Saúde bucal na estratégia saúde da família:diagnósticos e procedimentos realizados no município de Santo Estêvão Bahia

Autores

  • Cassia Tainar da Silva Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Claudia Cerqueira Graça Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Danilo César Avelar dos Santos Secretaria Municipal de Saúde de Santo Estêvão-Ba
  • Renato Queiroz dos Santos Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i4.11452

Palavras-chave:

Assistência odontológica, Atenção Básica, Sistema de Informação em Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar os serviços em saúde bucal de duas Unidades de Saúde da Família (USF), por meio dos dados coletados dos relatórios de atendimento odontológico individual. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva de corte transversal, que utilizou dados secundários, cuja fonte foi 48 relatórios de atendimento odontológico do Prontuário Eletrônico do Cidadão. Os dados foram coletados nos registros realizados entre setembro 2020 e agosto de 2021. Realizou-se uma análise quantitativa descritiva dos procedimentos odontológicos realizados e dos agravos bucais, diagnosticados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10). As planilhas do Excel foram o instrumento de coleta. A maioria dos atendimentos foram realizados em mulheres, 71,6% na unidade 1 e 69,7% na unidade 2. A faixa etária mais atendida foi a de adultos nas duas USF, a 1 com 59,1% e a 2 com 61,9% dos atendimentos. A cárie dentária foi o agravo mais diagnosticado em ambas, sendo 71,6% na USF 1 e 83,9% na USF 2. O procedimento mais realizado foi a raspagem e alisamento, sendo a unidade 1 com 33,5% e a unidade 2 com 55,1%, já as exodontias de dentes permanentes representou 3,4% e 3,3% respectivamente. Dessa forma, o trabalho mostrou alta prevalência de cárie na população atendida, porém os dados revelaram um serviço de saúde bucal com pouco uso de procedimentos mutiladores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Tainar da Silva Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cassia Tainar da Silva Souza – Cirurgiã-dentista especialista em saúde da família pelo Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Claudia Cerqueira Graça Carneiro , Universidade Estadual de Feira de Santana

Dra. Claudia Cerqueira Graça Carneiro – Professora e tutora do programa Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Dra. Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues – Coordenadora e tutora do programa Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Danilo César Avelar dos Santos, Secretaria Municipal de Saúde de Santo Estêvão-Ba

Danilo César Avelar dos Santos – Coordenador de Saúde Bucal do município de Santo Estêvão – BA e apoiador local da Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Renato Queiroz dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Me. Renato Queiroz dos Santos Júnior - professor do componente curricular Planejamento e Programação Local em Saúde Bucal do programa Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. Diário Oficial da União 21 set 2017, Brasília.

Pinto LF, Giovanella L. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciência & Saúde Coletiva, 2018, 23(6):1903-1913.

Soares MEG, Bulgarelli AF; Helena ALBMS. Inclusão Da Saúde Bucal Na Estratégia De Saúde Da Família. Rede de Atenção à Saúde, 2016.

Neves M et al. Atenção primária à saúde bucal no Brasil: processo de trabalho das equipes de saúde bucal. Ciência & Saúde Coletiva, 2019, 24(5):1809-1820.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 267/ GM de 06 de março de 2001. Diário Oficial da União 2001; 7 mar.

Silva KL, Medeiros CS. Fatores Intervenientes na Implantação da Estratégia Saúde da Família nos Municípios Brasileiros. Rev. APS. 2015 jul/set; 18(3): 378 – 389.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. 2004, Brasília.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal. Brasília, 2008. 92 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica; 17).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Projeto SB Brasil 2003: Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília, 2004. 11, 36, 40 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, 2012. 116 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica: Sistema com Coleta de Dados Simplificada: CDS, Editora do Ministério da Saúde, 2013, Brasília.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção. Resolução nº 7, de 24 de novembro de 2016. Define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na atenção básica e dá outras providências. Diário Oficial da União 24 nov 2016, Brasília.

Coeli CM. Sistemas de Informação em Saúde e uso de dados secundários na pesquisa e avaliação em saúde. Cad. Saúde Colet., 2010, Rio de Janeiro, 18 (3): 335-6.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Cidades [acesso em 14 out 2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.

Prefeitura Municipal de Santo Estêvão. Secretaria de Saúde. Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Santo Estêvão, Ba: 2021, SMS.

Paula T. Centro de Apoio a Pesquisa no Complexo de Saúde / UERJ [homepage na internet]. Tipos de Estudos Epidemiológicos [acesso em 13 out 2021]. Disponível em: http://www.capcs.uerj.br/tipos-de-estudos-epidemiologicos/.

Pinto RS; Matos DL; Filho AIL. Características associadas ao uso de serviços odontológicos públicos pela população adulta brasileira. Ciência & Saúde Coletiva 2012; 17(2): 531-44.

Barbosa, MAG et al. Participação de Usuários da Atenção Primária em Práticas de Promoção de Saúde ev Bras Promoç Saúde, 2017, 30(4): 1-11.

Teixeira DBS; Cruz SPL. Atenção à saúde do homem: análise da sua resistência na procura dos serviços de saúde. Revista Cubana de Enfermaría, 2016, 32(4).

Bicalho DM. Organização do atendimento da equipe de saúde da família Joaquim de Lima no município de Três Marias – MG. Corinto – Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso [Especialização em atenção básica em saúde da família] – Universidade Federal de Minas Gerais; 2013.

Silva JJ. Análise dos registros das fichas de atendimento odontológico individual no e-sus do município de Cruz das Almas. Governador Mangabeira – Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso [Curso de Bacharelado em Odontologia] - Faculdade Maria Milza; 2017.

Mendes, EV. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília, 2012. 300 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). Manual Instrutivo Para as Equipes de Atenção Básica e NASF. Brasília, 2017. 54 p.

Oliveira, WLG. Melhoria na atenção do pré-natal e puerpério com integração da saúde bucal, na ESF Paulino Antônio do Carmo, Distrito de Roda Velha em São Desidério, BA. Trabalho de Conclusão de Curso [Especialização em Saúde da Família EaD] — Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, 2014.

Vogel, MT; Rigo L; Vargas D. Assistência odontológica no pré-natal: conhecimento e percepção das gestantes. Unijui, 2021.

Azevedo MS, Castanheira VS, Silva LF, Schardosim LR. Percepção e atitudes dos cirurgiões-dentistas de Unidades Básicas de Saúde sobre o atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais. Revista da ABENO, 2019. 19(3):87-100.

Macêdo GL, et al. Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção de cirurgiões-dentistas da atenção básica. Revista Ciência Plural. 2018; 4(1):67-80.

Lopes J. Atendimento odontológico dos indivíduos com necessidades especiais na atenção primária. Governador Valadares – Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso [Especialização em atenção básica em saúde da família] – Universidade Federal de Minas Gerais; 2013.

Souza AA, et al. Exodontias na atenção básica em municípios com e sem centro de especialidades odontológicas: análise de indicadores de saúde bucal. Arq Odontol, 2021. Belo Horizonte, 57: e05.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

da Silva Souza, C. T., Cerqueira Graça Carneiro , C. ., Alécio de Oliveira Rodrigues, A. Áurea, Avelar dos Santos, D. C., & Queiroz dos Santos Júnior, R. . (2022). Saúde bucal na estratégia saúde da família:diagnósticos e procedimentos realizados no município de Santo Estêvão Bahia. Saúde.Com, 18(4). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i4.11452

Edição

Seção

Artigos originais