https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/issue/feed Revista de Iniciação à Docência 2022-12-26T18:10:10-03:00 Daisi Teresinha Chapani rid.editoria@gmail.com Open Journal Systems <section style="text-align: justify; padding: 3px;">A <strong>Revista de Iniciação à Docência</strong> (RID-UESB, <strong>ISSN 2525-4332</strong>) é um periódico exclusivamente <em>on line</em>, dedicado a difundir textos, reflexões, estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência e pesquisas envolvendo temas relacionados à formação de professores. Sua periodicidade é de duas edições anuais, uma ao final de cada semestre, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, PIBID, Residência Pedagógica etc. A RID insere-se no movimento de democratização de conhecimentos, divulgado estudos realizados em instituições nacionais e estrangeiras. A revista publica ensaios teóricos, relatos de experiências e resultados de pesquisas sobre formação docente, com especial atenção às questões relacionadas para a iniciação à docência, refletindo os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas voltadas para a melhoria da formação de professores, como também, para a geração de transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas, nas universidades ou em outras instituições formadoras. <section></section> </section> https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761 O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2022-08-11T08:37:19-03:00 Aline Milena Borges da Silva Dias aline.borgessilva@ufpe.br <p>Este trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797 Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História 2022-06-29T01:09:14-03:00 Ana Priscila de Oliveira Boa Sorte boasorteboni@gmail.com Elisangela Alves dos Reis 01048799@alunos.unipar.br <p>Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, demonstrando os resultados alcançados através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica no ensino de História do Brasil, sobretudo, a história de negros e indígenas no nosso país, para alunos de 15 a 17 anos de idade pertencentes a escola estadual Paulo Alberto Tomazinho na cidade de Umuarama no noroeste do Paraná no ano de 2020. As HQs fazem parte da metodologia que utilizamos para ajudar os alunos a compreender a História do Brasil, História indígena e africana e os preconceitos que existentes contra eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários, prova e revisão das médias através dos boletins escolares. Com estas análises conclui-se que as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica podem contribuir para o ensino-aprendizagem na disciplina de História do Brasil.</p> <p> </p> <p> </p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10917 Contribuições e possibilidades da Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência 2022-07-05T02:00:21-03:00 Lucas Carvalho Pacheco lclucascarvalhopacheco@gmail.com Inés Prieto Schmidt Sauerwein ines.p.sauerwein@ufsm.br <p>O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018, sendo uma ação da Política Nacional de Formação de Professores (PNFP), em que tem como objetivo articular a teoria e prática na formação inicial de professores. Com este presente trabalho, almejamos relatar as atividades desenvolvidas no âmbito do núcleo Residência Pedagógica em Física da UFSM, nos anos de 2020-2022, e, ainda, pontuar as contribuições e as possibilidades do programa para a formação inicial de professores de física no contexto da UFSM. A Residência Pedagógica em Física da UFSM foi estruturada em três eixos, sendo eles: i) atividades formativas; ii) atividades de observação; e, iii) atividades de regência. O conjunto dos três eixos contribuíram para: a) o aperfeiçoamento da formação inicial de professores, por intermédio da articulação teoria-prática e potencialização das atividades que eram realizadas apenas nos estágios supervisionados obrigatórios; b) fortalecimento da relação Universidade-Escola; e, c) formação permanente dos preceptores. Desta forma, o programa possibilitou aos residentes uma formação inicial mais significativa, haja vista que o curso de graduação em licenciatura plena em física, com o seu currículo desatualizado, não abarcaria todos os aspectos fundamentais para a formação docente.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019 “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia 2022-08-26T14:09:58-03:00 Alexandre do Valle Souza alexandresouza.pos@gmail.com Cleide Bruno dos Santos cleide.brunno.12@gmail.com Ednaide Barbosa dos Santos ednaidenunes@hotmail.com Rozane da Conceição Silva Costa rozanecosta16@gmail.com Lorena Brito Góes Vieira lbvieira@uneb.br <p>O presente artigo discute a experiência docente de uma professora da Educação Básica da rede pública do Estado da Bahia. O interesse pela temática se justifica pela necessidade e urgência de compreender como ocorreu o ensino no Brasil durante a pandemia nos lugares mais remotos. Os relatos postos neste estudo trazem as vivências do ensinar-aprender em um meio socioeconômico, geoclimático, educacional e digital desigual. Tem como objetivo compreender, a partir do Relato de Experiência docente, a realidade do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia em uma escola da rede pública estadual da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Trata-se de um Relato de Experiência segundo Mussi, Flores e Almeida (2021). Diante dos fatos expostos, o ensino, em Zona Rural, passou por sérios problemas. Assim, pensa-se que, a partir destas reflexões, o reconhecimento de pequenos avanços, diante das grandes dificuldades enfrentadas, pode ser um bom motivo para a promoção de uma formação continuada mais inclusiva e digital dos profissionais envolvidos.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11040 Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19 2022-08-07T17:19:02-03:00 Alerf de Paula Dornel alerfpdornell@gmail.com Gustavo Arruda Verneck gustavoverneck@gmail.com Tatiana Souza Graça tatianafisica24@gmail.com Luiz Otavio Buffon luizbuffon@gmail.com Cleiton Kenup Piumbini cleiton.kenup@ifes.edu.br Adriano Ricardo da Silva Trabach adriano.rtrabach@educador.edu.es.gov.br <p>Este relato tem como objetivo apresentar a construção, aplicação e os resultados de uma intervenção didática executada em uma escola pública do município de Cariacica-ES, com turmas de 3° ano do EM. Esta ação fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e foi realizada pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), <em>campus</em> Cariacica. Nesse estudo de óptica, o tema escolhido foi luz e cores. Todas as atividades foram aplicadas de forma <em>online</em>, por meio de vídeos e de um quiz para avaliar o que os alunos aprenderam. O formato <em>online</em> foi adotado como uma alternativa devido às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que impossibilitaram o ensino presencial contínuo ao longo dos anos de 2020 e 2021. O uso de vídeos foi uma tentativa de superar as dificuldades de os alunos estudarem sozinhos durante o ensino não presencial. Além dos vídeos, os alunos tiveram suporte por parte dos bolsistas, durante o período de aplicação, para esclarecer dúvidas e obter orientações, objetivando uma aprendizagem mais significativa. Os resultados mostraram uma participação satisfatória por parte dos alunos, inclusive no sentido de que eles gostariam de ter outras atividades semelhantes.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174 Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau 2022-09-15T10:28:11-03:00 Paola do Prado paoladoprado16@gmail.com Luiz Henrique Ferraz Pereira lhp@upf.br <p>O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática: História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10936 Licenciandos do Pibid-matemática: autoavaliação da primeira experiência de iniciação à docência 2022-08-05T15:19:55-03:00 Carlos Alex Alves carlos.alex@unesp.br Claudilene Gomes da Costa claudilene@dcx.ufpb.br Agnes Liliane Lima Soares de Santana agnes@dcx.ufpb.br Gilson Alves Ribeiro gilsonalvesribeiro@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar o processo de autoavaliação de licenciandos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática sobre a primeira experiência de iniciação à docência na Educação Básica. Os aportes metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da investigação foram cinco Licenciandos do Curso de Matemática do <em>Campus</em> IV – Litoral Norte – Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba, que são integrantes do Pibid-Matemática e atuam na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro (Mamanguape-PB). A coleta de dados utilizou um questionário <em>online,</em> que foi orientado em três categorias de análise: (i) as ações realizadas envolvendo a oficina pedagógica; (ii) os saberes docentes na formação do professor que ensina matemática; e (iii) as narrativas quanto à primeira experiência de iniciação à docência e quanto à importância da autoavaliação na prática pedagógica. Os resultados revelaram um aceno positivo na primeira aula dos pibidianos, percepção e atribuição nivelada de importância sobre os saberes necessários à docência, classificação de elementos didático-pedagógicos de maior inquietação envoltos na experiência e a possibilidade de ressignificar a autoavaliação, concebendo-a como instrumento de regulação <em>na</em> e <em>da</em> formação inicial.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303 Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura 2022-10-10T21:34:55-03:00 Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigues ronny346silva@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: <em>“supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching</em>”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10812 Integração do Pensamento Computacional e das Tecnologias Educacionais no Ensino Superior: um Recorte com os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de Pernambuco 2022-07-23T23:21:14-03:00 Bruno Barboza dos Santos brunobarboza3103@gmail.com Iago Sinésio Ferris da Silva iago.silva@ufersa.edu.br Taciana Pontual Falcão taciana.pontual@ufrpe.br <p>O pensamento computacional (PC), a partir do artigo seminal de Wing em 2006, vem crescendo bastante nos mais diversos contextos e níveis educacionais. Esse termo, por sua vez, refere-se a um método para solução de problemas que utiliza conceitos básicos da ciência da computação e que pode ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente de ser da computação ou não. O CNE/MEC em 2019 definiu diretrizes curriculares que preveem o desenvolvimento de habilidades do PC e tecnologias digitais para professores do ensino básico, mas que ainda não parecem se refletir no currículo das licenciaturas. Partindo desse pressuposto, como principal contribuição, o presente estudo apresenta uma pesquisa documental para investigar se os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biologia ativos do Estado de Pernambuco têm integrado o PC e as tecnologias digitais em seus projetos pedagógicos (PPC) e como tem sido essa integração. Para realização deste estudo, foi utilizada a plataforma e-MEC como fonte de busca dos cursos nas instituições de ensino superior em Pernambuco, para posterior busca na web dos PPCs e sua análise. O estudo evidenciou que poucos cursos disponibilizam os seus PPCs e nenhum curso contempla o PC em sua estrutura curricular ou PPC.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11006 Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional 2022-07-06T23:53:45-03:00 Alexandro da Silva Nunes nunesalexandro620@gmail.com Daniel Rodrigues daniel05_rodrigues@hotmail.com Maria Raquel dos Santos Felix felixraquel322@gmail.com <p>Esta pesquisa objetivou investigar o ensino de Didática nas universidades dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte por meio dos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia das unidades pesquisadas. Os questionamentos que embasaram a construção deste artigo foram: o que as Licenciaturas em Pedagogia das universidades públicas da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte propõem aos estudantes, no currículo oficial, sobre a Didática? Como a disciplina de Didática é situada nessas licenciaturas em Pedagogia? E a abordagem que as universidades trazem acerca da disciplina de Didática condiz com o seu papel formador nas licenciaturas? Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, sendo designada como exploratória, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a análise documental. Buscou-se embasamento teórico nos estudos de Alarcão (2020), Franco (2014), Pimenta (2019), entre outros autores. Os resultados encontrados nos permitem dizer que as universidades devem dar mais atenção à referida disciplina, tendo em vista a sua relevância para a formação de professores. É necessário, portanto, ministrar a disciplina de Didática mostrando-a como ciência, pois um dos seus objetivos deve ser mudar a perspectiva de ensino visado somente em métodos e levá-lo ao viés de (trans)formação.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186 Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación 2022-08-08T16:56:30-03:00 Laura Estefany Sierra Pacheco lesierrap@correo.udistrital.edu.co Olga Lucía Castiblanco Abril olcastiblancoa@udistrital.edu.co <p>Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11436 O Pibid e a formação docente em Língua Espanhola: investigando uma prática 2022-10-31T09:36:32-03:00 Joziane Ferraz de Assis joziane.assis@ufv.br Ana Claudia Mello da Silva ana.c.mello@ufv.br Beatriz Kyanne Pereira de Lima beatriz.kyanne@ufv.br <p>Neste artigo, apresentamos resultados da pesquisa intitulada O Pibid e a formação docente em Língua Espanhola: investigando uma prática. Como objetivo geral da pesquisa queríamos conhecer os processos da formação inicial docente dos participantes do Pibid Letras-Espanhol desencadeados por sua atuação no Programa. Entre os principais objetivos específicos estão: averiguar a influência de cada atividade do Pibid – observação e regência de aulas, atividades extraclasse e estudos/reuniões – na formação docente; e compreender os processos histórico-sociais que permeiam a atividade docente para além das questões observadas na superfície da sala de aula. Para atingir esses objetivos, procedemos à análise de conteúdo do diário de memória dos pibidianos e de questionários aplicados a profissionais da escola. Identificamos que a influência do Pibid se deu, sobretudo, no aperfeiçoamento da prática docente dos bolsistas com o desenvolvimento dos seguintes processos de aprendizagem na formação inicial: reflexão, confirmação ou refutação de hipóteses, exercício da aplicação da teoria à prática, exercício da percepção crítica da realidade e diálogo com outros pibidianos e o ambiente escolar.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821 As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental 2022-08-11T08:50:01-03:00 Alan Belizário Cruz alanbelizariocruz@gmail.com Maria Eudair Oliveira da Silva bele74986@gmail.com Cicero Magerbio Gomes Torres cicero.torres@urca.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes, da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha-Ceará sobre Educação Ambiental. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida com os acadêmicos do 5º e 9º semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca. Para isso, utilizou-se de um questionário semiestruturado, contendo cinco questões subjetivas e seis objetivas. A análise dos dados evidenciou que os estudantes compreendem a Educação Ambiental como sendo uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo assim, justificam a importância de adotar hábitos conscientes, comportamentos e valores que promovam a qualidade de vida para todos(as). Conclui-se que as discussões e os debates sobre a Educação Ambiental ocorreram de forma significativa, elucidando a importância para temática. Sendo assim, emerge a necessidade de ampliar o dialogar com a comunidade escolar, acadêmica e toda a sociedade a fim de dinamizar a perspectiva de ampliar o debate sobre as questões ambientais, tornando os estudantes mais críticos, participativos e colaborativos.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11819 v. 7 n. 2 (2022): V. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022) 2022-12-26T18:06:28-03:00 RID UESB rid.editoria@gmail.com 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11820 Sumário 2022-12-26T18:09:04-03:00 RID UESB rid.editoria@gmail.com <p>.</p> 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11821 Editorial: A importância dos pareceres emitidos pelos revisores para a qualidade dos artigos publicados em periódicos 2022-12-26T18:10:10-03:00 Daisi Teresinha Chapani dt.chapani@gmail.com 2022-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência