Efeitos da exposição ao arsênio na saúde humana

Autores

  • Aline Sueli de Lima Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais - Laboratório de Geoquímica Ambiental (LGqA), Departamento de Geologia (DEGEO) / Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

arsênio, saúde humana, exposição humana, meio ambiente, sistema imune

Resumo

Nos últimos anos, a ingestão de arsênio inorgânico através da água, tem emergido como uma importante questão de saúde pública. O elemento chega aos corpos d’água por fontes de depósitos naturais ou por práticas agrícolas e industriais, principalmente a mineração. As conseqüências para a saúde humana da exposição crônica ao arsênio incluem um aumento no risco de várias formas de câncer e numerosos efeitos patológicos, tais como doenças cutâneas (hiperpigmentação e hiperqueratose), gastro-intestinais, vasculares, diabetes melitus e neuropatias periféricas. Desta forma, este estudo tem como objetivo apresentar através de uma revisão crítica da literatura, os aspectos atuais mais relevantes sobre as conseqüências imunológicas, carcinogênicas e genéticas resultantes da intoxicação humana por arsênio. Para isso foram identificados e analisados 50 trabalhos publicados sobre o assunto entre os anos de 1979 e 2008, tendo como fontes principais para a pesquisa os bancos de dados LILACS-BIREME MEDLINE/Index Medicus, SciELO e PubMed. Os efeitos específicos da intoxicação por arsênio sobre a saúde humana ainda não estão completamente elucidados, e em vista disto é possível que este elemento afete funções ainda desconhecidas, tornando-se importante a exploração científica sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-16

Como Citar

de Lima Rodrigues, A. S. (2008). Efeitos da exposição ao arsênio na saúde humana. Saúde.Com, 4(2), 148-159. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/133

Edição

Seção

Artigos de revisão