SEMÁFORO DO CORAÇÃO E BINGO CARDIOVASCULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS

Autores

  • Luciane Silva Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Kairo Cardoso da Frota
  • Yandra Kelline Brandão Braga
  • Maria Aparecida Fernandes Cardoso
  • Keila Maria de Azevedo Ponte

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v16i2.5734

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares; Promoção da saúde; Educação em enfermagem.

Resumo

O objetivo do presente artigo é descrever a utilização das tecnologias educativas para prevenção do adoecimento cardiovascular em idosos: Semáforo do Coração e Bingo Cardiovascular. Trata-se de um relato de experiência, realizado em novembro de 2018, com um grupo de idosos de uma Unidade Básica de Saúde do município de Sobral-Ceará.  A educação em saúde foi desenvolvida através de uma oficina prática. Participaram 15 pessoas integrantes do grupo. O momento foi organizado nas seguintes fases: integração com o grupo e apresentação; investigação acerca de seus conhecimentos sobre cardiopatias através da tecnologia “Semáforo do Coração” e orientações acerca dos hábitos para a prevenção de doenças cardiovasculares através da tecnologia “Bingo Cardiovascular”. Evidenciou-se que o uso das tecnologias educativas favoreceram o processo de comunicação entre facilitadores e participantes, pois pode-se trabalhar a temática de forma lúdica e criativa, sem a necessidade de imposições, proporcionando a ressignificação do processo de aprendizagem. A elaboração e implementação das tecnologias educativas foram relevantes por instigar a criatividade dos facilitadores e facilitar o compartilhamento de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kairo Cardoso da Frota

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Yandra Kelline Brandão Braga

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Aparecida Fernandes Cardoso

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Keila Maria de Azevedo Ponte

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UVA.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Oliveira, L. S., Frota, K. C. da, Braga, Y. K. B., Cardoso, M. A. F., & Ponte, K. M. de A. (2021). SEMÁFORO DO CORAÇÃO E BINGO CARDIOVASCULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS. Saúde.Com, 16(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v16i2.5734

Edição

Seção

Relato de experiência