Contribuições e possibilidades da Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10917Palabras clave:
Residência Pedagógica, Formação de professores, Ensino de FísicaResumen
O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018, sendo uma ação da Política Nacional de Formação de Professores (PNFP), em que tem como objetivo articular a teoria e prática na formação inicial de professores. Com este presente trabalho, almejamos relatar as atividades desenvolvidas no âmbito do núcleo Residência Pedagógica em Física da UFSM, nos anos de 2020-2022, e, ainda, pontuar as contribuições e as possibilidades do programa para a formação inicial de professores de física no contexto da UFSM. A Residência Pedagógica em Física da UFSM foi estruturada em três eixos, sendo eles: i) atividades formativas; ii) atividades de observação; e, iii) atividades de regência. O conjunto dos três eixos contribuíram para: a) o aperfeiçoamento da formação inicial de professores, por intermédio da articulação teoria-prática e potencialização das atividades que eram realizadas apenas nos estágios supervisionados obrigatórios; b) fortalecimento da relação Universidade-Escola; e, c) formação permanente dos preceptores. Desta forma, o programa possibilitou aos residentes uma formação inicial mais significativa, haja vista que o curso de graduação em licenciatura plena em física, com o seu currículo desatualizado, não abarcaria todos os aspectos fundamentais para a formação docente.
Descargas
Citas
ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréia Ferreira. BNCC e BNC na formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola. v.13, n.25, p.137-153, 2019.
BORGES, Vilmar José; SOUZA LEITE, Lucas; FREITAS, Marcone Henrique. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 618-638, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. 2018.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n.º 38, de 28/02/2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 06: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 01: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020.
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Julio Emilio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.
FELIPE, Eliana Silva; BAHIA, Celi. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.
FREITAS, Mônica Cavalcante; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
GUIDOLIN, Jardel Antônio. Possibilidades e limites para a implementação de uma proposta de integração curricular dentro de uma escola básica. 42 f. Monografia (Especialização) - Centro de Educação, UFSM, Santana do Livramento, 2018.
OGAWA, Camilla Yara Langer. REPROVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO POR SÉRIE E DISCIPLINA DO CURSO DE FÍSICA DA UEM NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. 57 f. Monografia. Universidade Estadual de Maringá (UEM): Maringá, 2011.
OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; SOUZA PINHEIRO, Alexsandra Alves. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.
PACHECO, Lucas Carvalho. Reflexões de um licenciando: o que a prática me ensina? In: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 21., Caxias do Sul, 2019. Atas... Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), 2019.
REBOLHO, Anderson Brum; BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves. Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de professores de Ciências da Natureza. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 3, p. 688-707, 2021.
TOTI, Federico Augusto; PIERSON, Alice Helena Campos. Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 1074-1107, dez. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Programa de disciplina de graduação. Ano. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=12499126. Acesso em 27.jan.2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.