ATIVIDADE CIENTÍFICA QUALIFICADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i1.4409

Palavras-chave:

Enfermagem. Indicadores de Produção Científica. Educação de Pós-Graduação. Atividades Científicas e Tecnológicas.

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica docente nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil que obtiveram conceitos 6 e 7 na avaliação CAPES 2013-2016.  Trata-se de um estudo bibliométrico das produções científicas de 155 docentes de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem brasileira, coletadas por meio dos currículos lattes, no período de junho à julho de 2017, posteriormente, realizou-se as análises descritivas. A maior parte dos professores avaliados foram do sexo feminino, com formação em Enfermagem, não apresentam índice H e não possuem bolsa de produtividade, entretanto, concentram sua produção científica em artigos, com publicações em periódicos com Qualis elevados (A1 à B1). Conclui-se que os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, que obtiveram conceitos 6 e 7 na avaliação CAPES 2013-2016, são compostos por maioria de docentes que apresentam produção científica qualificada de acordo as exigências da Política de Pós-Graduação Brasileira, porém ainda não suficientes para garantir uma aquisição de verbas que sejam suficientes para produção de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helca Franciolli Teixeira Reis, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB). Professora Auxiliar da Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA/IMS), Vitória da Conquista/BA, Brasil.

Mateus Carmo Santos, Centro Universitário FG (UniFG)

Profissional de Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo PPGES/UESB. Professor do Centro Universitário FG (UniFG), Guanambi/BA, Brasil.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB-Campus de Jequié. 

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Odontólogo. Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - Universidade Estadual Paulista.Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB-Campus de Jequié.

Downloads

Publicado

2019-03-19

Como Citar

Reis, H. F. T., Santos, M. C., Bispo de Almeida, C., Vilela, A. B. A., & Yarid, S. D. (2019). ATIVIDADE CIENTÍFICA QUALIFICADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Saúde.Com, 15(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v15i1.4409

Edição

Seção

Artigos originais