Revista de Iniciação à Docência https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid <section style="text-align: justify; padding: 3px;">A <strong>Revista de Iniciação à Docência</strong> (RID-UESB, <strong>ISSN 2525-4332</strong>) é um periódico exclusivamente <em>on line</em>, dedicado a difundir textos, reflexões, estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência e pesquisas envolvendo temas relacionados à formação de professores. Sua periodicidade é de duas edições anuais, uma ao final de cada semestre, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, PIBID, Residência Pedagógica etc. A RID insere-se no movimento de democratização de conhecimentos, divulgado estudos realizados em instituições nacionais e estrangeiras. A revista publica ensaios teóricos, relatos de experiências e resultados de pesquisas sobre formação docente, com especial atenção às questões relacionadas para a iniciação à docência, refletindo os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas voltadas para a melhoria da formação de professores, como também, para a geração de transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas, nas universidades ou em outras instituições formadoras. <section></section> </section> pt-BR rid.editoria@gmail.com (Daisi Teresinha Chapani) rid.editoria@gmail.com (Alaércio Moura Peixoto de Jesus) qua, 05 abr 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11561 <p>Um importante elemento de coerência na formação de professores é a compatibilidade entre aquilo que se aprende na universidade e o que pode ser observado durante os estágios supervisionados, o que nem sempre acontece devido à divergência de teorias adotadas nos cursos de graduação e nas práticas pedagógicas nas escolas. Neste artigo são exploradas as experiências no Estágio Supervisionado com temática da Educação CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e suas interseções com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O estágio foi realizado nos 7<sup>os</sup> e 8<sup>os</sup> anos do Ensino Fundamental, acompanhando um professor monitor que segue a pedagogia materialista. Durante as observações, foram feitas anotações baseadas em evidências para a análise. O estagiário também realizou uma regência. Foram realizadas uma análise dos resultados do estágio e uma análise da articulação da aula do professor com os eixos da ênfase CTSA. Apesar das diferenças entre a Educação CTSA e a PHC, o professor monitor consegue inserir conteúdos CTSA em suas aulas através de suas explicações e demais atividades. Sobre a regência, foi concluído que permaneceram algumas distorções conceituais, que poderiam ser superadas caso o estagiário fosse responsável por uma sequência de aulas, podendo dar continuidade com o ensino e a aprendizagem.</p> Enrico Lopes Breviglieri, Matheus Ganiko-Dutra Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11561 qua, 05 abr 2023 00:00:00 -0300 Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641 <p>Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica (PRP): aspectos do percurso formativo de residentes". Tal projeto tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos licenciandos residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, buscamos identificar estratégias didáticas utilizadas por residentes nas regências ocorridas no ensino remoto, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Metodologicamente, o estudo é de caráter descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, que se apoia, como técnica de constituição de dados, na análise documental, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo durante a observação de aulas Desse estudo é possível afirmar que a regência escolar é um alicerce fundamental no processo educativo do licenciando por unir a teoria com a prática, de forma a contribuir para a formação inicial como educador. Além disso, foi possível identificar que os residentes usaram os recursos que dominavam para dinamizar aulas <em>online</em>, bem como contemplaram, nos slides usados, conteúdos conceituais e procedimentais dos objetos de conhecimento trabalhados.</p> Carlos Alberto Aquino Franco, Valéria Risuenho Marques Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641 qua, 05 abr 2023 00:00:00 -0300 O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11643 <p>O Ensino de Ciências envolve uma série de termos científicos que muitas vezes leva a uma dificuldade durante o processo de assimilação e apreensão dos conteúdos pelo aluno, sendo necessário que o professor busque formas de tornar as aulas mais atrativas e compreensíveis, utilizando de diversas ferramentas pedagógicas, dentre elas estão os jogos didáticos-pedagógicos. Isso porque, os jogos didáticos conseguem atingir diversas finalidades, ligados às funções cognitivas, aos processos relacionados ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade, que estão na base da construção do conhecimento. O presente artigo teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso didático que auxilie alunos com dificuldade no entendimento de alguns conteúdos da disciplina de ciências. Os caminhos percorridos pela pesquisa foram de uma pesquisa básica de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa de campo com levantamento bibliográfico. Considera-se que esta pesquisa contribuiu para a compreensão e importância dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem do aluno e sobretudo no ensino da disciplina de ciências.</p> Patrícia Lima da Silva, Vilma Ribeiro de Almeida Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11643 qua, 05 abr 2023 00:00:00 -0300 Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569 <p>O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.</p> Diana Ketlem Paula do Nascimento, Tamara Afonso dos Santos, Luiz Eduardo Guedes, Sonaira de Araújo Moura Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569 seg, 10 abr 2023 00:00:00 -0300 Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11945 <p>O presente artigo teve, como objetivo, analisar as contribuições do GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de funções nas pesquisas brasileiras. Para isso, optamos pela metanálise como metodologia de pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa. Realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD) e encontramos 43 pesquisas referentes à utilização do GeoGebra como ferramenta para o ensino de funções e, dentro desse conjunto, encontramos 34 pesquisas desenvolvidas na Educação Básica e 9 (nove) pesquisas na Formação Inicial de professores. As pesquisas no conjunto que envolvem a Educação Básica mostraram resultados bastante significativos com a utilização do GeoGebra no ensino de funções, destacando-se, principalmente, o dinamismo, os recursos visuais como facilitadores para que esses conteúdos sejam assimilados pelos estudantes e para serem propostos pelos professores. Dentro do subconjunto referente ao ensino superior, identificamos apenas uma pesquisa com professores do curso em licenciatura em Matemática e as demais pesquisas foram realizadas com estudantes licenciandos de curso de Matemática e revelam que a utilização do GeoGebra em sala de aula traz dinamismo e facilita a realização de atividades investigativas e a exploração e visualização de propriedades.</p> Antonio Carlos Pereira Leite, Adriana Fátima de Souza Miola Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11945 qua, 10 mai 2023 00:00:00 -0300 Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12202 <p>Estudos sobre práticas de letramento acadêmico no ensino superior têm demonstrado que há uma concepção de que tais processos se manifestam de forma complexa, tanto na escrita e leitura quanto na oralidade (MUSSIO, 2017; FIAD, 2011; MOTTA-ROTH, 2010; FISCHER, 2010), exigindo um olhar mais atento no que diz respeito às formas de recepção e produção dos textos acadêmico-científicos. Diante desse cenário, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as percepções dos licenciandos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior estadual mineira acerca das suas vivências nas práticas de letramento acadêmico-científicos. Como metodologia, fizemos um questionário individual para os ingressantes no curso e os licenciandos do último período, com 12 questões. Para este trabalho, selecionamos 4 questões discursivas, que apresentaram justificativas e comentários dos licenciandos sobre suas experiências com esse tipo de letramento. Como metodologia de análise, utilizamos os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2007). Os resultados demonstraram que há necessidade de uma mediação mais aprofundada por parte dos professores do ensino superior, para que as práticas de letramento acadêmico-científico sejam mobilizadas não somente em momentos esparsos do curso ou para grupos específicos, mas façam parte da cultura acadêmica de forma mais proveitosa e sejam verdadeiramente ensinadas.</p> Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Paulo César Ribeiro Júnior Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12202 sex, 12 mai 2023 00:00:00 -0300 Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12009 <p>Os Estudos Surdos configuram-se como uma corrente teórica cujas análises deslocam a discussão sobre a surdez do âmbito da deficiência e da educação especial, alocando-a em uma nova territorialidade educacional que reivindica o reconhecimento político da identidade e da cultura surdas. O crescente número de pesquisas e de pesquisadores, surdos e ouvintes, ligados a esta perspectiva teórica fornece a dimensão da expansão e relevância dos Estudos Surdos para as discussões acadêmicas a respeito da escolarização dos surdos em instituições regulares ou especializadas, emergindo como uma temática relevante para a formação docente. Assim, esta pesquisa analisa a incorporação das produções acadêmico-científicas ligadas aos Estudos Surdos, especialmente aquelas publicadas por pesquisadores surdos, na formação inicial de pedagogos, tomando como base os planos de ensino da disciplina de LIBRAS, presentes nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em pedagogia de instituições federais de ensino do estado de São Paulo. Os dados analisados, ao mesmo tempo em que apontam a presença de temas vinculados aos Estudos Surdos no currículo dos cursos analisados, não encontraram uma correlação nominal entre esses temas e o termo “Estudos Surdos”. Além disso, evidenciou-se uma reduzida incorporação das produções científicas de pesquisadores surdos na formação inicial de pedagogos.</p> Sheila Ferreira Gonçalo Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12009 ter, 16 mai 2023 00:00:00 -0300 Propuestas de desarrollo de competencias científicas en trabajos finales de grado de formación docente https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12408 <p>Esta investigación se propuso caracterizar trabajos finales de grado de estudiantes de formación docente en cuanto a los temas elegidos y los problemas pedagógicos construidos en torno a ellos. Además, se propuso analizar las propuestas de resolución a dichos problemas, profundizando en las que incluyeran el desarrollo de competencias científicas. Se accedió a 87 trabajos, sin realizar selección de la muestra, sino por factibilidad. Se aplicó la técnica de análisis de contenido. El tema más elegido fue “Ciencias de la educación y ambiente educacional” (35 de 87). Los problemas más abordados fueron en la línea de “Pedagogía, pedagogía social y ciencias de la educación” (inclusión, aprendizaje, convivencia, diversidad, evaluación, y educación emocional). Solamente doce trabajos, proponían el desarrollo de competencias científicas y la mitad de esos, incluía las estrategias didácticas para hacerlo. Los hallazgos muestran la necesidad de mayor incorporación de problemas relacionados con la enseñanza de las ciencias y mejor articulación entre teoría y práctica. La definición de modalidades de orientación y la formación de tutoras/es, podrían incidir favorablemente en la superación de esta dificultad, dada la actual importancia de la alfabetización en ciencias en los futuros docentes y en los estudiantes.</p> Silvia Umpiérrez Oroño Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12408 seg, 29 mai 2023 00:00:00 -0300 Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12143 <p>O presente artigo tem como finalidade investigar a presença ou ausência de Paulo Freire nos cursos de licenciatura ofertados no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Para cumprir o objetivo da pesquisa, o caminho metodológico foi pautado inicialmente na análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC's), tendo sido utilizada a análise de conteúdo para estruturar as fases de análise do documento. Posteriormente, foi enviado um questionário com possíveis formandos dos cursos de Licenciatura do IFMG, como instrumento de coleta de dados deste projeto. Após a análise dos PPC's, a presença de Freire foi constatada tanto de forma explícita como implícita, sendo que o maior número de aparições foi através de citações que remetem a ideias do educador, mas sem mencioná-lo. No questionário, nota-se que os licenciandos conhecem Paulo Freire, e aqueles que não o conhecem estão de acordo com sua pedagogia. Alguns casos isolados de críticas ao educador foram percebidos, mas a grande maioria reconhece a importância de Freire para a educação. Constatou-se que a aderência a Paulo Freire pela maioria dos licenciandos é satisfatória, mas que deve ser mais explorada, concluindo que os cursos de licenciatura, da instituição investigada, utilizam de forma rasa da pedagogia freireana.</p> Tamires Vilela Ferreira, Thais Oliveira Duque Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12143 seg, 29 mai 2023 00:00:00 -0300 O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973 <p>O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.</p> Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973 ter, 30 mai 2023 00:00:00 -0300 Publicação continuada: mais rapidez no processo de divulgação do conhecimento científico https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12382 <p>A divulgação do conhecimento científico por meio de publicações periódicas remonta ao século XVII. Desde então, essa forma de comunicação tem passado por transformações em virtude das alterações nas práticas científicas e do desenvolvimento tecnológico.&nbsp;Contudo, desde sua criação, os periódicos científicos apresentam como uma de suas mais marcantes características a celeridade na divulgação do conhecimento. Esse foi um fator importante para o sucesso dos periódicos como meio de comunicação científica.&nbsp;Assim, tendo em vistas as facilidades oferecidas pelo sistema de editoração de revistas, a RID passa, a partir deste ano, a publicar os artigos de forma contínua. Isso significa que eles serão publicados tão logo se concluam os processos de avaliação, revisão e editoração, sem necessidade de se aguardar o fechamento do número.</p> Daisi Teresinha Chapani Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12382 qua, 05 abr 2023 00:00:00 -0300