PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E SOCIODEMOGRÁFICO DOS PACIENTES COM HANSENÍASE, NO PERÍODO DE 2001 A 2017, EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA, BRASIL.

EPIDEMIOLOGICAL AND SOCIODEMOGRAPHIC PROFILE OF PATIENTS WITH LEPROSY, IN THE PERIOD FROM 2001 TO 2017, IN VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA, BRAZIL.

Autores

  • Betânia da Silva Ramos
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Dirceu Joaquim Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v16i1.5094

Palavras-chave:

Mycobacterium leprae

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa que gera preocupação em muitos países. Apesar dos esforços para o combate da doença ainda são notificados focos endêmicos em muitas regiões, constituindo um problema para a saúde pública. Este trabalho objetivou descrever o perfil epidemiológico e sociodemográfico dos pacientes diagnosticados com a hanseníase durante o período de 2001 a 2017, no município de Vitória da Conquista (BA). Para a obtenção dos dados dos pacientes, contou-se com o apoio do Centro de Pneumologia e Dermatologia Sanitária do município e do acesso a base de dados dos principais órgãos vinculados a saúde; além da cooperação da empresa responsável pelo saneamento básico na região. Foram notificados, durante o período mencionado, 934 indivíduos portadores da doença. Houve maior frequência em indivíduos na faixa etária maior que 41 anos, do sexo feminino, de cor parda e branca, moradores da zona urbana, com o ensino fundamental incompleto. As formas clínicas dimorfa e tuberculoide foram as mais frequentes. Foram notificados os bairros e povoados com grande ocorrência da doença. A taxa de detecção de casos novos por 100 mil habitantes esteve acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. Foi possível relatar um panorama da situação epidemiológica dos pacientes com hanseníase em Vitória da Conquista e espera-se o desenvolvimento de medidas, por parte dos órgãos públicos, como propósito de combater e conscientizar a população acerca dos riscos da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia da Silva Ramos

Contribuiu com a análise dos dados, interpretação dos resultados e redação do manuscrito.

Gabriele Marisco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Contribuiu com a análise dos dados, interpretação dos resultados e revisão do manuscrito.

Dirceu Joaquim Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Contribuiu com a análise dos dados, interpretação dos resultados e revisão do manuscrito.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Ramos, B. da S., Marisco, G., & Costa, D. J. (2020). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E SOCIODEMOGRÁFICO DOS PACIENTES COM HANSENÍASE, NO PERÍODO DE 2001 A 2017, EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA, BRASIL.: EPIDEMIOLOGICAL AND SOCIODEMOGRAPHIC PROFILE OF PATIENTS WITH LEPROSY, IN THE PERIOD FROM 2001 TO 2017, IN VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA, BRAZIL. Saúde.Com, 16(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v16i1.5094

Edição

Seção

Artigos originais