A importância do farmacêutico para o uso racional de medicamentos em crianças e adolescentes

Autores

  • Regina Cristina dos Santos Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Palavras-chave:

automedicação, medicamentos isentos de prescrição, crianças, adolescentes

Resumo

O uso de medicamentos sem orientação pode causar danos, especialmente em crianças e adolescentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ações para estimular o uso racional de medicamentos e o farmacêutico é apontado como um importante educador em saúde. O objetivo foi identificar o perfil de utilização de medicamentos em crianças e adolescentes e discutir o papel do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos. Foi um estudo epidemiológico com delineamento transversal realizado em 3 escolas de Extrema-MG, Brasil. Participaram 525 crianças ou adolescentes entre 0 e 18 anos que junto com seus responsáveis responderam a um questionário sobre utilização de medicamentos. Destes, 58,5% relataram uso de medicamento nos últimos 6 meses. A maioria compreendia as indicações dos medicamentos utilizados. Os principais usos de medicamentos sem prescrição médica citados foram para dor de cabeça, resfriado e gripe, dor de garganta e tosse. Apenas uma pequena parcela (7,0%) afirmou que não usa “remédios” sem prescrição médica. A maioria já ouviu falar sobre o uso racional de medicamentos (57,5%) e solicita a ajuda do Farmacêutico para a compra dos medicamentos isentos de prescrição sempre (57,3%) ou às vezes (25,1%). A importância do farmacêutico para o uso racional de medicamentos foi corroborada pelo perfil de utilização observado. A minoria utiliza medicamentos apenas com prescrição médica e a maioria solicita a ajuda do Farmacêutico para a compra de medicamentos isentos de prescrição.

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Publicado

2013-05-17

Como Citar

dos Santos, R. C. (2013). A importância do farmacêutico para o uso racional de medicamentos em crianças e adolescentes. Saúde.Com, 9(4), 253-263. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/262

Edição

Seção

Artigos originais