https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/issue/feedRevista de Iniciação à Docência2024-11-03T18:19:19-03:00Daisi Teresinha Chapanirid.editoria@gmail.comOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Revista de Iniciação à Docência</strong> (RID-UESB, <strong>ISSN 2525-4332</strong>) é um periódico <em>online</em>, de acesso aberto, dedicado a difundir ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas envolvendo temas relacionados à formação e à inserção profissional de docentes de qualquer nível ou modalidade de ensino. Sua periodicidade é anual, com publicação contínua. A avaliação é feita às cegas. São aceitos textos em português e em espanhol.</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia2023-10-30T08:45:34-03:00Letícia Almeida Lopesleti.almeidalopes@gmail.comMuriel Pintomurielpinto@unipampa.edu.br<p>Este texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, <em>campus</em> São Borja. O núcleo do <em>campus</em> é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.</p>2024-03-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13658O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros2023-12-04T18:33:06-03:00Georgeton Pires Correiageorgetoncorreia@educacaosalvador.netCínthia Maria Seibert Santoscinthiaseibert2017@gmail.com<p>O presente estudo versa sobre desafios e possibilidades na atuação do coordenador pedagógico, profissional que tem como um dos compromissos inerentes ao seu fazer, manter a sua formação permanente e a formação permanente de professores no âmbito escolar, considerando-se a multiplicidade de desafios frente à concepção de educação e de formação assumida nos contextos formativos e à necessidade de combater preconceitos, violências e silenciamentos ainda presentes na escola e na sociedade, marcadamente em crise: crise moral, crise de valores, crise na formação e na constituição de sujeitos éticos, além da falência na construção de sujeitos políticos e comprometidos com a formação de uma sociedade pautada em relações mais humanas e emancipatórias. Partindo dessa premissa freiriana - uma educação emancipatória -, refletimos sobre a escola como <em>lócus</em> privilegiado de formação de profissionais da educação para discutir temas relacionados às diversidades de gênero e sexualidades como estratégia de combate e de mitigação da violência sofrida por estudantes LGBT.</p>2024-03-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14152Cordéis na escola: a literatura como homenagem2024-03-24T17:58:06-03:00Natália Gonçalves de Souza Santosnatalia.g.santos@ufv.brMaria Clara Barbosa Bernardomaria.c.bernardo@ufv.brPedro Henrique Fagundes dos Santospedro.fagundes@ufv.br<p>Este artigo é um relato de experiência de uma sequência didática aplicada em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola municipal da rede pública de ensino de Minas Gerais. As práticas pedagógicas foram regidas por bolsistas do PIBID, sob a supervisão da professora supervisora das turmas. Partiu-se do livro <em>Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis</em> (2017), de Jarid Arraes. E, na perspectiva do letramento literário (Cosson, 2009), buscou-se conhecer e valorizar o gênero literatura de cordel e produzir cordéis com o fito de homenagear personalidades locais, nacionais e/ou internacionais escolhidas pelos próprios estudantes. O produto final das aulas evidenciou um uso do texto literário para a constituição de sentidos e de identidades.</p>2024-05-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13938Faces da violência contra a mulher: a heterogeneidade discursiva como ferramenta metodológica2024-02-21T06:51:53-03:00Anna Biatrys Mourabiatrys.moura.082@ufrn.edu.brCélia Maria de Medeiroscelia.medeiros@ufrn.br<p>Nosso trabalho se situa no âmago das práticas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, realizado em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Temos como objetivo analisar quatro manchetes de notícias produzidas pelos alunos a partir do processo de retextualização do conto “Gesso”, de Jarid Arraes, e da canção “Maria da vila Matilde”, de Elza Soares. Para tanto, discutimos os conceitos de discurso (Fairclough, 2001; Maingueneau, 2015; Mussalim, 2003), de sujeito (Authier-Revuz, 1990; Mussalim, 2003), de formações ideológicas e discursivas (Althusser, 1996; Foucault, 1997; Maingueneau, 2015) e, ainda, como abordagem teórico-metodológica norteadora do trabalho, as heterogeneidades mostrada e constitutiva (Authier-Revuz, 1990). Como resultados, verificamos diferentes formações discursivas: as que convergem com os discursos de proteção da mulher e as que vão contra esses discursos, ironizando-os e os negando.</p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13665História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química2023-10-13T21:01:04-03:00Maria Gabriela da Costa Melomariagabriela.mg134@gmail.comLeossandra Cabral de Lunaleossandracluna@gmail.com<p>O estágio supervisionado na formação inicial proporciona a construção de conhecimentos e práticas para a vida profissional, oportunizando também constantes vivências com recursos didáticos para o ensino-aprendizagem de conteúdos químicos, destacando-se o uso das tecnologias digitais. Nesse contexto, o presente artigo relata as experiências vivenciadas no estágio supervisionado, na componente História da Química e suas implicações para o Ensino de Ciências, ministrada aos discentes do curso Licenciatura Plena em Química, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mediante a utilização da estratégia de elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) através da ferramenta Make Beliefs Comix. Após seguir algumas etapas e procedimentos, os estudantes elaboraram suas HQs através da ferramenta e socializaram suas elaborações. Percebeu-se que o gerador de HQs foi um recurso didático significativo e dinâmico, colaborando para o engajamento dos discentes na disciplina e oferecendo discussões muito pertinentes sobre a formação de professores a partir de suas produções.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13664Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados2023-10-31T00:13:28-03:00Cristiane Ribeiro Cabral Rochacristianercabral@ufgd.edu.brEdvonete Souza de Alencaredvonetealencar@ufgd.edu.br<p>O presente artigo aborda aspectos teóricos acerca do Estágio Curricular Supervisionado, tendo por objetivo analisar o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como as possibilidades e limites do Estágio na Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo de análise documental e teórica. A partir da análise do Projeto Pedagógico do curso, foi possível evidenciar que o Estágio possibilita a formação de um profissional crítico-reflexivo, fator esse que se dá pelo tempo e permanência dos acadêmicos no ambiente escolar, onde as atividades teórico-práticas são possibilitadas diante da diversidade e multiplicidade de questões inerentes à organização escolar. Os desafios observados pelos futuros docentes são problematizados à luz da teoria no ambiente acadêmico, o que torna contínua a relação universidade e escola. Por fim, compreender o Estágio como um movimento formativo profícuo de ensino e pesquisa, principalmente, em ampliação de carga horária e como componente curricular com um regimento próprio, assim como apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFGD, possibilita uma formação docente com potencialidades e experiências, munindo-os de uma bagagem sólida de conhecimento crítico, social e reflexivo, para uma atuação profissional duradoura.</p>2024-06-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13988Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas2024-04-01T21:14:26-03:00Thaís Mendes Rochathais.mendesrocha10@gmail.comJosie Agatha Parrilha da Silvajapsilva@uepg.br<p>Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a análise e as considerações resultantes da vivência durante o estágio de docência, abordando o tema da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O estágio foi conduzido com alunos da disciplina de Didática das Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade paranaense. Essa experiência foi parte integrante do doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática. São apresentados os objetivos, métodos utilizados, interação em sala de aula, resultados alcançados, além da análise dos desafios enfrentados e das lições aprendidas ao longo dessa jornada de ensino-aprendizagem. Esta experiência de estágio não apenas permitiu a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos, mas também promoveu um diálogo fundamental entre a pesquisa científica e a prática educacional. Através dessa vivência, foi possível contribuir para a formação de futuros educadores e aprimorar habilidades de comunicação, adaptação e inovação pedagógica.</p>2024-06-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14658Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências2024-05-24T20:05:21-03:00Jhones Rodrigues de Jesusjhones.rodrigues12@gmail.comChristian Santos Fonsecachristianfonseca386@gmail.comGuadalupe Edilma Licona de Macedogmacedo@uesb.edu.br<p>Este relato de experiência destaca a intrincada natureza da prática educacional no contexto de ensino superior. Ao investigar os desafios enfrentados pelos professores, que vão desde a necessidade de adaptação às demandas contemporâneas até a busca por métodos pedagógicos eficazes, a análise enfatiza a importância do contínuo desenvolvimento do conhecimento pedagógico. Fundamentado no trabalho de Defendi e Martins (2016) e motivado por uma aula ministrada na disciplina "Docência no Ensino Superior", oferecida no âmbito do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, este estudo explora e analisa duas dimensões complexas da docência universitária: os desafios inerentes e as tendências que influenciam a prática educativa neste contexto.</p>2024-06-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14648Navegando pelas formas: uma abordagem prática para explorar a geometria plana através da resolução de problemas2024-05-22T19:24:09-03:00Grace Kelly Souza Carmo Goulartgrace_kelly@ufj.edu.brRelicler Pardim Gouveiareliclerpardim@gmail.comKatiene Alves Ferreirakatienealvesferreira@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong>O estudo relata a implementação de um projeto de ensino em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, abordando semelhança de triângulos e o Teorema de Tales através de métodos práticos. A questão principal é como integrar recursos pedagógicos para promover uma compreensão profunda dos conceitos mencionados. A metodologia baseou-se na resolução de problemas, usando-a como ferramenta de ensino. As atividades incluíram a construção de uma pipa tetraédrica para abordar a semelhança de triângulos e a resolução de um problema sobre cálculo de altura a partir de sombras, exemplificando o Teorema de Tales. Objetivos específicos foram delineados, como relembrar características dos triângulos, identificar casos de semelhança e resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales. O ensino foi adaptado para alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo inclusão. Observou-se interesse nas atividades propostas, apesar de alguns desafios, e que cada etapa foi conduzida no momento adequado, embora fossem necessárias mais horas de aula ou revisão da estratégia.</p>2024-07-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14649Metodologias ativas em sala de aula de Ciências: um relato da regência na Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia2024-05-07T11:01:00-03:00Tayanara Sousatayanara.js@gmail.comAmélia Fernandes de Souza de Souzaafdsleite@gmail.comSilvana do Nascimento Silvasilvananascimento@uesb.edu.br<p>Metodologias tradicionais de ensino e a sua utilização são questionados, principalmente por pessoas cada vez mais conectadas e tecnológicas. Nessa direção, as metodologias ativas de aprendizagem ganham força por serem consideradas uma ferramenta complementar aos processos de ensino e aprendizagem. Este relato de experiência busca refletir sobre três jogos utilizados em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Jequié-BA. Como elementos de Metodologias Ativas de Aprendizagem, utilizou-se o Quiz online, jogo da memória e cartilhas sobre assuntos de Ciências. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura à procura de outros relatos de experiência, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino e aprendizagem, buscando auxiliar na elaboração das aulas de Ciências no contexto do Núcleo Interdisciplinar Biologia da Residência Pedagógica. Se tratando das metodologias utilizadas, obtivemos os seguintes resultados: as atividades práticas foram concluídas com êxito, tornando-se notável que as metodologias ativas se mostraram inovadoras, afinal, colocam os estudantes como os principais agentes de seu aprendizado, fazendo com que se torne viável existirem estímulos que são incentivados pelo docente, proporcionando ao discente um aprendizado de maneira mais participativa.</p>2024-07-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14699A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência2024-04-29T21:27:44-03:00Joelson Alves Onofrejaonofrecp@yahoo.com.br<p>O texto em tela discute acerca da Oficina como ferramenta didática e possibilitadora de uma educação para as relações étnico-raciais no campo da formação docente. Nosso estudo se caracteriza como um relato de experiência, cuja intenção é discorrer sobre o desenvolvimento da Oficina ministrada no âmbito da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Decorridos 21 anos desse importante marco legal, nossas reflexões pretendem evidenciar as potencialidades desta atividade como espaço educativo e fomentador de aprendizagens, de troca de saberes e também de transgressão epistemológica. Intitulada <em>“Prática pedagógica: o preconceito silenciado”,</em> a Oficina foi resultado de uma proposta prática do componente curricular Seminários Temáticos (STs) de um curso de Especialização em Educação e Relações étnico-raciais de uma Universidade baiana. Os resultados da aplicabilidade da Oficina demonstram a necessidade de pautar a discussão no âmbito da formação de professores, assim como a urgência em tensionar o debate na perspectiva de uma efetiva educação antirracista no contexto educacional.</p>2024-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14843Reflexões sobre experiências formativas de três licenciandas em Química no estágio supervisionado no ensino fundamental2024-05-28T12:30:56-03:00Ana Thaís Pereira da Silvaanathais.pereira@aluno.uece.brMileide Silva Nascimentomileide.silva@aluno.uece.brDalila Ellen Moreira Limadalila.ellen@aluno.uece.brFrancisco Ranulfo Freitas Martins Júniorranulfo.freitas@uece.br<p>A formação de professores de Química com base na reflexividade de práticas docentes, requer condições propícias à docência. O objetivo deste artigo é analisar práticas reflexivas de três licenciandas em Química, realizadas no estágio no ensino fundamental, referentes aos encontros presenciais da disciplina na universidade, às observações e regências na escola e à produção de diário de campo. Executou-se análise textual discursiva em um <em>corpus</em> constituído por relatos de experiências delas nesse estágio, derivadas de escritos em diário de campo e transcrições de rodas de conversa, tratados no IRaMuTeQ. Houve delimitação do estágio como percurso formativo reflexivo, que aproxima escola e universidade, contextos de investigação do trabalho do professor. As ações docentes realizadas por elas no estágio de regência se assemelham às práticas docentes promovidas pela professora supervisora, segundo análises referentes ao estágio de observação. O início do estágio curricular obrigatório delas foi considerado oportuno para investigação da docência do(a) professor(a) de Química.</p>2024-07-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14737Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: memórias, reflexões e experiências na busca de uma educação atenta às relações étnico-raciais2024-06-04T11:16:46-03:00Michele de Jesus Santosmichele2013.mj@gmail.com<p>O presente texto é escrito por uma estudante residente do subprojeto de Língua Portuguesa, do Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Formação de Professores (CFP). Esta escrita parte de inquietações do sujeito mulher negra e professora em formação e como esse reconhecimento incide em seu fazer docente em construção, bem como da importância e necessidade de um ensino pautado na educação e relações étnico-raciais e no que preconiza a Lei 10.639/03. Além disso, destaca-se a formação de professores sob óticas que enfatizem as questões de raça/racismo na sociedade, sobretudo na escola, e a carência da contínua busca de professores em formação, e docentes já atuantes, por conhecimentos que os encaminhem para um fazer consciente e antirracista. É também pensando na escola, como um lugar que não se deve subsistir as máscaras de silenciamentos virtuais (Kilomba, 2019), que se afirma o dever do educador em estar atento a não reprodução de modelos excludentes dos sujeitos negros, instituindo-se, a partir disso, uma “pedagogia da implosão” (Pinheiro, 2023). Por fim, enfatiza-se a relevância de Programas como o PRP para a formação docente de qualidade.</p>2024-08-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14880Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”2024-06-19T15:09:27-03:00Igor Frontelmo Mendonçaigor.mendonça@ufv.brJoão Antônio Lopes da Silvajoao.silva20@ufv.br<p>O presente trabalho relata a experiência didática vivenciada na realização da oficina “Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero ‘coluna jornalística’”. Neste sentido, expõe os contextos da parceria desenvolvida entre PIBID e extensão. A oficina foi realizada através de parceria entre pibidiano e extensionista, ambos matriculados na disciplina LET 438 (Gêneros Discursivos) e estudantes do curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, sendo também uma reflexão sobre possibilidades de formas de desenvolvera extensão universitária. Para a realização da oficina, apoiou-se em teorias sobre os gêneros discursivos, conforme Bakhtin (2010), sobre as noções textuais propostas em Abreu (1994), Costa Val (1994) e Garcia (2015). A oficina teve como objetivo aprimorar habilidades textuais ligadas à argumentação e à organização textual através da leitura e de conhecimentos sobre o gênero “coluna jornalística”. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se da metodologia “sequências didáticas”, conforme Barbosa (2017). A aplicação da oficina ocorreu em uma escola contemplada com o PIBID da rede estadual em Viçosa (MG). A partir dos resultados, pode-se perceber como é possível fomentar uma visão crítica das produções midiáticas e como o gênero “coluna jornalística” pode ser uma ponte para o ensino da argumentação.</p>2024-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14908O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó2024-08-09T21:17:12-03:00Álison Pereira da Silvaalisonpereira.silva@outlook.comHugo Vitor Freitas Guedeshugo-fg2011@hotmail.comMikael Jakson Silva Gomesmikaelgomes@alu.uern.br<p>Este estudo explorou os aspectos didático-pedagógicos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e seu impacto na formação docente de licenciandos em Física no IFRN – Campus Caicó, focando em uma turma de primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica. O PRP envolveu residentes, preceptores e coordenadores, promovendo uma análise crítica das práticas pedagógicas e um ambiente enriquecedor de troca de experiências. A pesquisa, estruturada em seis etapas, abordou o conhecimento do PRP, planejamento docente, reuniões específicas, regência supervisionada, auto reflexão e ações de extensão. Os resultados indicaram que o PRP foi valioso para a formação docente, com ênfase nas práticas e conhecimento institucional. A regência supervisionada, inicialmente tradicional, evoluiu para incluir metodologias diversificadas, melhorando a autonomia dos alunos. A avaliação destacou áreas para aprimoramento na prática pedagógica e no domínio dos conteúdos de Física, com desafios como dificuldades matemáticas observadas. As atividades foram amplamente divulgadas em eventos regionais e nacionais, promovendo o desenvolvimento profissional dos residentes e ajustes contínuos na prática docente.</p>2024-09-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14854Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio2024-07-08T12:32:10-03:00Zaira Oliveira Santoszairaoliveirabio@gmail.comBruno Silva Andradebandrade@uesb.edu.brRodrigo da Luz Silvarlsilva@uesc.br<p>O presente trabalho teve por objetivo analisar as potencialidades de integrar a utilização de ferramentas computacionais como estratégia metodológica para visualização de biomoléculas no ensino de biologia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, além de ser uma Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI). Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários (antes e após a intervenção), contendo questões abertas e fechadas, para estudantes do terceiro ano do ensino médio, cursantes da disciplina de biologia. Os dados provenientes do processo investigativo foram analisados de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados do estudo versam a respeito das contribuições para a aprendizagem de biomoléculas, uma vez que o uso de recursos de informática pode ajudar os alunos a compreender conceitos complexos de biologia e associá-los ao seu cotidiano, ao passo que elucida limitações de necessidades estruturais da escola. O trabalho ainda frisa a finalidade maior do ensino de ciências, sendo essa a formação de cidadãos capazes de compreender e atuar no mundo de forma crítica e consciente.</p>2024-09-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14887Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado2024-08-09T21:17:22-03:00Ivia Salarolli Alvesivia.alves@edu.mt.gov.brLarissa Beraldo Kawashimalarissa.kawashima@ifmt.edu.brMarcos Roberto Godoimarcos.godoi1@ufmt.br<p>O objetivo desta pesquisa é descrever e avaliar uma intervenção pedagógica de uma unidade didática de futsal, a partir de sua tematização e adaptação de jogos e brincadeiras, nas aulas de educação física no ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A pesquisa é do tipo intervenção pedagógica, que tem como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos (Damiani et al., 2013). Os participantes foram uma turma do 2<sup>o</sup> ano B do ensino médio integrado de Secretariado. A Unidade Didática desenvolvida para o ensino do futsal nas aulas de Educação Física utilizou os jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, fugindo das metodologias tradicionais e esportivistas. Além disso, foram abordados conteúdos conceituais e críticos relacionados ao futebol e futsal, tais como: os desafios enfrentados pelo futsal feminino; as distinções entre futsal e futebol; estratégias de inclusão social no âmbito do futsal; a problemática da corrupção no contexto esportivo.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14558Perspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática2024-06-11T14:47:46-03:00Jairon da Conceição Limajairon15nerd@gmail.com<p>O estudo apresentado investiga o impacto da utilização de tecnologias, especificamente <em>softwares</em> educativos, no ensino de matemática. O objetivo central foi investigar o impacto do uso de <em>softwares</em> no desempenho acadêmico dos alunos em matemática da educação básica. Baseando-se em um estudo teórico que explora o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, o estudo ressalta a importância de capacitar educadores para o uso eficaz dessas ferramentas. A metodologia aplicada foi qualitativa e incluiu a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores do ensino fundamental, além de uma intervenção prática com o software Kahoot. Os resultados mostraram que o uso de tecnologias aumentou o engajamento dos alunos e melhorou a dinâmica de ensino, com efeitos positivos no aprendizado de frações. Concluindo-se que a integração de <em>softwares</em> educativos no ensino de matemática não só preenche lacunas na pesquisa educacional, mas também proporciona subsídios valiosos para a formação docente e a criação de práticas pedagógicas inovadoras, promovendo um ambiente de ensino mais interativo e eficiente.</p>2024-10-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/15112Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior2024-09-02T01:29:51-03:00Clarisse Silva Caetanoclarisse.caetano@ufv.brJairo Antonio Paixãojairopaixao@ufv.brDoiara Silva dos Santossantosdoiara@ufv.br<p>O presente estudo teve como objetivo analisar a presença do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) como espaço para a formação pedagógica do professor que irá atuar no magistério superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, na qual se buscou conhecer o estado do conhecimento sobre a referida temática. Sendo que foi possível identificar que a dimensão pedagógica do estágio de docência, no âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu, é frágil, fato potencializado pela omissão da legislação educacional brasileira acerca da formação pedagógica para o magistério superior no país. Assim sendo, refletir sobre as exigências e estruturações do estágio se faz necessário, pois é a partir delas que o planejamento das ações e atividades podem ser elaboradas com vistas à efetivação de proposições normativas como a Lei de Diretrizes e Bases da educação Lei 939496 e Portaria da CAPES nº76 de 2010 para o processo de formação de professores para atuarem no magistério superior.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/15423Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura2024-10-17T23:02:46-03:00Marcelo Vieira da Nóbregamarcelaodocantofino@gmail.com<p>Este manuscrito analisa a aplicabilidade do gênero <em>playlist</em> musical, por meio de <em>podcast</em>, em uma sala de aula de um curso de Licenciatura, mais precisamente no componente Oralidade, em uma universidade pública do interior da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa ação, portanto qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, que analisou, a partir das escolhas musicais de seis alunas, na faixa etária entre 21 e 24 anos, de que forma e em que níveis tais escolhas impactaram suas vidas, no confronto entre as experiências vivenciadas com as músicas selecionadas. Amiúde, pretende-se: a) categorizar, com base nos depoimentos colhidos, em função das escolhas musicais, as diferentes experiências com base nas memórias relatadas; e b) analisar os eventuais impactos das experiências elencadas nos comportamentos das colaboradoras com base nas categorias acima elencadas. As bases teóricas se ancoram em Benjamin (1994; 2021); em Orlandi (2007) para tratar das múltiplas formas de silenciamento; e em Le Goff (1990) para as perspectivas de memória e história. Alguns resultados chamam atenção nas escolhas: a) as angústias e incertezas que a maioria vivenciou durante a pandemia da Covid-19; b) as paixões amorosas; c) traumas de infância, abuso sexual por exemplo; e d) doces viagens imaginárias na infância.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/15420Contos acerca dos/nos encantos e desencantos da/na reforma do “Novo Ensino Médio”: o que se mostra da/na percepção de professores de Química em formação2024-11-03T18:19:19-03:00Maria Tereza Greff Benitesmaria.benites101@academico.ufgd.edu.brElka Monaliza da Silva Santosmonalizaelka59@gmail.comVivian dos Santos Calixtoviviancalixto@ufgd.edu.br<p>O cenário educacional brasileiro está imerso em um contexto de (contra)reformas no que tange a organização curricular da Educação Básica, especialmente quando consideramos o proposto pela Lei 13.415/2017, que determina a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Esse engendramento normativo constitui-se por uma intencionalidade explícita, a centralização curricular. Da amálgama de documentos normativos publicizados, nas últimas décadas, evidencia-se um exercício nomeado de “Reforma do Ensino Médio”, também conhecido como Novo Ensino Médio (NEM), que propaga falácias incontáveis, tais como: a falsa liberdade de escolha e a proposição de um currículo que, supostamente, seria mais atrativo a juventude. Diante desse cenário, investigar esse movimento se delineia como um potente desafio no/do campo da Formação de Professores/Currículo. Nesse ínterim, por meio desse artigo tencionamos compreender o fenômeno do NEM a partir de relatos de experiência de onze licenciandos de um curso de Química da região Centro-Oeste. Esse material empírico foi analisado mediante os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Da análise emergem pistas que esboçam que a percepção dos licenciandos, concernente ao NEM, ancora-se na preocupação mediante os desafios experienciados e identificados no âmago da implementação da reforma, dentre eles destacam-se a falta de recursos e a desvalorização dos profissionais da Educação.</p>2024-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência2024-04-17T14:52:54-03:00Daisi Teresinha Chapanidt.chapani@gmail.comAlexandre Shigunov Netoshigunov@ifsp.edu.brAna Cristina Santos Duartetinaduarte2@gmail.com<p>Desse modo, o objetivo deste editorial é destacar a importância dos periódicos especializados para a configuração da formação docente como campo de conhecimentos, assim como apontar os limites e as dificuldades para a consolidação de periódicos nesse campo. Esperamos que as reflexões aqui desenvolvidas possam ampliar as discussões atuais sobre os processos de avaliação da produção acadêmica, em especial no que concerne à pressão por <em>impacto</em>, e jogar luz sobre o papel dos periódicos jovens para a divulgação dos resultados de pesquisa e de experiências nesse campo.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14885Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas2024-05-27T16:02:49-03:00Edvonete Souza de Alencaredvonete.alencar@unb.brEtienne Lautenschlageretienne.lautenschlager@ufrn.br<p>Esse dossiê temático tem como objetivo difundir pesquisas e ações de estágio supervisionado que veem sendo desenvolvidas no Brasil. É sabido das diferentes perspectivas inerentes às ações de estágio supervisionado no país. Pimenta e Lima (2017) apresentam as relações e anseios da teoria e prática do estágio supervisionado e esses podem ser corroborados nos artigos apresentados nesse dossiê.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13691Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica2023-11-06T14:42:23-03:00Ana Paula Biondo Lhamasana.lhamas@uenp.edu.brIzabela Lourenço Silvailourencosilva@prof.educacao.sp.gov.brCarolina Borghi Mendescb.mendes@unesp.br<p>O Estágio Supervisionado presente nas licenciaturas é imprescindível no que se refere à possibilidade de uma formação que esteja comprometida com a instrumentalização de futuros docentes, com o objetivo de oferecer subsídios para o desenvolvimento da práxis pedagógica revolucionária. Assim, por meio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em particular, o Estágio Supervisionado permitiu vislumbrar o Ensino de Biologia como um instrumento de mediação para a socialização dos conhecimentos científicos sistematizados e clássicos, proveniente do processo sócio-histórico, com o objetivo de humanizar os estudantes para que estes consigam compreender e intervir para além da realidade aparente. Portanto, é a partir da compreensão dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, do Materialismo Histórico-Dialético e da práxis propiciada pelo Estágio em escola pública, referente ao componente curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Pública do estado do Paraná, que o presente relato de experiência buscou, por meio de observação sistemática e entrevistas, analisar e descrever o desenvolvimento de aulas de Biologia, as dificuldades encontradas durante o regime remoto e os problemas na educação, que se agravaram com a pandemia da COVID-19, decorrentes da desigualdade social, possibilitando constatar as fragilidades durante o processo de ensino e aprendizagem.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13689Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio2023-10-13T20:36:18-03:00Lohana Oliveira Leitelohana.o.leite@gmail.comPaloma Lima Vianapalomalv09@gmail.comCarmem Virgínia Moraes da Silvacarmem.virginia@uesb.edu.br<p>Neste relato apresenta-se resultados de uma prática de Orientação Profissional em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, por meio de um estágio supervisionado da licenciatura. A Orientação Profissional consiste em um conjunto de atividades que visam auxiliar os estudantes a refletirem sobre qualificação profissional, mercado de trabalho e oportunidades. Durante o processo, os alunos vivenciam atividades que abordam o autoconhecimento e que abordam informações sobre os caminhos possíveis após o término do Ensino Médio. Para essa prática, foram utilizados os horários do componente curricular Projeto de Vida. O processo de estágio supervisionado foi construído mediante os estudos da Psicologia Escolar/Educacional e amparado pela construção dos saberes da docência em Psicologia. A metodologia proposta foi desenvolvida por meio de oito encontros presenciais, de aproximadamente sessenta minutos, com a utilização de questionários, dinâmicas, realização de roda de conversa e construção de material em sala de aula. Os resultados apontam que a Orientação Profissional instrumentaliza os estudantes de forma crítica, considerando limites e possibilidades do contexto de vida de cada um, acerca da escolha profissional a partir do término do Ensino Médio.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13688Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR2023-10-13T20:36:59-03:00Debora Cristina Lopesdeclcoxa@gmail.com<p>A pesquisa busca analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente. Para tanto, foram discutidas questões relacionadas às dificuldades encontradas pelo estagiário em sua prática docente e o papel da Universidade como instituição formadora. A pesquisa bibliográfica baseia-se em autores como: Tardif (2014), Pimenta e Lima (2004; 2006), Pimenta (1997), Souza e Guarnieri (2016). A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas com 33 (trinta e três) estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, realizadas via formulário do <em>Google</em>. O questionário com 24 (vinte e quatro) questões trata sobre o perfil do estudante, papel do estágio na formação docente e as dificuldades encontradas na realização das disciplinas de estágio. Para a análise das respostas foi utilizada como metodologia a análise de conteúdo (Bardin, 2011), e assim, definidas três categorias: 1) Contribuições do curso de formação inicial na prática docente; 2) Importância do estágio curricular supervisionado na formação docente; 3) Dificuldades encontradas na realização do estágio. A partir das análises realizadas, a pesquisa aponta as contribuições dos estágios supervisionados na formação do professor e as principais dificuldades encontradas no início da carreira, limites e possibilidades.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13685Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?2023-11-14T11:55:46-03:00Caroline Dorada Pereira Portelaportelacaroline@gmail.comIvanilda Higaivanilda@ufpr.br<p>Foram analisadas as percepções de licenciandos sobre o estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Física de uma instituição federal de ensino da região sul do Brasil, no período da pandemia de Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise de entrevistas semiestruturadas do tipo história de vida com três licenciandos em Física que realizaram todas as disciplinas de estágio supervisionado de docência em formato remoto. Na percepção dos entrevistados, o estágio supervisionado neste contexto foi repleto de desafios e limitações, como: a pouca interação com os estudantes e o tempo reduzido das aulas síncronas; e a necessidade de adequar-se à metodologia e conteúdos propostos pelo professor supervisor, tendo pouco espaço para exercer seu protagonismo docente. Como resultado, os entrevistados apontam a necessidade da experiência em sala de aula para se sentirem professores, ressaltando a importância das interações e vivências no contexto escolar como elementos constituintes da formação docente.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13683Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente2023-10-31T19:15:34-03:00Marcela Eduarda Santos da Cruzcruzeduarda351@gmail.comMellissa Moreira Figueiredo Barbosammfbarbosa@uefs.br<p>Este relato tem como objetivo narrar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Observação do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apresentamos uma reflexão sobre a relevância que os estágios, sobretudo na modalidade de observação, exercem no processo de formação inicial de professores. Assim, esse trabalho é resultado da experiência no componente curricular no primeiro dos seis estágios exigidos pelo currículo atual do curso. Essa prática foi realizada na escola campo, a fim de observar professores de língua inglesa em sala de aula. Tais experiências se alicerçam em autores como: Biazi <em>et al. </em>(2011), Ferragini e Tognato (2018), além de Leffa (2011, 2012) e Freire (1968). Nessa perspectiva, acreditamos que todos os processos de formação social são intrínsecos à educação básica e à disciplina de Estágio de Observação é fundamental para a formação inicial docente, a fim de mobilizar conhecimentos, crenças, atitudes, saberes e vivências através da observação da prática. Portanto, é importante ressaltar que os resultados que foram encontrados durante o estágio foram transformados em projetos de intervenção para promover a formação integral tanto dos alunos da escola quantos dos professores em formação inicial.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13668Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente2023-10-13T20:41:02-03:00Leandro de Oliveira Rabelorabelo@utfpr.edu.brMaria Lucia Vital dos Santos Abibabib@usp.br<p>Neste trabalho apresentamos uma proposta de desenvolvimento do estágio em perspectiva investigativa e crítica, que pode favorecer um trabalho docente crítico e transformador do ensino na escola. O desenvolvimento da proposta em pauta, que denominamos como Projeto de Investigação em Docência (PID), ocorreu no âmbito da formação inicial de professores de Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Suas ações foram planejadas com base em um conjunto de estudos sobre diversos elementos teórico-práticos relativos à formação docente voltada à educação em ciências. Tais pesquisas revelaram movimentos de enfrentamento significativos dos desafios para a utilização do PID e resultados promissores mesmo com as dificuldades contextuais atuais presentes nas escolas de educação básica. Assim, com este texto, esperamos contribuir com outros formadores de professores, ajudando-os a refletir e propor novas ações no âmbito dos estágios supervisionados.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13676Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano2023-11-14T11:07:12-03:00Michely da Silva Felixmichelysilva22@hotmail.comAdriele dos Santos Oliveiraoadriele360@gmail.comAline dos Santos Limaline.lima@ifbaiano.edu.br<p>O Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores é um ato educativo caracterizado pela imersão dos licenciandos no “chão” da escola com vistas a complementação da aprendizagem. O presente trabalho tem objetivo relatar tal experiência sob a perspectiva dos desafios que são vivenciados por professores de Geografia nas séries finais do ensino fundamental no Colégio Municipal de Cravolândia a partir do olhar de licenciandas do Instituto Federal Baiano. Para a realização do estudo, os procedimentos metodológicos foram os seguintes: discussão de textos problematizados ao longo do Curso de Geografia, especialmente no componente Estágio – Freire (1997; 2021), Pimenta e Lima (2004), Rangel (2007) e Cavalcanti (2010) –, assim como documentos que caracterizam o ensino fundamental (Brasil, 1996) e o estágio (IF Baiano, 2017; 2023); levantamento de dados secundários sobre a educação em Cravolândia a partir da SEC-BA (2021) e CMC (2023); trabalho de campo a partir da imersão no Colégio pesquisado. O estágio, enquanto espaço de pesquisa e de extensão, evidencia, com base nas experiências compartilhadas, alguns dos desafios identificados na prática docente, tais como: falta de acesso de recursos por parte dos docentes; carga horária extensa; falta de suporte para com ANEE; dissociação da Geografia com a realidade.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13666Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE2024-02-21T06:49:51-03:00Zulcimara Araujo Amorimzulcimara.araujo@discente.univasf.edu.brRosicleide Araújo de Melorosicleideamelo@gmail.com<p>O processo de ensino e aprendizagem, determinado pela realidade histórico social e marcado por relações conflituosas, condições e interesses desiguais, demanda uma prática docente indissociável da teoria, numa práxis sistemática e científica e no estabelecimento de relações e interações observadoras com os estudantes, tendo a avaliação e a autoavaliação como fonte de reflexão e de ampliação do conhecimento. Assim, o estágio de regência nos cursos de licenciatura se caracteriza como atividade fundamental à formação de professores por possibilitar esses processos que auxiliam na definição e redefinição continuada de modos de ação no exercício da docência. O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de estágio curricular na licenciatura em Ciências Sociais da UNIVASF, realizado por meio da combinação entre uma etnografia de sala de aula e registro autobiográfico. Para tanto, apresenta a caracterização do local do estágio, descrição das atividades realizadas e reflexões possibilitadas pela prática docente em uma escola de referência em ensino médio em Petrolina-PE, apontando experiências frustradas e outras bem-sucedidas, buscando compreendê-las à luz de teorias pedagógicas.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13641Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro2023-11-14T11:22:06-03:00Florbela Rodriguesflorbela.rodrigues@ipg.ptMaria Eduarda Ferreiraeroque@ipg.pt<p>Este artigo relata a experiência didática na iniciação à prática pedagógica das qualificações de formação de professores do ensino primário no âmbito do programa da Comissão Europeia que promove a mobilidade de estudantes e professores na formação de professores. As atividades apoiadas são variadas e incluem, entre outras, estágios e colocações de curta duração (ErasmusPro), acolhimento de peritos convidados. As instituições participantes devem promover ativamente a inclusão e a diversidade, o desenvolvimento sustentável e a alfabetização digital através das suas atividades, tirando partido das oportunidades de financiamento específicas oferecidas pelo Programa para este efeito, sensibilizando os seus participantes, partilhando boas práticas e escolhendo uma concepção adequada para as suas atividades. Este processo requer a colaboração e a preparação pormenorizada de atividades entre instituições de diferentes países da UE com o mesmo historial. Propomo-nos descrever a experiência de 5 países - França, Espanha, Portugal, Itália e Roménia - e os passos a dar para implementar este processo peculiar com o objetivo de melhorar a qualidade da formação profissional inicial e contínua na Europa.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13636Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática2023-11-14T11:23:22-03:00Gustavo Wendel Rodrigues Alvesgustavoquimica12@gmail.comDaniela Marques Alexandrinodalexandrino@uesb.edu.br<p>O presente estudo foi desenvolvido como parte das atividades do componente curricular de Estágio IV, em um Colégio Estadual da cidade de Itapetinga-BA. A partir da adaptação dos trabalhos de Alves e Ribeiro (2019) e Silva e Vasconcelos (2020), buscamos compreender quais concepções de estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo de Soluções podem ser elaboradas a partir da aplicação de uma sequência didática (SD) em aulas de Química. Além disso, identificar os desafios na aprendizagem do conteúdo, como também a presença dos aspectos macroscópicos e microscópicos durante as aulas. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi conduzida, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários, um no início e outro ao final da SD. A SD foi composta por sete ações pedagógicas com duas h/aulas de cada momento, sendo a carga horária da mesma equivalente a 14h. Ao término da SD foi possível identificar o avanço da aprendizagem dos alunos, pois em muitas das respostas apresentadas eles conseguiram superar os erros em suas concepções. Outrossim, poucos alunos discutiram em sala aspectos microscópicos e os desafios foram minimizados na compreensão do assunto.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13597O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa2024-04-09T15:03:55-03:00Tiago Donizete Alvesti.donizetealves@gmail.comAndréia Silva Abbiatiandreia.abbiati@ifsp.edu.br<p>Por ser especificamente humana, a eticidade pertence à formação e à prática docente, exigindo os seguintes saberes: apreensão da realidade, reflexão crítica sobre a prática, autonomia, pesquisa e competência profissional. O estudo explicita como esses cinco saberes docentes, elucidados por Paulo Freire (2022), são contemplados pelo estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em Física de uma Instituição pública do interior paulista. Utilizou-se a análise textual discursiva (Moraes, 2003), aplicada ao diário de campo de um estagiário, como procedimento metodológico. Os dados foram organizados em três unidades de análise e classificados em cinco categorias correspondentes aos cinco saberes tratados no estudo. Verificou-se que o estágio é um espaço formativo para os saberes intrínsecos ao ato educativo por envolver o futuro professor em conhecimentos profissionais, apropriação das realidades de atuação, avaliações constantes do ensinar-aprender e práticas ausentes de reprodução mecânica. Concluiu-se que, sendo um espaço formativo para os saberes freireanos, o estágio possibilitou a formação inicial de um educador capaz de exercer sua profissão, de modo singular, com a eticidade que o caráter humano da prática educativa demanda, responsabilizando-se pela humanização de seus educandos.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13579Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração2023-10-31T19:27:51-03:00Lucan Fernandes Morenolucan.moreno@ifpr.edu.br<p>A formação crítica de professores requer práticas que promovam a autorreflexão sobre o que é ser professor, e mais, sobre o que é ser professor no século XXI. Para muitos estudantes de licenciatura, o Estágio Obrigatório representa o único momento formativo em que o contato com o ambiente escolar é estabelecido; representando uma importante e decisiva etapa de sua formação. Frente a essa premissa, propomo-nos a discutir as possibilidades de exploração em pesquisas de narrativas pedagógicas produzidas por professores em formação na disciplina de Estágio Supervisionado. Observando, principalmente, perspectivas subjetivas sobre a docência e a própria formação recebida, bem como possíveis mudanças nessas perspectivas com o avanço das experiências no estágio, objetivamos evidenciar as narrativas pedagógicas como importante objeto de investigação na área de formação de professores e destacar seu papel na construção de um pensamento científico em Educação que privilegie as experiências e reflexões de pessoas reais.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13517Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo2023-12-04T16:27:13-03:00Simone de Souzassouza2@uem.brCristiane Batistioli Vendramecris_ven_drame@hotmail.com<p>O artigo retrata duas vivências distintas de realização do estágio curricular supervisionado na Educação Básica, a primeira realizada presencialmente em turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a segunda desenvolvida na Educação Infantil no contexto da pandemia de Covid-19. Objetivou-se contrapor os discursos das acadêmicas quanto às contribuições das atividades teórico-práticas de estágio realizadas presencialmente e remotamente nos cursos de Pedagogia presencial e PARFOR. O estudo de cunho qualitativo, exploratório e descritivo analisou, por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), as vivências das acadêmicas a partir do relatório final de estágio produzido por elas e por um questionário respondido via <em>Google Forms</em>. Dos resultados destacaram-se a fragilidade nas relações interpessoais entre as estagiárias e as professoras que as receberam em suas salas de aula; a relevância do professor no contexto tecnológico; a influência de familiares no processo de ensino e de aprendizagem e a realidade socioeconômica e cultural interferindo nas condições de aprendizagem <em>online</em>.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13094Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar2023-10-31T15:43:59-03:00Camila Martins Januário de Freitascamilamartins_j@hotmail.com<p>O estágio supervisionado é uma exigência curricular das licenciaturas, visando a formação de professores. Resguardando as possíveis diferenças existentes na dinâmica organizacional entre os cursos, define-se um ponto em comum: o destaque que o estágio pode proporcionar na vida profissional futura do graduando, futuro docente, como oportunidade de vivenciar a realidade cotidiana dentro de uma sala de aula antes de se formar. Esse artigo buscou apontar e promover reflexões acerca da formação de professores no Brasil, através de um levantamento de produções acadêmicas de autores que dialoguem sobre a temática, além de um relato pessoal da experiência do estágio que possibilitou à autora conhecer a realidade escolar, além de encontrar seu lócus de atuação profissional. Conclui-se que mais do que ‘rito de passagem’ ou disciplina obrigatória, o estágio promove a confirmação de uma escolha e uma rica vivência do estudante e na formação de professores capazes de atuar com autonomia e segurança.</p>2024-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13786Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia 2024-02-21T10:33:10-03:00Francisco Claudio da Pazfrancisco_slp@hotmail.comAna Paula Vieira e Souzapaulladesa@gmail.comDeyverson Luener de Oliveira Ferreiradeyversonluener@yahoo.com.br<p>Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre o trabalho da(o) pedagoga(o) em ambientes não escolares, mais especificadamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Castanhal-PA, no setor de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Para tanto, pretende identificar as funções e as principais demandas de trabalho, as estratégias pedagógicas adotadas para o desenvolvimento das atividades dessa(e) profissional e os principais desafios enfrentados no seu trabalho. A pesquisa fundamenta-se nos princípios de abordagem qualitativa e faz o uso tanto de pesquisa bibliográfica e documental, a partir do estudo de diferentes documentos sobre o Estágio Supervisionado e das principais legislações e os regimentos e orientações técnicas do CREAS, quanto de pesquisa empírica, a partir da realização de entrevista semiestruturada, realizada com a pedagoga do CREAS que atua no setor do SEAS da referida unidade, fundamentando-se, também, na pesquisa participante, constituída a partir das experiências e impressões obtidas durante as observações no lócus da pesquisa. Constatou-se que além de atuar como mediadora nos processos de socialização e interação das(os) usurárias(os) da unidade, esta profissional acaba assumindo outras funções relacionadas à escuta, acolhimento e proposições de atividades pedagógicas lúdicas e interativas.</p>2024-06-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14915Lista de Pareceristas ad hoc 20232024-06-04T12:57:07-03:00RIDrid.editoria@gmail.com2024-06-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência