INTERVENÇÕES UTILIZANDO O MODELO TRANSTEORÉTICO PARA A ATIVIDADE FÍSICA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Palavras-chave:
Estudos de intervenção, Bibliometria, Atividade MotoraResumo
Pesquisas realizadas sobre a relação entre a atividade física e seus benefícios à saúde, em sua grande maioria, são conduzidas com delineamentos transversais e com populações adultas. Há escassez de estudos que demonstrem as principais intervenções de base escolar entre os adolescentes com a atividade física como desfecho principal. O objetivo deste estudo foi identificar, através de uma técnica exploratória-descritiva, as produções científicas nacionais e internacionais, sobre intervenções de base escolar, com adolescentes, utilizando o modelo transteorético, tendo como desfecho principal a atividade física.Como método, utilizou-se a bibliometria por meio do processo de revisão bibliográfica denominado Knowledge Development Process – Construtivist (ProKnow-C). Foram analisados artigos científicos, no Portal de Periódicos Capes, produzidos no mundo entre 2003 e 2013.O Portfólio Bibliográfico foi composto por onze artigos que se alinharam ao tema “Intervenções de base escolar utilizando o Modelo Transteorético para a Atividade Física”. Foi identificando os principais autores, artigos, periódicos e palavras-chave, em seguida realizada análise sistêmica. Dois estudos de uma mesma autora obtiveram a grande parte de citações, apenas um periódico obteve duas publicações, e que não foi encontrado nenhum estudo nacional na busca. Ficou evidenciado que a maioria dos estudos utilizam intervenções entre três e seis meses de duração e utilizando estratégias comportamentais.