INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
saúde, fisioterapia, educaçãoResumo
Os Alunos com Deficiência (AcD) enfrentam diversos obstáculos no ambiente da educação, mas diversas políticas públicas de educação inclusiva existem no sentido de permitir a entrada do mesmo nesse ambiente. A legislação na área existe no sentido de permitir o acesso do AcD aos ambientes comuns de ensino, assegurar o atendimento especial de acordo às características peculiares da condição de cada aluno, estabelecer os requisitos para a acessibilidade no ambiente do nível superior e garantir o financiamento desse aparato educacional. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de convivência com uma AcD em um curso de Fisioterapia em uma Universidade no Nordeste brasileiro. Ao longo da graduação, com as barreiras impostas pela mesma, considerando limitação de espaço físico, dificuldades em transmitir o conteúdo nas mais diversas disciplinas, o apoio da Universidade aconteceu, sobretudo pela atuação de um núcleo de inclusão, que trabalhou no apoio didático, material e humano, fornecendo, da melhor maneira possível, os materiais necessários. No entanto, foi possível perceber uma dificuldade, sobretudo docente, de trabalhar com a AcD, pensando do ponto de vista da inclusão. A inclusão do AcD no ambiente de educação de nível superior é possível, no entanto, é indispensável que aconteça uma cooperação entre os setores político, educacional e gestor, no sentido de prover as melhores condições possíveis para que o AcD seja incluído na educação de nível superior.