LITERATURA NA COR DA PELE: DISCUTINDO O RECONTO COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9525Palavras-chave:
Reconto., Literatura infantil negra., Criança., Identidade.Resumo
O objetivo do artigo é de indicar o reconto a partir da Literatura Infantil Negra (LIN) como instrumento pedagógico favorável para o trabalho de (re)construção da identidade da criança negra. Fazendo-se uso de estudo bibliográfico, buscou-se evidenciar as características que o reconto e a LIN possuem e verificar de que maneira as características daquele não somente atendem às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, como de fato pode contribuir para a (re)construção da identidade dos alunos/crianças negros. Por fim, tem-se que ao relacionar o reconto à LIN, o primeiro pode tanto proporcionar o contato direto desses alunos/crianças com as temáticas e os assuntos subordinados a esta quanto permitir que o público em questão se sinta representado em vários contextos de maneira positiva, o que pode resvalar no reconhecimento e autoafirmação de suas identidades.
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