva, com ênfase no ensino da Libras, educação étnico-racial e sua relação com os processos de formação identitária de crianças negras, literatura brasileira negra e feminismo negro.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Cantuário, V. A. P., & Marques, F. P. (2021). LITERATURA NA COR DA PELE: DISCUTINDO O RECONTO COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9525

Edição

Seção

Artigos