Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10699Palabras clave:
Ensino de Ciências, Educação sexual, Sexualidade, Formação de professoresResumen
As relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se.
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