PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Jessica Santos Passos Costa Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v16i2.4786

Palavras-chave:

Planejamento Familiar; Assistência de Enfermagem; Atenção Básica; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Enfermagem no Consultório.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever assistência de enfermagem no planejamento familiar na atenção básica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura do tipo qualitativo e descritivo, realizada nas bases de dados eletrônicas SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde nos meses de fevereiro a maio de 2018, optou-se por trabalhos relevantes publicados no período de 2010 a 2017. A análise dos dados se deu com o enquadramento em categorias de análise em quadro teórico. Foram selecionados 9 artigos, a partir da interpretação dos achados foi construída uma categoria temática, sendo ela: Fragilidades na assistência ao planejamento familiar, como: necessidade de capacitação dos enfermeiros nas unidades, carência de espaços adequados para realização das orientações, ausência de ações específicas bem como execução de maneira isolada, falta de articulação com os demais serviços e atendimento prioritário ao público feminino. Embora tenham sido descritas fragilidades tanto na assistência quanto na qualidade do serviço ofertado, o profissional de enfermagem no contexto do planejamento familiar na atenção básica contribui positivamente para melhoria da qualidade de vida sexual do homem e da mulher, por meio da educação em saúde individual e coletiva, consulta de enfermagem, escuta qualificada, disponibilidade de métodos contraceptivos e inclusão do paciente na escolha do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Costa, J. S. P. (2021). PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde.Com, 16(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v16i2.4786

Edição

Seção

Artigos de revisão