Covid-19: saúde mental de estudantes e a relação com tipo de instituição e renda familiar
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i3.10992Palavras-chave:
Estudantes;, Saúde Mental;, ; Instituições de Ensino Superior;, Pandemia, COVID-19Resumo
Objetivou-se averiguar os impactos da pandemia do novo coronavírus e relacioná-los com o tipo de instituição e a renda familiar dos estudantes de ensino superior do Ceará, Brasil. Estudo exploratório, descritivo, de abordagem transversal, realizado entre junho e setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. Para coleta de dados, utilizaram-se de questionário sociodemográfico e do Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados constataram que os acadêmicos de instituições privadas possuem melhores índices de saúde mental em todas as dimensões do MHI-38. A partir da análise das maiores instituições presentes na pesquisa, constatou-se que os alunos da Universidade Federal do Ceará, assim como os da Universidade Estadual do Ceará, detiveram as menores pontuações, implicando maiores influências psicológicas. Renda e índices de saúde mental possuem relação direta de proporcionalidade. Deste modo, conclui-se que a saúde mental dos estudantes de ensino superior do Ceará foi influenciada conforme a instituição a qual fazem parte e as condições de renda. Logo, compete às entidades de ensino o estabelecimento de redes de apoio para promoção e assistência em saúde mental ao público acadêmico.
Downloads
Referências
- Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia [Internet]. 2020 [citado 2022 Mai 22]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic.
- Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS. Histórico da pandemia de COVID-19 [Internet]. 2020 [citado 2022 Abr 8]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19.
- Da Silva CP, Albuquerque FDN, Lopes BJ. Representações sociais do desemprego, saúde mental e pandemia da covid-19 em uma pequena amostra brasileira. Braz. J. Health Rev. [Internet]. 2021 [citado 22 de abril de 2022]:4(2);7249-7262. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/27640.
- Presidência da República (Brasil). Lei n° 13.979 de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. [Internet]. Diário Oficial da União. 06 fevereiro 2020 [citado em 07 de maio de 2022]. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=07/02/2020&jornal=515&pagina=1.
- Decreto nº 6, de 20 de março de 2020 (Brasil). Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. [Internet]. Diário Oficial da União. 20 de março de 2020 [citado em 07 de maio de 2022]. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/03/2020&jornal=602&pagina=1.
- Cavalcante ASP, Machado LDS, Farias QLT, Perreira WMG, Da Silva MRF. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av. Enferm. [Internet]. 2020 [citado 22 de abril de 2022]:38(1supl);52-60. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002020000400052.
- Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Cardoso JV, Silva DA da. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 21 de fevereiro de 2020 [citado 22 de abril de 2022];16(1):1-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/166992.
- Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud Psicol [Internet]. 2020 [citado e 08 de maio de 2022];37:e200067. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.
- Zacan RK, Machado ABC, Boff N, Oliveira MS. Estresse, Ansiedade, Depressão e Inflexibilidade Psicológica em Estudantes Universitários de Graduação e Pós-Graduação. Estud. pesqui. psicol. [Internet]. 2021 [citado em 22 de abril de 2022];21(2):749-67. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812021000200020.
- Fragelli TBO, Fragelli RR. Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 27 de julho de 2021 [citado 22 de abril de 2022];11:1-21. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29593.
- Cardoso ACC, Barbosa LA de O, Quintanilha LF, Avena K de M. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2022 Fev 11 [citado 2022 Abr 14];46(1). Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbem/a/4Kxfv8dFRBftYG3wsvTn8Lv/?lang=pt.
- Ruiz-Robledillo N, Vela-Bermejo J, Clement-Carbonell V, Ferrer-Cascales R, Alcocer-Bruno C, Albaladejo-Blazquéz N. Impact of COVID-19 Pandemic on Academic Stress and Perceived Classroom Climate in Spanish University Students. Int. J. Environ. Res. Public Health [Internet]. 2022 [citado 23 de abril de 2022];19(7):4398. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/7/4398/htm.
- Ribeiro JLP. Inventário de saúde mental. 1a. ed. Rio de Janeiro: Placebo Editora; 2011.
- Vilca LW, Chávez BV, Fernández YS, Caycho-Rodriguéz T. Spanish Version of the Revised Mental Health Inventory-5 (R-MHI-5): New Psychometric Evidence from the Classical Test Theory (CTT) and the Item Response Theory Perspective (IRT). Trends in Psychology [Internet]. 11 de outubro de 2021 [citado 24 de abril de 2022];30:111-28. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s43076-021-00107-w#citeas.
- Vieira MTS, Lessa IS, Luiz FS, Dos Santos KB, De Matos FAPS, Carbogin FC. Distress and psychological well-being of undergraduate nursing students from Brazil and Portugal. RECOM [Inernet]. 2019 [citado 24 de abril de 2022];9:e3453. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3453.
- Maroco, João. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 5ª. ed. Edições Sílabo; 2011.
- Gundim VA, Encarnação JP da, Santos FC, Santos JE dos, Vasconcellos EA, Souza RC de. SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Rev. baiana enferm. [Internet]. 25 de novembro de 2020 [citado 30 de abril de 2022];35. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293.
- Vieira-Santos J, Paiva WF, Mendes-Pereira CC. Perceptions of Brazilian university students on the impact of the COVID-19 pandemic on academic routine. RSD [Internet]. 22 de março de 2022 [citado em 30 de abril de 2022];11(4):e40411425083. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25083.
- Teixeira CNG, De Queiroz Rodrigues MI, Silva PGB, Barros MMAF. Qualidade de vida em estudantes de odontologia na Pandemia de COVID-19: um estudo multicêntrico. Saud Pesq [Internet]. 30 de abril de 2021 [citado em 30 de abril de 2022];14(2):247-259. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/9009.
- Observatório Institucional Unicamp. A Unicamp e o novo coronavírus: relatório dos estudantes. 01 de agosto de 2020 [citado em 01 de maio de 2022]. Disponível em: https://www.observatorio.cgu.unicamp.br/assets/docs/observatorio/03_UNICAMP-relat%C3%B3rio-ESTUDANTES.pdf.
- Da Silva Oliveira L, Oliveira EN, Campos MP, Vasconcelos MIO, Costa MSA, De Almeida PC. Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará. Rev. de Psicol. [Internet]. 2021 [citado em 02 de maio de 2022];12(1):72-85. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58815.
- Júnior FHMS, Nunes AF, Dos Santos AP, Petelinkar MC, Neto AMV, Rodrigues VHV, Da Silva ING. Saúde mental dos estudantes de medicina veterinária da Universidade Estadual do Ceará. In: Filho IOH, Da Cruz MPM. Ensino e aprendizagem: perspectivas e desafios para a educação moderna. Fortaleza: Editora In Vivo; 2021. p. 101-113.
- Messiano JB, Bergantini RF, Serafim TM, Baptista VAF, Tambellini MEN, Bordonal TD et al. Efeitos da pandemia na saúde mental de acadêmicos de medicina do 1º ao 4º ano em faculdade do noroeste paulista. Cuid Enferm [Internet]. 2021 [citado em 03 de maio de 2022];15(1):43-52. Disponível em: http://www.webfipa.net/facfipa/ner/sumarios/cuidarte/revistacuidarte2021v1.php.
- Benny C, Patte KA, Veugelers P, Leatherdale ST, Pabayo R. Income inequality and depression among Canadian secondary students: Are psychosocial well-being and social cohesion mediating factors?. SSM Popul Health [internet]. 2021 [citado em 30 de abril de 2022];17:100994. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35005184/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Saúde.com
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.